quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Guiné 61/74 - P17642: Os nossos seres, saberes e lazeres (224): De Lisboa para Lovaina, daqui para Valeta: À procura do Grão-Mestre António Manoel de Vilhena (3) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) com data de 24 de Abril de 2017:

Queridos amigos,
Valeta é um macrocosmos que desperta sentimentos ambivalentes: entre o mar e o céu que emitem a leveza mediterrânica, o peso das muralhas ciclópicas, a desmesura do barroco, a marcação cerrada de uma monumentalidade com fontes, estátuas, bastiões, a disposição ortogonal de uma cidade que se precipita para o porto, sentimos o compasso do tempo e o curso das civilizações.
Sai-se de Valeta e sucedem-se as surpresas: nomes árabes como Hal Qormi, Ir-Rat, L-Imtarfa, uma cidade como Mdina tem uma catedral barroca dentro de muralhas árabes, a escassos quilómetros de Valeta temos as catacumbas, torres monolíticas e qualquer apreciador da História não pode deixar de visitar Tarxien, locais megalíticos, tem magníficos relevos esculpidos, atestam os de civilizações que por aqui passaram quatro milénios antes de Cristo.
Mas há mais, muitíssimo mais a descobrir em Malta e Gozo.

Um abraço do
Mário


De Lisboa para Lovaina, daqui para Valeta: 
À procura do Grão-Mestre António Manoel de Vilhena (3)

Beja Santos

A presença inglesa em Malta foi um facto a partir de 1800, só na década de 1960 é que se deu a partida da potência colonial e se consagrou a independência. Os sinais desta presença britânica são inúmeros e determinantes: primeiro a língua, o tipo de estabelecimentos, cabina telefónica e o marco do correio, a estátua da Rainha Victoria em que a pedra lavrada simboliza um trabalho das bordadeiras da ilha de Gozo, a sumptuosa igreja anglicana, o nome de estabelecimentos comerciais, de localidades como Victoria (Gozo), Pembroke, St. Thomas Bay ou Buskett Gardens. Malta foi estratégica em termos de informação aeronaval no Mediterrâneo, durante a guerra, esses subterrâneos podem ser visitados e aí se avaliar a importância destes gabinetes de guerra.





Quem pega no guia de Malta tem como sugestões fundamentais o passeio pela coluna vertebral de Valeta, Republic Street, recomenda-se a contemplação dos fortes e fortificações e o Porto Grande, considerada a paisagem mais emblemática de Malta; dão-se igualmente sugestões para visitar a Concatedral de São João onde está a tela de Caravaggio, A Decapitação de São João Batista, o palácio do grão-mestre, em primeiro lugar. O viandante não gosta dessas formalidades, faz um compromisso entre o informal, os encontros com o acaso e as propostas sacramentais. Encosta-se a uma muralha e aprecia a sumptuosidade do albergue de Castilha, Leão e Portugal. É que os Cavaleiros Hospitalários tinham estalagens de acordo com as suas línguas ou coesão territorial. Este albergue foi remodelado e embelezado com uma fachada barroca em 1741. É hoje a sede dos gabinetes do primeiro-ministro.


Depois de uma pratada de fachadas barrocas, desce-se dos jardins superiores da Barrakka até aos inferiores, é uma tentativa para perceber como o Porto Grande se tornou o centro de operações da Marinha Real no Mediterrâneo. Malta era uma placa giratória para os navios de comércio que viajavam pelo Suez até à Índia, Singapura e Austrália – mais de cinco mil por ano em finais do século XIX. Ver o porto é saborear em simultâneo a monumentalidade das defesas, as casas apalaçadas, os armazéns, contemplar os navios que partem para Itália ou para cruzeiros no Mediterrâneo, ver estes poderosos bastiões que pouco mudaram desde que foram erigidos no final do século XVI. Pode dizer-se sem exagero que o legado arquitetónico dos Hospitalários permanece intacto.


Uma das recomendações que se fornece ao turista é de que contempla sem pressa o emaranhado da arquitetura civil de onde despontam as célebres janelas avarandadas que lhe dão um timbre muito particular. O viandante queria apanhar um ferry para Sliema, do lado oposto, é uma zona com passeio marginal pejada de hotéis e restaurantes. Enquanto o ferry não chegava registou-se este conjunto imponente de onde seguramente se desfruta uma panorâmica sem rival.


Ando à procura de uma das figuras mais ditosas, António Manuel de Vilhena. Não começa o viandante por o procurar em Valeta, vai até Mdina, que foi capital de Malta antes da chegada dos hospitalários, é o magnífico enclave fortificado no topo de uma colina. Está marcada pela presença árabe, eles fortificaram uma parte de Mdina, separando-a da vizinha Rabat, onde o viandante irá mais tarde, à procura das Catacumbas de São Paulo. Mdina foi muito danificada por um terramoto em 1693 e reconstruida em estilo barroco. Aqui está o Palazzo Vilhena, que alberga hoje o Museu de História Natural de Malta. Houve para aqui obras com farta contribuição da Fundação Gulbenkian, como se pode ver da lápide.




Agora o viandante vai percorrer languidamente esta cidade com imensos sinais medievais, tomar um chá à inglesa e calcorrear por Rabat. Bendita peregrinação nesta pequena ilha que é um cadinho precioso da história da Roma.

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 26 de julho de 2017 > Guiné 61/74 - P17619: Os nossos seres, saberes e lazeres (223): De Lisboa para Lovaina, daqui para Valeta: À procura do grão-mestre António Manoel de Vilhena (2) (Mário Beja Santos)

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