terça-feira, 30 de outubro de 2018

Guiné 61/74 - P19150: Fotos à procura de... uma legenda (108): Xime... ou Jabadá ? (Virgílio Teixeira)



 Foto nº 31


Foto nº 32


Foto nº 33

Guiné > Região de Quínara > Jabadá 

Fotos (e legenda): ©  Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Guiné > Rio Geba > c. 1970 >  Foto nº 1A > Um porto fluvial, visto de uma embarcação que se dirige a Bissau... Será Bafatá ? Será Bambadinca ? Será Xime ? Será Porto Gole ? Será Gampará ? Será Jababá ? Será Cumeré ? Será Ilha de Rei ? ... O que será ? (A foto nº 1 foi ampliada e editada.)


Foto: © Jaime Machado (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Comentário sobre o poste P14795 (*) , enviado por email por Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)


Data - 28/09/2018, 12:41
Assunto - POSTE 14795, de 24/6/2015 - À procura de uma legenda (56)

Bom dia Caro Luís,

Hoje andei por aqui a navegar à procura de algo, e aparece um Poste, acima indicado (*), já se passaram 3 anos, mas ainda é actual: à Procura de uma Legenda, ou onde fica aquela foto, e entre as hipóteses lá vem o nome de Jabadá!

Num dos meus Postes, não o encontro mas acho que os mandei para editar, é a saída de Nova Lamego, Rio Geba abaixo até Bambadinca.

Entre as muitas que tenho desta deslocação do Batalhão, a caminho depois para São Domingos, são do dia 26 Fev 68. Não há dúvidas. Tenho aqui 3 fotos onde escrevi à mão, o quartel e instalações de Jabadá, por onde passamos, e alguém disse que aquele posto era o quartel de Jabadá.

Quando vi o Poste 14795, a foto inicial nº 1, mesmo a cores, passados mais de 2 anos, foi tirada em 1970, tem indícios que se trata de Jabadá.  Tem o guindaste e mais alguns equipamentos, pode ter sido feita alguma obra importante em Jabadá, quem lá esteve em 1970 e seguintes, deve saber melhor.
aComo não há conclusão final após tantas opiniões, a maioria apontam para Xime, que não conheço, mas sem a total convicção, aqui vão estas para dar alguma luz ao assunto, ou simplesmente dizerem que não se trata disso.

Como fiz 2 viagens por este caminho, para cima e para baixo, também passei por Mato Cão, onde quase chegávamos com as mãos às margens, e também me passou pela cabeça, não da primeira vez mas da segunda, que estávamos ao alcance de uma granada de mão! Mas ninguém as lançou, pois os «T6 » andavam lá em cima a acompanhar toda a viagem.

Também li um poema teu a um Capitão, agora não me lembra o nome, talvez  [António] Vaz, que esteve doente, que me encheu as medidas. É uma obra prima o poema, parece que ainda é uma parte, pois há mais,  chamava-se a caminho do inferno...

Mas os louros vão mesmo para o poeta, são coisas ditas e poema, com as verdades todas lá escritas, não deixo de apreciar esta veia, os meus parabéns, já depois de tantas outras lidas...

Andam por aí umas confusões com as fotos das mamas das bajudas, alguém deve ser tão puritano como o Padre Frederico!.

Um abraço e manda dizer alguma coisa.

Virgilio Teixeira

2. Comentário do editor LG:

Virgílio, a malta que conheceu o Xime, como a palma da mão, não tem dúvidas: a foto nº 1A é o cais fluvial do Xime, em dia de chegada de barco ( Fernando Gouveia, J. L. Vacas de Carvalho, António Manuel Sucena Rodrigues, Antº Rosinha,  Sousa de Castro, eu próprio)... Mas também há  camaradas com dúvidas, e que conheceram ainda melhor do que eu o Xime: Abílio Duarte, Jorge Araújo... O Jorge diz que um das fotos pode ser do cais fluvial de Bambadinca... As tuas fotos, essas, sim,  mostram Jabadá, na margem esquerda do Rio Geba, no estuário, muito depois do Xime, já mais próximo de Bissau, entre Fulacunda e Tite... São tiradas da LDG, no meio do rio...Mas, eu, pessoalmente não gosto de teimar... Não confio assim tanto na minha memória visual... (**)
______________

Notas do editior:

(*) Vd. poste de 24 de junho de  2015 > Guiné 63/74 - P14795: Fotos à procura de... uma legenda (56): por aquele rio Geba... abaixo: que porto fluvial seria este ?

3 comentários:

Anónimo disse...

Essa imagem pode ser Bambadinca, mas estive lá algumas vezes, 67/68, não me lembro destas coisas todas, guindaste, camiões civis, a água muito azul em vez de escura, mas não sei. Bafatá não é de certeza. Os outros sítios não conheço. O XIME ficava a do lado esquerdo ou direito? Era mais próximo de Bambadinca ou de Bissau?
A minha foto de Jabadá, está portanto aprovada. Se fica na margem esquerda, então foi no regresso em 26 de fevereiro de 1968.
Ilha do Rei, não conheço, mas pelas águas límpidas, parece mais Oceano do que Rio!!!

Ab, Virgilio Teixeira

Valdemar Silva disse...

Virgílio
Também me parece o Xime.
Há uma fotografia no blog a preto e branco, quase igual, que deveria ter sido tirada no mesmo dia. Não me recordo do autor, lembro-me da legenda 'Adeus Xime'
Conheci o Xime por várias vezes, sendo a primeira meia dúzia de dias depois de chegar à Guiné. Inesquecível.
O Xime era a primeira paragem de quem saí de Bissau, rio Geba acima para o leste e
neste sentido ficava no lado direito.
A foto Nº. 32 com a tabanca quase dentro de água é que deve ser uma ilha.

Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...

A tal fotografia a preto e branco 'Adeus Xime' vem publicada:
P15132 Memórias dos Lugares (319) Cais do Xime no tempo da CART 2520 (José Nascimento, ex-Fur. Mil.

É muito parecida com esta a cores.

Valdemar Queiroz