domingo, 19 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19802: Álbum fotográfico de João Crisóstomo, ex-alf mil inf, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) - Parte I: Madeira, embarque para o CTIG em 2/8/1965


Foto nº A1


Foto nº A2


Foto nº A3


Foto nº A4


Foto nº A5

Madeira > Funchal > 1965 > CCAÇ 1439 > Dia do embarque para a Guiné  [Fotos A1, A2, A3], depois da IAO [fotos nºs A4 e A5]

A madeirense CCAÇ 1439 teve como unidade mobilizadora o BII 19, partiu para o CTIG em 2/8/1965 e regressou a 18/4/1967, tendo passado por Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole, Missirá, Fá Mandinga. O comandante era o cap mil inf Amândio Manuel Pires, já falecido. Alferes (milicianos): Freitas, Crisóstomo, Sousa,  Zagalo (, este último já também falecido)

Fotos (e legendas): © João Crisóstomo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


I. Mensagem de João Crisóstomo, com dat de 30 de abril último: 

[Camarada da diáspora, a viver nos EUA desde 1975, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), casado com a a eslovena Vilma; destacado ativista social luso-americano (de causas célebres como As Gravuras de Foz Coa, Memória de Aristides Sousa Mendes, e Timor Leste); tem cerca de 80 referências no nosso blogue; o casal veio expressaente, de Nova Iorque,  ao XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, que se vai realizar em Monte Real, em 25 de maio; veio também ao encontro da CCAÇ 1439, e subunidades adidas, que passaram pelo Enxalé:  Pel Mort 1928, Pel Caç Nat 52, Pela Caç Nat 54]

Caro Luís Graça,

Este primeiro parágrafo é um PS - Post Scriptum….Espero que não leves a mal este "longo arrazoado”. Nem tinha intenção de escrever nada, mas tinha de dar uma explicação para as fotos que seguem. E comecei a falar e … olha o que aqui vai…

Pelo que compreendo é provável que este convívio [,na   Ericeira, Mafra, no dia 18 de maio de 2019,] seja para a CCAÇ 1439 o último encontro de "formatura geral/completa”. Vamos-nos continuar a encontrar com certeza, mas dificilmente conseguiremos encontros de "formatura completa”. 

Estive a imprimir tudo o que de mais perto diz respeito à CCAÇ  1439 ( e associados, Pel Mort 1028, CCAÇ 52, CCAÇ 54...), desde que tive conhecimento destes encontros em 2009. Evidentemente que continuarei a seguir e ler o nosso querido blogue, mas vai-me custar não estar à espera de saber quando é próximo encontro da CCAÇ 1439 , mesmo que nem sempre me tenha sido possível estar presente. 

 Fi-lo para ficar com tudo mesmo em papel, um dossiê que eu possa desfolhar com calma sempre que bem me apetecer. Tabancas, grandes e pequenas... “Encontros", convívios, tantas vivências extraordinárias que tenho experimentado e vivido. Nao foi uma nem duas vezes que tive de limpar os olhos em momentos revividos num misto de saudade, alegria e dor tudo à mistura, pela memória de momentos que me dizem/diziam pessoalmente respeito e pelo relatos de outros camaradas,   a maioria dos quais nem conheço pessoalmente, mas cujos momentos foram iguais ou parecidos aos que eu vivi, porque ao fim e ao cabo, mesmo sem nos conhecermos,  a Guiné fez de nós todos irmãos. 

Tem sido uma grande experiência desde então: não só reatei com os que comigo passaram as ruas da amargura (e bons tempos também) na Guiné, como vim a conhecer tanta gente boa de outras unidades que compartilham da mesma experiência. E com isto acabei por fazer grandes amizades. Até de indivíduos que, me parece, "nunca chegaram a fazer a tropa” mas que o destino,  servindo-se deste blogue, me proporcionou conhecer e a quem hoje eu tenho o privilégio e alegria de incluir agora entre os meus irmãos.

Se “reconhecimentos” dependessem de mim— e não digo isto levianamente ou com alguma intenção estupidamente idiota só para elogiar ou para ficar bem visto na opinião de quem quer que seja—,  eu daria de coração meia dúzia de medalhas… especialmente aos criadores/fundadores deste blogue que ao longo de vários anos nele têm andado envolvidos. Acredito que , embora conscientes de que estavam a fazer algo bom para muita gente, estes não imaginam o que fizeram e o bem,— o muito muito de bom,—que a tantos proporcionaram. 

 Foi através deste blogue, logo no início, que vim a encontrar de novo o Zagalo, a quem tive ainda a possibilidade de abraçar antes que ele nos deixasse. Depois encontrei os meus camaradas próximos ( da minha companhia, a  CCAÇ 1439, e alguns outros) de quem há dezenas de anos —literalmente— não sabia nada… E, meu Deus, que jorrada de emoções sempre que eu podia abraçar de novo estes meus irmãos! 

O mesmo que eu senti um dia, há muitos anos atrás com um amigo— e depois tornei-o a perder e nem sei onde se encontra. De nome Luís Filipe, do Algarve; Tavira?   Alguém sabe dele? Se alguém souber algo dele... PLEASE! Digam-me ! Foi alferes miliciano; esteve em Mafra comigo como cadete e depois, cada um para seu lado, nunca mais soube dele, como de tantos outros em casos semelhantes. 

Um dia, estava eu então na Inglaterra, vim de férias a Portugal - foi mais ou menos há cinquenta anos -, e apanhei o combóio do Porto para Lisboa . Nao me recordo já das circunstancias, mas sei que estava a a passar perto de Vila franca de Xira ; estava no corredor e de repente vejo o Luís Filipe , muito alto, à minha frente... e ao ver-me ele de repente agarra-se a mim e começa a chorar…apertando-me como um louco…. 
- Eh pá, disseram-me que tu tinhas morrido!… Sei que foste para a Guiné; e disseram-me que o Capitão Cera (que tinha sido um dos nossos alferes “treinadores/professores" em Mafra...) tinha perdido as pernas esmagadas e que tu tinhas morrido!…

Desculpem mencionar aqui este relembrar, que pouco tem a ver com a Guiné… excepto que me faz vir as lágrimas sempre que o lembro. Mas estava a falar de memórias e de emoções e foi este o que me veio de repente. Podiam ter sido outros, como o momento em que em Enxalé fizémos um caixão de tamanho normal para levar os restos mortais do Manuel Acoreano, ( que foi pulverizado numa mina quando fomos socorrer a coluna do Zagalo em que — ainda não sabíamos  —  o furriel Mano tinha falecido.)... Nas palavras do nosso camarada Henrique Matos; "quando digo pulverizado é o termo que melhor descreve a situação, pois sou um dos que andou à procura de restos do corpo e apenas encontrámos pequenos fragmentos de ossos com que fizemos um embrulho que pesava poucos quilos…. Tem a sua campa em Bambadinca"...

São momentos difíceis , mas que por razões muitas, quanto mais não seja como maneira de na nossa mente honrar estes nossos irmãos, não devemos nunca esquecer. E para que estas estas vivências , más ou boas , difíceis ou gradáveis, não passem ao esquecimento… abençoada a hora em que este blogue apareceu.

Bom, eu por mim falo, mas creio não estar só quando digo: Obrigado,  meus caros!. Muito muito obrigado!

E agora vamos às fotos que seguem...  Lembrei-me que, sendo este o último encontro/assembleia geral da CCAÇ  1439, era o momento de partilhar mais algumas velhas fotos/memos que tenho comigo.

E começo com a página A:

Legendas:

Fotos na Madeira, no dia da partida para Guiné [2 de agosto de 1965]: Na A1,   e fáceis de discernir, o Sargento Bicho, já falecido, eu e o furriel António Lopes no momento em que o governador [da Madeira] passava a sua revista.

Na segunda foto, A2,  o alferes Freitas [, madeirense,]  à frente do destacamento a desfilar directo ao barco. Com uma simple lupa podem-se reconhecer alguns outros rostos…

Foto A3: por razões burocráticas fui eu que assumi o comando da companhia durante e até chegarmos à Guiné, onde o capitão  miliciano Armando Pires nos esperava. O Governador [da Madeira], na presença do comandante [do navio]  foi  desejar à Companhia, na minha pessoa, boa viagem. 

Fotos  A4 e A5: nas montanhas onde estávamos a fazer a preparação final [, IAO,]  estava quase na hora de cada um dos "aspirantes a alferes” assumir o comando do seu pelotão; o Zagalo  [, Luís Zagallo,] porém não tinha pressas e mostrava a sua independência mantendo o pijama até ao último minuto [A4]...

(Continua)
____________

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro João Crisóstomo, camarada da Guiné:

É isto que me sensibiliza, a nossa vivência naquela guerra da Guiné.
Eu também sou um lamechas, e as lágrimas muitas vezes me correm pela face abaixo, sem querer mas não se consegue fugir a elas.

Compartilho este relato, é quase como se fosse o meu, somos afinal todos irmãos, do sangue derramado na Guiné.
Até podíamos ter estado juntos em Mafra, eu deveria entrar em 64, mas só entrei em 67

Como dizia o Spinola: É disto que este povo gosta, quando se dirigia nos seus discursos inflamados 'ao Bom Povo Guineense'.

Aguardo a continuação desta história, daquilo que vai contribuir para o tal 'Puzzle' da guerra da Guiné!

Um abraço amigo,

Virgilio Teixeira