segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Guiné 61/74 - P19145: Blogoterapia (289): Aquele toque a finados é uma coisa que me arrepia... (Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)

1. Mensagem de Virgílio Teixeira (, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, set 1967/ ago 69; natural do Porto, vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado; tem já mais de 90 referências no nosso blogue):

Data: domingo, 28/10/2018 à(s) 11:54
Assunto: Dia do Exército - Celebrações em Guimarães

Bom dia, Bom amigo Luís,

Hoje é o Dia do Exército e ainda não vi um Poste alusivo a esta efeméride. Não sabia também, talvez pela mudança da hora, alterou os meus circuitos electrónicos.

Estava a fazer a barba, a minha mulher estava na cozinha, como sempre almoçamos em casa.
Ela tem a TV ligada na RTP1. E depois vem a missa de Domingo, que ela segue religiosamente enquanto trabalha.

Quando dou conta, ela tem a TV no máximo, estava a tocar aquele hino ao mortos, pela banda militar.
Como isto me arrepia, vim logo ver e ouvir a cerimónia, embora não em trajes militares... Aquele toque a finados, é uma coisa que me arrepia, ela sabe que eu gosto disso, nem precisa dizer nada, depois diz-me que é o Dia do Exército, e estava a ser celebrado numa igreja algures em Guimarães.
Não sei se estava lá o CEME, ou CEMGFA, havia muitos galões de General.

Esta noite tive novamente mais outro pesadelo. Estava a chegar à Guiné, para uma nova comissão...
E ainda me lembro que no sonho eu disse quando lá cheguei, sozinho, que ia para Nova Lamego!
De onde vêm estes sonhos, que apesar de tudo não são pesadelos, estava a encarar tudo bem, até disse lá à malta que já conhecia aquilo tudo, tinha já estado lá, depois acordei, não sei porquê, eram horas de acordar.

Desculpa estar a ocupar o teu tempo com estas merdices, num Domingo de sol e frio, ainda não fui à rua, mas já o sinto. Mas tenho de desabafar com alguém que me compreenda, os meus já não têm paciência, eu traumatizei-os ao longo dos tempos.

Ontem tivemos um dia muito mau, com um funeral de um amigo dos meus filhos, que também era quase 'filho' da casa, com 46 anos. O Padre Bártolo foi quem fez as cerimónias, às 10 horas da manhã. Veio de carro fúnebre da Alemanha, onde vivia, estava casado com uma mulher da Geórgia, ela também estava cá. A família estava num caos, são nossos conhecidos e amigos, o meu filho foi um dos seus melhores amigos, e carregou também à frente, a urna, juntamente com outros.

Um bom dia para ti junto da tua família.

Abraço,
Virgílio
_________

7 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Caro Virgílio, é fácil distinguir o CEME do CEMGFA uma vez que o primeiro é do Exército e o segundo da Marinha.
Já agora aqui fica a informação completa.
Missa celebrada pelo senhor D. Manuel Linda, Administrador Apostólico das Forças Armadas e de Segurança, na Igreja da Ordem de S. Francisco, em Guimarães. Estiveram presentes, o Ministro da Defesa e o Chefe do Estado-Maior de Exército, além de outras individualidades militares e civis, como é apanágio nestas cerimónias.
Abraço
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio:

Temos justamente esta série, "Blogoterapia", para estes "estados de alma"...

Há mais de um ano que não publicávmos nada nessa série... Publiquei hoje o teu "desabafo" de ontem...

O meu pesar pela perda de um amigo da família... A morte, quando nos toca próximo, deixa-nos sempre um bocadinho mais em baixo...Vê se concordas com o texto: não acendeste o semáforo vermelho, pelo que deduzi que não te importavas que eu o publicasse...

Quanto ao resto (Dia do Exército, etc.), não costumamos publicar essas efemérides... Não somos um "jornal de atualidades". Cabe a cada um dos editores decidir se uma data é importante ou não... E os editores do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné são... "soberanos". Há 15 quinze... E nenhum deles foi "demitido", contrariamente ao que acontece na nossa comunicação social, pública e privada...

Vou aí ao Norte, devo partir amanhã, a família da Alice junta-se sempre no dia 1 de novembro. Há aqui um forte culto dos mortos, muito mais do que no Sul... Já escrevi sobre isso.

Força para ti. Beijinho à tua "santa"... Luis

______________

efeméride | s. f. | s. f. pl.

e·fe·mé·ri·de
(latim ephemeris, -idis, do grego ephêmerís, -ídos, diário, livro de contas, memórias militares)
substantivo feminino
1. [Astronomia] Tábua astronómica que indica, dia a dia, a posição dos planetas no zodíaco.

2. Acontecimento ou facto importante que ocorreu em determinada data.

3. Celebração de um acontecimento ou de uma data importante.


efemérides
substantivo feminino plural
4. Escrito em que se registam os acontecimentos de cada dia. = DIÁRIO

5. Obra que regista acontecimentos importantes ocorridos no mesmo dia em diferentes anos.

Confrontar: efemérida.

"efeméride", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/efem%C3%A9ride [consultado em 29-10-2018].

Valdemar Silva disse...

Carlos Vinhal
O CEME é o Chefe do Estado-Maior do Exército, mas CEMGFA não é da Marinha mas sim o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que inclui o Exército, a Marinha e a Força Aérea.
Julgo eu.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Carlos Vinhal disse...

Caro Valdemar, dizes: O CEME é o Chefe do Estado-Maior do Exército, mas CEMGFA não é da Marinha mas sim o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que inclui o Exército, a Marinha e a Força Aérea.
Não estamos a falar do mesmo? Eu disse que o CEMGFA era da Marinha.
O CEME (Chefe do Estado-Maior do Exército), é o senhor General do Exército Nunes da Fonseca. O CEMGFA (Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas) é neste momento o senhor Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro. Este lugar é ocupado rotativamente pelos três ramos das Forças Armadas, Exército, Força Aérea e Marinha.
Já agora o CEMA (Chefe do Estado-Maior da Armada) é o senhor Almirante António Maria Mendes Calado.
Abraço
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Valdemar Silva disse...

Caro Carlos, desculpa.
Tens toda a razão, percebi mal.
Por acaso não sabia da rotatividade no CEMGFA, obrigado pela explicação.

Abraço
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Caro Luís sempre atento aos meus deslizes:
1 - Eu não sabia que se celebrava o Dia do Exército, foi mera chamada de atenção da minha 'santa' mulher, eu só ligo mesmo ao 10 de Junho, nada mais;
2 - Não devia falar de Politica, mas não falei, trata-se de um diferendo pessoal com o CEME 'antigo' mas deixei-me deslizar...
3 - Não devia falar em missas, mas a minha 'santa' gosta de ouvir a missa, mas eu não estava lá, só quando pôs o Hino a Finados em alto som, e isso arrepia-me, por isso não devia falar em religião, mais um deslize, e já são muitos,

Porque isto era uma mensagem de 'estado de alma' que tinha de partilhar, estava arrasado, não seria para publicar, mas não vejo inconveniente nisso.
Nesse dia à noite deu-me uma cólica que fiquei toda a noite alerta, mas já passou.

Até mais ver, Virgilio

Anónimo disse...

E para os sempre atentos Valdemar e Carlos, obrigado pela chamada de atenção, mas eu em principio devia de saber, não sigo muito estas coisas, e não estava a ver, foi uma questão do tempo do Hino, nada mais, até porque não estava fardado a preceito.

Agora já sei mais um bocado destas tramitações, é para isso que vou lendo e escrevendo também.

Abraço a ambos,
Virgilio Teixeira