sábado, 26 de maio de 2018

Guiné 61/74 - P18681: Em busca de... (288): Helga dos Reis, nascida há 46 anos, em 6 de janeiro de 1971, em Ponta Consolação (Nhinte), que fica entre Bula e Binar, e a cujo parto assisti eu e o 1.º cabo enf Afonso Henriques, já falecido... Faço um apelo à Rádio Viva de Bula... (António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639, Bula)





Guiné > Região Cacheu > Bula >  Ponta Consolação (Nhinte) > CCAV 2639 (1969/71) > Helga Reis, nascida em 6 de janeiro de 1970, e a sua mãe. Se for viva, terá hoje 46 anos.

Fotos (e legendas): © António Ramalho (2018) . Todos os direitos reservados (Edição e legendagem omplementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)


1. Mensagem de António Ramalho (ex-fur mil at cav, CCAV 2639, Bula, Binar e Capunga, 1969/71), para a Rádio Viva de Bula, região do Cacheu, Guiné-Bissau:

Data: 26 mai 2018 10:48

Assunto: Será possível saber da Helga?

Exmos. Senhores, bom dia.

Apresento os meus melhores cumprimentos.
Solicito-vos que dentro das vossas possibilidades e empenho o seguinte.

Uma data memorável.

No dia 6 de Janeiro de 1971 preparava-me para ir almoçar quando surge repentinamente um cidadão nativo de Ponta Consolação (Nhinte), na região entre Bula e Binar, informando-nos (e pedindo-nos auxílio) que a sua mulher estava a parir. (*)

Eu e o 1.º Cabo Enf Afonso Henriques [, já falecido...], apressámo-nos a ir à morança  onde nos deparámos já com a criança no mundo, demos-lhe o nome de Helga dos Reis, já que era dia de Reis, assistimos mãe e filha enquanto sua avó aquecia água para lhe dar banho, a mesma que lhe cortou o cordão umbilical com uma navalha entre dois cacos!

Enquanto lá estivemos [, em Ponta Consolação], éramos visitas habituais ao acampamento com sua mãe. Não tive oportunidade de me despedir dela, ironias do destino!

O Homem Grande da Tabanca chamava-se Eusébio.
Que será feito desta menina hoje com 46 anos? (**)
Aguardo o favor das vossas notícias.

Melhores cumprimentos
António Fernando Rouqueiro Ramalho
[, Vila Franca de Xira, Portugal]


2. Solicitada a colaboração do Carlos Fortunato, presidente da direção da ONGD Ajuda Amiga, nosso grã-tabanqueiroex-fur mil trms, CCAÇ 13, Os Leões Negros (Bissorã, 1969/71), respondeu-nos o seguinte em 24 do corrente:

Camaradas amigos

Infelizmente a Helga não é pessoa que eu conheça e o local onde nasceu (Ponta Consolação - Nhinte) está longe de Bissorã, pois é mais para a zona de Bula e fora dos meus contactos.

De qualquer modo, aqui fica uma sugestão para o camarada António Ramalho: contactar a Rádio Viva de Bula e pedir para transmitirem uma mensagem na rádio, perguntando pela Helga. E se ele deixar o seu contacto telefónico, ela ou um familiar poderão contactá-lo.

O contacto da rádio é:
radioviva radiovivabula <radiovivadebula@yahoo.com.br>

Um alfa bravo para todos.

Carlos Fortunato
_______________

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, assaltou-me uma dúvida: vocês deram à criança um nome português, cristão: Helga dos Reis...

Mas será que os pais, a avó, a família... aceitaram esse nome ? Havia registo civil nessa altura ?

Será que a Helga, a ter sobrevivido para lá do limite fatídico dos 5 anos, continua a chamar-se Helga ?

Os pais eram balantas, manjacos... ou de outra etnia ? Se fossem cristãos, talvez aceitassem o nome que vocês, tu e o cabo Afonso Henriques, lhe puseram...

Enfim, se calhar estou a levantar uma falsa questão... Oxalá tenhamos sorte nesta busca... Vou pedir também ajuda á Eádio Voz do Quelelé... onde o nome do Pepito continua a ser sagrado.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Através da página do Facebook da Rádio Comunitária Voz do Quelelé (Bissau), soube da morte (ainda recente) do antigo diretor da rádio Viva de Bula, o jornalista Luís Pinto Iandá... Para todos os radialistas e demais profissionias de rádio, da Guiné-Bissau, vai a nossa solidarieddae na dor pela perda deste guineense, ao que parece uma voz muita estiamda e valiosa na rede de rádios comunitários. LG

_____________

https://www.facebook.com/R%C3%A1dio-Voz-de-Quelel%C3%A9-230425354362210/

8/5 às 14:52 ·
NOTA DE CONDOLÊNCIA

É com penetrante dor e consternação que recebemos hoje 08/05/018 a triste notícia sobre o desaparecimento físico do nosso amigo, irmão e colega de profissão LUIS PINTO IANDÁ jornalista e diretor da radio comunitária “VIVA” de Bula, membro ativo e de pleno direito da RENARC, alguém que deixará sem duvidas algum,mais uma fenda insuprível na comunicação social comunitária Guineense.

Neste ápice de muita pesar e de angústia, em nome das 34 rádios e 4 televisões comunitárias membros desta organização, endereçamos as nossas mais ressentidas condolências à família enlutada e rogámos ao DEUS todo-poderoso, que recebe-o na sua glória, e que a sua alma descanse em paz eterna.

Aos colegas da profissão, os nossos votos de muita coragem, empenho e dedicação como fator imprescindível para concretizar os sonhos do malogrado.
Gloria eterna, LUIS PINTO IANDÁ e até sempre!

Bissau, 08 de Maio de 2018

Unknown disse...

Caro Luís
Ideia lógica e pertinente.
Não sei se haveria registo, presumo que sim.
O tal Eusébio era o Homem Grande da Tabanca, já não deve fazer parte dos vivos, estava sempre muito atento a tudo. Era o maior produtor de arroz da Tabanca, por exemplo.
Eram Balantas.
Obrigado pela tua última diligência.
Um forte abraço