quinta-feira, 23 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19819: Agenda cultural (685): Convite para o lançamento do meu livro "Brunhoso, era o tempo das segadas - Na Guiné, o capim ardia", a levar a efeito no dia 24 de Agosto de 2019, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Mogadouro (Francisco Baptista)

C O N V I T E


1. Mensagem do nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), com data de 22 de Maio de 2019, convidando a tertúlia para a sessão de lançamento do seu livro "Brunhoso, era o tempo das segadas - Na Guiné, o capim ardia", a levar a efeito no dia 24 de Agosto, na Biblioteca Municipal de Mogadouro.

Camaradas e amigos:
Apresento o livro que fui fazendo com textos publicados no Blogue do Luís Graça e Camaradas da Guiné e alguns outros. Agradeço o grande contributo que o Luís Graça e o Carlos Vinhal sempre me deram e o incentivo que me deram muitos outros camaradas. 

Para mim os livros foram desde cedo uma paixão maior. Um livro, para o autor, é como um filho, e um pai ou uma mãe nunca dizem mal de um filho. Seria melhor se fosse escrito em pedras de xisto, como as da parede de um prédio muito antigo, que diz um irmão meu, foi mandado construir por um antepassado nosso, onde me encosto à procura da força, da beleza e da robustez que elas transmitem. Escrito nesses pedras que ajustadas umas às outras, em construção, já têm mais de 300 anos, o livro ganharia vida para algumas centenas de anos, bem mais alargada do que a vida que poderá atingir em papel. Mas não importa a vida, a fama, a eternidade, tudo é finito e nada é da nossa conta. Os deuses que nos fizeram do barro, depois de se fartarem de rir da nossa vaidade ridícula, devolvem-nos à terra para nos transformar em pó. Em pó iremos bailar ao vento, em pedra sobrepostos uns sobre os outros, os pedreiros construirão abrigos para homens ou animais.

Sem lhe atribuir a beleza e rigidez das pedras de xisto, o meu livro é bom, diverti-me muito ao escrevê-lo e divirto-me hoje a imaginar algum bisneto a folheá-lo e ler algum texto, depois de o ter descoberto, nalgum sótão, entre outras velharias.
Descreve bem as minhas vivências mais marcantes da infância, da adolescência e juventude, e as minhas vivências como militar na guerra da Guiné. Tem 388 páginas, 70 fotografias a cores e 20 a preto e branco.

Está dividido em três partes:
- A primeira fala sobre Brunhoso, a aldeia transmontana onde nasci e me criaram;
- A segunda fala sobre a Guiné que por tudo o que de bom e mau lá aconteceu, passou a ser a segunda terra para onde o nosso imaginário de camaradas ex-combatentes nos remete quando recordamos a nossa juventude;
- A terceira descreve algumas viagens da minha vida, fala sobre um grande livro que li nos últimos anos, há outros textos com traços biográficos de três amigos que nos deixaram, e que choro ainda, e outros pequenos textos nunca publicados no blogue, escritos ao correr dos dias sobre assuntos diversos.

O lançamento do Livro será às 15 horas do dia 24 de Agosto na Biblioteca Municipal de Mogadouro. 
Convido a estar presente quem quiser fazer um passeio agradável e admirar as paisagens de montanha das Beiras e de Trás-os-Montes. Agora há boas estradas em Portugal, que cruzam o país de norte a sul e de leste a oeste, os ares das serras e dos montes são mais saudáveis e as comidas mais naturais.


Um abraço a todos
Francisco Baptista
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19804: Agenda cultural (684): Rescaldo do lançamento do Volume III de "Memórias Boas da Minha Guerra", de José Ferreira da Silva, levado a efeito no passado dia 11 de Maio, na Quinta Choupal dos Melros, Tabanca dos Melros, Fânzeres, Gondomar (Parte 2)

8 comentários:

Silva da Cart 1689 disse...

Parabéns camarada Baptista!
É com grande satisfação que tomo conhecimento da data/hora da Op LLBBBM (Lançamento do Livro do Baptista de Brunhoso na Biblioteca de Mogadouro).
Sabes bem da vontade e do incentivo que os Bandalhos sempre te manifestaram para a conclusão deste objectivo. Por isso, não estranhes o nosso entusiasmo em participar neste honroso e significativo evento. Conta connosco à hora certa, ainda que obriguemos o Vague-Mestre Zeca Diabo a preparar a posta para as 11h00 da madrugada.
Hoje mesmo, seguirá para o Presidente do Bando uma mensagem a solicitar, com carácter de urgência, a primeira reunião de trabalho, para se organizar a respectiva coluna, bem como outros detalhes exigíveis na área da logística.
Até breve.
Abraço

Fernando Gouveia disse...

Embora não pertencendo ao grupo de combate atrás referido, lá estarei.
Parabéns pela concretização da obra.
Abraço
Fernando Gouveia

jteix disse...

Parabéns Baptista, já não era sem tempo.
Até porque anda aí um pseudo-escritor com paletes de folhas de papel a fingir de livros, a ensombrar o ambiente e que tem a mania que já vai no terceiro.
O Zé Ferreira, Secretário-Mor do Bando, já manifestou a nossa vontade em estarmos presentes e eu acrescento, como diria um célebre comentador: - "vão vir charters de chineses... de Bandalhos digo, para o Mogadouro". Por isso prepara-te.
Um abraço
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Caro Amigo e Camarada.

Apesar dos mais de 40 anos de ”exigrado” sou surpreendido,sempre que tenho tido oportunidade de ler os teus ”postes”,por uma muito especial genuinidade serrana vinda da mais profunda essencia do nosso querido Portugal.
As tais raizes que sempre ajudaram a sobreviver aos mais fortes ”ventos” mesmo quando soprados de quadrantes bem diversos.

Parabens pelo livro!

Um grande abraco desde o extremo do extremo norte da Suecia...bem dentro do Circulo Polar.Arctico.

J.Belo

Anónimo disse...

Amigos e camaradas:

José Silva que me tens dado tanto ânimo nestes últimos dias em troca de algumas palavras de merecido elogio sobre o teu terceiro livro das " Memórias Boas da Minha Guerra" Agradeço de todo o coração a ajuda e o entusiasmo que manifestas para animar a festa do lançamento do meu livro em Mogadouro.
Fernando Gouveia, tu foste um colaborador entusiasta na organização do livro e orientaste-me para as melhores opções de publicação. Sem me conheceres confiaste em mim e abriste-me a tua casa, tal como a tua esposa. Porra pá, isto só de transmontanos, e vós tanto tu como a Regina sois dois grandes transmontanos.
Jorge Teixeira, caro Presidente, somos também do mesmo chão, e sempre demos boleia um ao outro, sempre nos soubemos entender. Bem, sem necessidade de maldizer desse camarada que escreve muito , duma forma sagaz, divertida e por vezes erótica.
José Belo, estava à espera do teu comentário, de ti que vives lá longe mas que tens uma alma grande e portuguesa. Fiquei emocionado e senti que Brunhoso, a minha pequena aldeia transmontana, era reconhecida universalmente, até nos confins da Suécia, bem dentro do Circulo Polar Ártico .
Um grande abraço para todos.

Juvenal Amado disse...

Parabéns Francisco Baptista . De certo será uma obra a ler e reter tal são sempre os teus escritos.
Lamento não estar presente no lançamento do teu livro, mas julgo que não faltarão ocasiões para o adquirir e dar-te um abraço

Um abraço por agora virtual

José Teixeira disse...

Francisco Batista, parabéns pela iniciativa. Seria um crime deixares os teus escritos no fundo da gaveta. A mestria poética aliada ao poder descritivo que dás aos teus escritos alicerçados num português profundo e bem conjugado são o motivos mais que suficientes para cativar a sua leitura. Continua.
Aproveito para enviar ao meu comandante Zé Belo um abraço e pedir-lhe para dar notícias.

Grande abraço.
Zé Teixeira

Anónimo disse...

Caro Francisco Baptista

”Brunhoso,a minha pequena aldeia transmontana”...???

Tendo em conta que a distäncia (em quillometros )entre a minha pequena Karesuando no extremo norte da Suecia e Brunhoso e’ igual (!!!) a’ distäncia de Brunhoso a BUBA,nossa aldeia guineense comum (täo rica em festas com foguetorios variados)temos que reconhecer o local central de Brunhoso nesta narrativa.

Um grande abraco do J.Belo.

Caro Jose Teixeira,inesquecivel camarada de Pelotäo.

Estou ”d’abalada” para os States.Vou contactar-te quando chegar a casa em Key West.

Um grande abraco.