Torres Vedras > Praia de Santa Rita > 15 de dezembro de 2016 > Eduardo Jorge e João Crisóstomo
Torres Vedras > Praia de Santa Rita > 15 de dezembro de 2016 > Luís Graça e João Crisóstomo
Torres Vedras > Praia de Santa Rita > 15 de dezembro de 2016 > Alice Carneiro e João Crisóstomo
Fotos (e legendas): © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados
1. Na véspera de Natal, o João Crisóstomo, nosso grã-tabanqueiro da diáspora, deu um saltinho à sua terra, vindo de Nova Iorque, onde vive, e onde esteve com o seu amigo e conterrâneo Padre Melícias, bem como outras personalidades que acompanharam o eng António Gueteres, no dia da tomada de posse como secretário geral das Nações Unidos...
(Refira-se, a propósito, que a SIC e a TVI que fizeram a cobertura deste histórico acontecimento, estiveram depois, no dia seguinte, de manhã, na casa do João e da Vilma, fazendo um reportagem, paralela, sobre este nosso camarada e amigo a viver em Nova Iorque desde 1975, e que, apesar da dupla nacionalidade, continua a fazer o melhor que sabe e pode pela sua Pátria, tendo-se tornado um conhecido ativista de causas sociais como a defesa das gravuras rupestres de Foz Coa, a independência de Timor e a reabilitação da memória de Aristides Sousa Mendes).
Como quase sempre que cá vem, dá uma apitadela aos amigos. Dez vez, foi possível reunimo-nos ao fim da tarde do dia 15 de dezembro, para dar dedos de conversas e matarmos saudades. O Eduardo Jorge Ferreira foi o anfitrião (, sempre generoso e solidário, apesar de partir no sábado para Londres para poder passar o Natal com filhos e netos). Eu e a Alice viemos de Alfragide. O João, da casa da irmã em Santa Cruz. O dia era de inverno, mas o Eduardo já nos tinha marcado encontro num barzinho da praia de Santa Rita, mesmo em cima do areal.
O João deu-nos notícias, boas e más, da sua segunda terra, falámos ao telefone com a Vilma e naturalmente partilhámos os desejos de "Merry Christmas and Happy New Year".
E falámos de outros projetos em curso: o João tem, já de há algum tempo, a ideia de juntar os camaradas do Oeste (Estremadura) que passaram pelo TO da Guiné. A questão é a oportunidade da realização de um convívio, em 2017 ou 2018, num dos concelhos mais centrais (Lourinhã ou Torres Vedras) dos ex-combatentes do Oeste. Em 29 de abril de 2017 o João estará presente no encontro anual da sua CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/67). Gostaria também de poder ir ao XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, mas que em princípio já está marcado para esse mesmo dia em Monte Real... (Não tendo ele o dom da ubiquidade, vai estar com os camaradas da CCAÇ 1439, na Foz da Arelho, Caldas da Raínha,)
Õutro dos seus projetos, que quis compartilhar connosco é a comemoração dos 225 anos do Consulado Geral de Portugal Nova Iorque (cuja origem histórica remonmta a 1791). A ideia é continuar a celebrar esta efeméride, em 2017, para mais num ano em que há mudança de inquilino da Casa Branca.
Recorde-se que "em 15 de Fevereiro de 1783, o Governo de D.Maria I reconheceu a independência dos EUA, figurando Portugal, juntamente com a França e Holanda, entre os 3 únicos países que reconheceram a independência dos EUA antes do Tratado final de Paris." (Fonte: Portugal, Instituto Diplomático, Ministério dos Negócios Estrangeiros).
Por outro lado, oss pais fundadores da América celebraram a indepência do seu país com vinho... da Madeira!,,,
O João, em, articulação com a cônsul, açoriana de origem e sua amiga, tem ideias originais para comemorar condignamente, e com o devido mediatismo, este evento... a que o nosso blogue se associa,ndesde já, com todo o entusiasmo.
Para o João e a Vilma um feliz Natal em Nova Iorque, Para o nosso Eduardo Jorge Ferreira, esposa São e filhos, desta vez em Londres, idem aspas... Que os nossos bons encontros se continuem a realizar para o ano. (LG)
_________________
Nota do editor:
Último poste da série > 29 de abril de 2016 > Guiné 63/74 - P16032: Camaradas da diáspora (12): Notícias da América: "Luso-Americanos que morreram ao serviço das Forças Armadas dos USA", último livro do jornalista e escritor Fernando Santos (João Crisóstomo, ex-alf mil, CCAÇ 1439, Enxalé, Portogole, Missirá, 1965/67)
Sem comentários:
Enviar um comentário