sexta-feira, 22 de março de 2019

Guiné 61/74 - P19611: Efemérides (300): 21 de julho de 1973, o último Dia da Cavalaria comemorado no CTIG, ainda com Spínola, em Bula, num sábado de copiosa chuva africana


Guiné > Região do Cacheu > Bula > 21 de Julho de 1973 > Dia da Cavalaria > O Gen Spínola passa revista às tropas acompanhado pelo Brigadeiro Alberto Banazol, comandante militar.


Guiné > Região do Cacheu > Bula > 21 de Julho de 1973 > Dia da Cavalaria >  O desfile das Panhard

Fotos (e legendas): © Leonel Olhero (2012). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1.  Já aqui falámos do nosso camarada José Ramos, ex-1º cabo condutor de Panhard AML, do EREC 3432, que esteve em Bula, de 1972 a 1974. Sentou-se à sombra do poilão da Tabanca Grande, em 4 de outubro de 2018, no lugar nº 778. Vive na Lourinhã e é coordenador da ação social da Liga dos Combatentes-Núcleo de Torres Vedras;

 Recorde-se que ele é o fundador e editor do blogue Panhard Esquadrão de Bula, Guiné 1963-1974. Desse blogue, reproduzimos, com a devida vénia, o último poste publicado, com data de 17 de março de 2019.

DIA DA ARMA DE CAVALARIA - 1973

Sob um copioso dia de chuva africano, no ano de 1973, voltou a comemorar-se em Bula, com a presença de altas individualidades e delegações de algumas unidades da arma presentes no TO, o Dia da Cavalaria.

Do livro "Ultrajes na Guerra Colonial",  do ex-Fur Mil de Cavalaria Leonel Olhero [, também do EREC 3432 e membro da nossa Tabanca Grande,]  respigamos partes sobre este dia, do seu diário de comissão.


"Bula, 21 de Julho, sábado. Dia da Cavalaria. 

Vieram. Spínola, o velho e poderoso. (...) E  com fanfarra, e tudo!, as cerimónias aconteceram debaixo de impetuosa chuva (...)


(...) Houve muita pompa!, e manga de ronco! Desfilaram também Panhards e estandartes de batalhões da arma, errantes pela Província.

(...) Acabaram os festejos com a final de um torneio de futebol, que decorria ainda, quando na estrada de Binar milícias foram emboscadas. Um morreu. Houve feridos e entre eles um soldado enfermeiro branco."


Na interessante leitura dos textos deste camarada podemos encontrar outros acontecimentos, narrados na primeira pessoa, que refletem o melhor e o pior da sua comissão, mas que são também um testemunho, para as gerações futuras, dos muitos acontecimentos que todos os que vivemos esses tempos enfrentávamos.

Mal sabíamos que seria a ultima vez que o Dia da Cavalaria se celebraria na Guiné. (***)
________________

Notas do editor:


(**) Vd. poste de 22 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19036: Blogues da nossa blogosfera (105): Panhard, Esquadrão de Bula, Guiné 1963-1974, criado e editado por José Ramos, ex-1º cabo cav, EREC 3432 (1972/74)

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

'Assentei Praça' na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
De todo o meu tempo de tropa (44 meses) ficou-me um pequeno resquício da EPC.
(na tropa aprende-se sempre qualquer coisa)
Mas, estas fotos do 'Dia da Cavalaria', em Bula, num dia de copiosa chuva africana merecem, mais que as imagens, umas legendas 'à tropa' e 'à Cavalaria'.
Legendas:
Foto nº. 1: 'Chuva civil não molha militares'
Foto nº. 2: '... fui ver passar a Cavalaria'

Este nosso blogue é um caso sério.

Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...

Rectifico: 42 meses de tropa.

Valdemar Queiroz