quinta-feira, 24 de maio de 2018

Guiné 61/74 - P18672: Álbum fotográfico de António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71) - Parte II: As armas não se comem... mas, mesmo assim, apanhámos uma Kalash quando íamos à procura de galinha ou de porco...





Guiné > Região Cacheu > Bula > Capunga  > CCAV 2639 (1969/71) > A insólita história da captura de uma Kalash...

Fotos (e legendas): © António Ramalho (2018) . Todos os direitos reservados (Edição e legendagem omplementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)

1. Continuação da publicação do álbum fotográfico de António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71), membro da Tabanca Grande, nº 757, natural de Vila Fernando, Elvas (*).

Uma história com algo de burlesco, que merece maior desenvolvimento por parte do autor... Se não for anedota, é uma
história de se lhe tirar o chapéu!

Os tipos do PAIGC eram tão "humanos" como nós, capazes de perder a cabeça por um rabo de saia... Neste caso, o "camarada" que foi a Capunga dar uma queca, ficou sem as calças e a arma que lhe estava distribuída, mas salvou a cabeça... Presume-se que tenha fugido em pelota, e sem arma, ao ser surpreendido pelos pilha-galinhas... (Sabemos, pelo Victor Garcia, que eram 7, e que pertenciam ao 3º Gr Comb, "Os Kimbas").

Pergunta de editor curioso: o que lhe tirá acontecido ao chegar à "barraca" em Choquemone, em pelota e sem a sua bela Kalash  ? (LG)

2. O Victor Garcia, nosso grã-tabanqueiro de longa data, também publica na sua página a foto da famosa Kalash apanhada por 7 elementos (menos de uma secção) do 3º Gr Com da CCAV 2639, a que ele pertencia.



Guiné > Região Cacheu > Bula > Capunga  > CCAV 2639 (1969/71) > A insólita história da captura de uma Kalash



Guiné > Região Cacheu > Bula > Capunga  > CCAV 2639 (1969/71) >  Os 7 elementos do 3º Gr Comb, "Os Kimbas",  que capturaram a Kalash: Pereira, Ferreira, Serra, Moura, Nogueira, Marco Paulo e Torcato



Guiné > Região Cacheu > Bula > CCAV 2639 (1969/71) > Emblema de "Os Kimbas", o 3º Gr Comb

Fotos (e legendas): © Victor Garcia  (2009) . Todos os direitos reservados (Edição e legendagem omplementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)

______________

2 comentários:

Anónimo disse...

António Ramalho
24 mai 2018 20:11

Caro Luís, vou satisfazer a tua curiosidade e podes acreditar, até porque o Vitor Garcia já tinha enviado a foto.

Eu fui o mais "periquito" da minha companhia, fui substituir um camarada que se rebolou pela parada do RC7 quando soube que não iria ser mobilizado!...

Foi tão rápida a minha mobilização que tive que levar do Casão Militar as calças de um Coronel!...

Se a PM de pedisse a identificação era só baixar as calças e mostrar a etiqueta com o nome do Coronel...

A minha Companhia [, a CCAV 2639,] em termos de formação era muito, muito heterogénea.
A minha origem foi o 3º Pelotão, Os Kimbas.

Mais tarde fiz parte dum Pelotão de "Elite" constituído por rapaziada mal comportada que foi "enviado" para Bissum para acompanhar uma Companhia Açoriana, também muito "esquisita" cujo capitão não conheci por razões de saúde.

Fui com o Alf. Mil. Queiroz ("Caguei") casado com uma inglesa que vivia em Bula, estás a ver a permanência dele em Bissum! E com o Zé Viriato que infelizmente já partiu, promotor das famosas maçãs de Blequisse (Pete)!

Como vês tudo gente aprumada e de alto gabarito!

De regresso fui chutado para Ponta Consolação para junto do Alf. Mil Leal, co-plloto do avião da TAP que caiu no Funchal em Dezembro de 1977, ironias do destino!

Uma tarde o Adriano Serra (Fur Mil. ) para nós era o (1º Serra) foi com esse grupo da foto a uma Tabanca na picada Capunga/Pete à esquerda, não me recordo o nome, comprar qualquer espécie comestível; de mãos a abanar, já no regresso eis que se depararam com o IN (desenfiado). Tinha ido matar saudades com a namorada... ainda com a farda cubana, desabotoada, não hesitou em entregar a arma e fugir!... Ainda o perseguiram mas sem êxito, estavam pertíssimo do Choquemone, recearam alguma reacção de qualquer elemento por ali escondido.

Imagino o que terá acontecido ao mancebo, comentámos na altura que talvez não tenha regressado e se tivesse refugiado ou deslocado para outras paragens, certamente que o castigo seria severo!

Irei tratar das fotos este fim de semana.
Um forte abraço para todos.

António Fernando Rouqueiro Ramalho

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Convém explicar que eu tinha feito, antes, um pedido ao António Ramalho e ao Victor Garcia:

"António e Victor:

Expliquem lá melhor como é que... os pilha-galinhas dos Kimbas [, o 3º Gr Com da CCAV 2639, ] apanharam a Kalash e deixaram o "Dom Juan" fugir...

"O Victor era Kimba,e tu, António ?... Ab para os dois, Luis".