segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16610: Agenda cultural (507): No passado dia 13 de Outubro, integrada na série Tertúlias Fim do Império, na Messe Militar do Porto, sita na Praça da Batalha, no Porto, foi apresentado o livro "A Batalha de Cufar Nalu" da autoria do nosso camarada Manuel Luís Lomba, que foi Furriel Miliciano na Companhia de Cavalaria 703 (Guiné, 1964/66)

No passado dia 13 de Outubro, integrada na série Tertúlias Fim do Império, desta feita na Messe Militar do Porto, sita na Praça da Batalha, no Porto, foi apresentado o livro "A Batalha de Cufar Nalu" da autoria do nosso camarada e tertuliano Manuel Luís Lomba, que foi Furriel Miliciano na Companhia de Cavalaria 703 (Guiné, 1964/66).

Bastante tempo antes do início da apresentação, já o espaço junto ao Bar estava bem composto com camaradas falando dos lugares e acontecimentos comuns, fossem eles na Guiné, Angola ou Moçambique.

Senhor Coronel José Manuel Belchior, Manuel Luís Lomba e Carlos Vinhal

 Armando Faria e Carlos Vinhal do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

O Autor Manuel Luís Lomba; Carlos Vinhal, 1.º Secretário da Mesa da AG do Núcleo de Matosinhos da LC e o Dr. Fernando Reis Lima, Presidente da Mesa da AG do Núcleo do Porto da LC, ex-Tenente Miliciano Médico em Angola no difícil ano de 1961.

Chegada a hora, os presentes entraram na sala onde iria decorrer a apresentação da obra.

O senhor Coronel Belchior, na qualidade de moderador, deu início aos trabalhos, apresentando a Mesa, dando posteriormente a palavra ao autor.

A Mesa era composta pelo moderador, senhor Coronel Belchior, Presidente da Direcção do Núcleo do Porto da LC (de pé); senhor Dr. Fernando Eduardo Reis Lima, Presidente da Mesa da AG do mesmo Núcleo; representante do senhor Ten-General Sousa Pinto, ausente por motivos de força maior; e pelo Autor Manuel Luís Lomba.

A apresentação do livro, "A Batalha de Cufar Nalu", esteve exclusivamente a cargo do seu autor, que manteve a assistência atenta e interessada. As matas, da Guiné, de Cufar Nalu e o Cantanhês, mesmo para quem não as conheceu, são um misto de curiosidade e mistério, pela sua beleza e perigosidade, durante anos santuário do PAIGC.


Manuel Luís Lomba mantendo diálogo permanente com a Mesa e com os a assistência.

Manuel Luís Lomba viajou pelo tempo e pela Guiné, destacando o facto de a sua Companhia estar durante meses em Bissau ao dispor do Com-Chefe como força de intervenção, o que a levou a participar em diversas operações em toda a Guiné, especialmente no Óio e no Leste, como descreve no seu livro, acabando por ser colocada, em nomadização, nas piores condições, em Cufar Nalu e, mais tarde, em Buruntuma.

Terminada que foi a sua intervenção, o Autor foi felicitado pelo moderador pela forma como se expressou, recebendo o elogio de que se é bom a escrever não o é menos a falar.

Seguiu-se o diálogo com a assistência, sendo como seria natural e notório mais intenso com os antigos combatentes da Guiné.

 Um camarada da Guiné interpela o Autor

O Coronel David Martelo, autor de vários livros e editor do Blogue A-bigorna, intervindo a partir da assistência.

Seguiu-se a sessão de autógrafos, e ainda houve tempo para uma tertúlia informal do hall de entrada, nesta caso de saída, da Messe Militar do Porto.

O Autor, Manuel Luís Lomba durante a sessão de autógrafos

Fotos: © Dina e Carlos Vinhal
Texto e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16589: Agenda cultural (500): Lançamento do livro de poemas "Sussuros Meus", da autoria de Fernando Jesus Sousa, dia 14 de Outubro de 2016, pelas 15 horas, no Salão Nobre da ADFA, Av. Padre Cruz, Lisboa

1 comentário:

antonio disse...

Manuel Luís Lomba!

Mais uma vez os meus sinceros parabéns pela qualidade do teu livro "A Batalha de Cufar Nalu" um dos que mais gostei de ler sobre a guerra na Guiné.

Lamento não ter tido conhecimento deste evento, pois teria tido o maior prazer em ter estado presente.

Um forte abraço Manuel Luís.
Saúde e as maiores felicidades.

António Rodrigues.