terça-feira, 30 de outubro de 2018

Guiné 61/74 - P19149: Agenda cultural (655): lançamento oficial do livro do ten gen ref António Martins de Matos, Voando sobre um Ninho de 'Strelas' , no dia 13 de novembro de 2018, terça-feira, às 17h00, no Estado Maior da Força Aérea, Alfragide... Membro da nossa Tabanca Grande, o autor foi ten pilav, BA12, Bissalanca, 1972/74, tem mais de 80 referências no nosso blogue. Uma sessão de apresentação da obra, aberta ao público em geral, e aos amigos e camaradas da Guiné, em particular, será realizada em Lisboa, em data a anunciar, no princípio de dezembro. próximo.



António Martins de Matos, ten gen ref, exten pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74. É membro da Tabanca Grande, de longa data, tem mais de 80 referências no nosso blogue, em especial na série FAP





Convite personalizado para a sessão de lançamento do livro do ten gen pilav ref António Martins de Matos,Voando sobre um Ninho de 'Strelas" (edição da BooksFactory), 3ª feira, 13 de novembro de 2018, às 17h00, no Estado Maior da Força Aérea (EMFA),  Alfragide, Amadora.

O autor prevê a realização, num hotel de Lisboa, de uma sessão de apresentação do seu livro,  destinada expressamente aos amigos e camaradas da Guiné, em data a anunciar, mas seguramente em princípio do mês de dezembro. Essa sessão será aberta ao público, em geral.  No dia 13 de novembro, em Alfragide, a sessão de lançamento está condicionada aos convites do CEMFA e à lotação da sala.


1. Mensagem das Relações Públicas do CEMFA - Chefe do Estado-Maior da Força Aérea


29/10/2018, 19:09



Excelentíssimo Senhor Luís Graça,

Encarrega-me o Chefe do Gabinete de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de enviar a Vossa Excelência o convite em anexo alusivo ao evento em apreço.

Agradecemos confirmação pelos contactos disponibilizados no convite.

Com os melhores cumprimentos,

Tenente-Coronel Manuel Bernardo da Costa
Chefe das Relações Públicas

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António:

Eu sabia que tu não és homem oara morrer na praia, para mais sendo algarvio... Parabéns pelo teu livro... É mais um "filho teu", intelectualmente falando. Fico feliz por ti, pela FAP, por todos nós, teus camaradas (e amigos) da Guiné.

Trocámos algumas ideias sobre o livro, o título, o conteúdo, as editoras... Eu tive o privilégio de ler um primeiro manuscrito. E, pronto, aqui está ele, no dia 13, vamos fazer uma festinha!

Entretanto, recebi o comvite do CEMFA para a sessão de lançamento, já confirmei a minha presença, mas fico com uma dúvida: há muito malta, nomeadamente do blogue e das nossas tabancas, que vai querer comparecer... Eu sei que as "relações públicas militares" têm as suas regras... Podes saber se é preciso "convite personalizado" ou se a tua sessão está aberta ao público em geral ?

Estava a pensar fazer um segundo poste mais próximo da data... E, se quieres mandar "qualquer coisinha" (um excerto, por ex.), a gente publica como forma promocional... Qual é a editora ? Manda a ficha técnica.

Diz da tua justiça. Um valente alfabravo, Luis

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Duas correções:

O nosso grã-tabanqueiro António Martins de Matos não é algarvio, mas alfacinha de gema; a morrer na praia, só podia em Pedrouços, em Algés, nas praias do estuário do Tejo... As nossas desculpas...

Quanto à sessão do dia 13, em Alfragide, é por convites, enviados pelas Relações Públicas do Chefe do Estado Maior da Força Aérea...

O autor prevê a realização, num hotel de Lisboa, de um sessão de apresentação para o público, em geral, e para os seus queridos amigos e camaradas da Guiné, em particular, em data a anunciar, mas seguramente no princípio do mês de dezembro.

Essa sessão, sim, será aberta a todos, não havendo convites personalizados. No dia 13 de novembro, em Alfragide, está condicionada aos convites do CEMFA, e à lotação da sala.

António Martins Matos disse...

Caros amigos

É verdade, finalmente escrevi o livro que, há muito, andava a prometer.
O Post que o nosso Chefe da Tabanca publicou, um tudo ou nada fora do respectivo timing, pode ter dado lugar a algumas confusões que urge esclarecer.
A apresentação do dia 13novembro no Auditório do EMFA destina-se a “mostrar o livro” às Altas Entidades da Força Aérea, entidades essas que, por si só vão esgotar a lotação do anfiteatro. Por tal motivo os convites são nominais e enviados pelo CEMFA.
Uma coisa é certa, o protocolo exige, não posso apresentar o livro a “outros” sem antes o ter mostrado na “minha casa”.
Já está planeada a Apresentação para os Membros dos Blogues, a ter lugar no início de dezembro, em princípio numa das salas de Conferencias do Hotel TRAVEL PARK, Av. Almirante Reis 64.
A entrada será livre e há parque subterrâneo para estacionar.
Logo que as datas sejam marcadas enviarei a notícia, para conhecimento dos interessados, por essa altura vou pedir ao Luís Graça e ao Victor Barata que façam a respectiva "publicidade".
Pedindo desculpa pelo eventual mal-entendido, nunca não foi minha intenção menosprezar uns em favor de outros.
Espero ter esclarecido alguma dúvida e espero encontrá-los no início de dezembro.
Abraços
AMM

Mário Santos disse...

Caros amigos e camaradas.
Perdoem-me a intromissão, mas é a primeira vez que tomo conhecimento de que a apresentação de uma obra que se presume histórica, tem de ser exposta em primeiro lugar às elites militares. Penso que será certamente vontade do autor que ela seja o mais possível disseminada e faça parte integral da história contemporânea a que pertence.


Quanto a mim, uma obra literária não tem casa, nem necessita dela. Um livro histórico, com um tema tão importante, dissecando uma guerra em que intervieram centenas de milhares de portugueses, deveria , em primeiríssimo lugar ser direcionada a estes, que como eu , vamos ser os seus principais leitores.


Desejo as maiores felicidades ao Sr. Ten. Gen. A. Martins Matos, com quem nunca me cruzei durante o meu curto período de passagem pela FAP.


Todavia, não deixo de reiterar de que em minha opinião , quem delineou este evento cometeu um erro grosseiro.


Cumprimentos,


Mário Santos



Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camaradas, não podíamos ser mais transparentes... Eu recebi um convite do Chefe de Gabinete do CEMFA para estar presente na sessão de lançamento do livro do nosso "grã-tabanqueiro" António Martins de Matos (AMM)... Sendo eu um "paisano", só posso deduzir que esse convite é feito ao editor, administrador e fundador do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, blogue onde o nosso AMM começou a escrever as suas histórias que estão na origem do "Voando sob um ninho de Strelas"... O convite é nominal e eu irei lá representar todos os camaradas que se sentam à sombra do poilão da Tabanca Grande onde o AMM tem muita gente que o conhece e que o estima, e leitores que apreciam a sua escrita, às vezes corrosiva, mas sempre bem humorada...

No princípio de dezembor , lá estaremos novamente com o autor e os seus leitores, na sala de Conferencias do Hotel TRAVEL PARK, Av. Almirante Reis 64. De qualquer modo, faremos um notícia da sessão do dia 13.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Escusado será dizer que o nosso blogue não tem nenhum departamento de... relações públicas. A publicação dos postes, diária, desde há 15 anos rege-se por critérios editoriais. O lançamento do livro de um camarada da Guiné é sempre notícia, seja ele ex-soldado ou general...

Claro que os nossos camaradas da FAP também estão de parabéns!