segunda-feira, 31 de julho de 2017

Guiné 61/74 - P17636: Lembrete (24): Hoje há uma mesa reservada para os amigos e camaradas da Tabanca de Porto Dinheiro, na ACR da Ventosa do Mar, Lourinhã, para o jantar da tradicional batatada de peixe seco... Dois lugares, simbólicos, serão os do par luso-americano-esloveno João e Vilma Crisóstomo que de Dubrovnik nos mandam um alfabravo fraterno (Eduardo Jorge Ferreira, o régulo)

1. Mensagem do João Crisóstomo, com data de ontem:


Meus caros,

Não posso negar que tenho raiva de não poder estar aí com vocês (*): quando eu era miúdo ajudei muitas vezes os meus pais e manas (eram nove) a secar o chicharro e depois tinha de ficar em cima do telhado a enxotar as moscas. (Nove raparigas e um rapaz... e como tal esse trabalho de espantar as moscas cabia-me a mim!).

Quem me dera pois poder estar aí com vocês para os ouvir e compartilhar as vossas memórias também... Mas não pode ser. Vou a Portugal em meados de Agosto, mas agora não dá; a minha Vilma decidiu que era tempo de conhecer Dubrovnik, onde cheguei ontem. Tomamos um interregno das nossas férias em Brestanica, na Eslovénia ( Brestanica é uma pequena cidade vizinha, a 6 quilómetros de Sevnica, terra da “famosa” Melania Trump, em frente de cuja casa ainda passei há dois dias…).

Bom, embora com raiva, atenuada pelas circunstâncias de não me poder queixar do lugar onde estou, aqui vai o meu grande abraço para todos vocês.

Até uma outra ocasião… com a minha eslovena Vilma que alinha sempre para estas coisas portuguesas como se em Portugal tivesse nascido... (**)

João Crisóstomo


_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 27 de julho de 2017 > Guiné 61/74 - P17624: Convívios (819): Estão convocados os camaradas e amigos da Tabanca de Porto Dinheiro para atacar a monumental "batatada tradicional de peixe seco" no dia 31 de julho, segunda feira, com concentração por volta das 19h, na Associação Cultural e Recreativa da Ventosa (do Mar), Lourinhã.... E, já agora, sabem porque é que as tropas de Junot perderem a batalha do Vimeiro em 1808 ? É porque não sabiam que o peixe seco da Lourinhã era um produto "gourmet"... (Eduardo Jorge Ferreira, o régulo)

(**) Último poste da série > 8 de julho de 2017  Guiné 61/74 - P17557: Lembrete (23): Hoje, sábado, na Tabanca dos Melros (Fânzeres, Gondomar), apresentação do II volume do livro do José Ferreira, "Memórias Boas da Minha Guerra"... Daqui a um bocado, às 10h30, que de manhã é que se começa o dia... E como prenda o autor deixa aqui, em reedição, mais um dos seus microcontos, e que, não é por acaso, tem a ver com o tema da atualidade (do nosso blogue...), o Serviço Postal Militar (SPM), e as suas pequenas misérias e grandezas, já depois do 25 de Abril, no rescaldo da guerra colonial

Sem comentários: