quarta-feira, 22 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19813: Álbum fotográfico de João Crisóstomo, ex-alf mil inf, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) - Parte III: a vida em Missirá


Foto nº C5


Foto nº C3


Foto nº C2


Foto nº C1


Foto nº C8


Foto nº  C7


Foto nº C4



Foto nº C6


Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 (Bambadinca) > Enxalé > 1965 > CCAÇ 1439 >  Aspetos da vida do destacamento de Missirá-


A CCAÇ 1439  teve como unidade mobilizadora o BII 19 (Funchal), partiu para o CTIG em 2/8/1965 e regressou a 18/4/1967, tendo passado por Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole, Missirá, Fá Mandinga. O comandante era o cap mil inf Amândio Manuel Pires, já falecido. Alferes (milicianos): Freitas (Funchal, Madeira), Crisóstomo (Torres Vedras, hoje a viver em Nova Iorque), Sousa (Vila Nova de Famalicão), Zagalo (Lisboa, ator de teatro, já falecido).

Fotos (e legendas): © João Crisóstomo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico de João Crisóstomo:

(i) Camarada da diáspora, a viver nos EUA desde 1975, onde teve como principal profissão ser mordomo em casas da elite de Nova Iorque;

(ii) ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67);

(/iii) casado com a a eslovena Vilma; destacado ativista social luso-americano (de causas célebres como As Gravuras de Foz Coa, Memória de Aristides Sousa Mendes, e Timor Leste); 

(iv) tem cerca de 80 referências no nosso blogue; 

(v) o casal veio expressaente, de Nova Iorque, ao XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, que se vai realizar em Monte Real, em 25 de maio; veio também ao encontro da CCAÇ 1439, e subunidades adidas, que passaram pelo Enxalé: Pel Mort 1028, Pel Caç Nat 52, Pela Caç Nat 54]


Legendas do autor:

Folha C: Missirá era um destacamento, a norte de Bambadinca, no regulado do Cuor, a norte do Rio Geba Estreito, com muitas bajudas bonitas que tornavam a estadia menos difícil aos “desterrados” (Foto nº C5).

Na foto C5 podemos ver o Bonifácio ( "o passarinho”); o Lopes, sempre o querido Dom Juan das bajudas; e o Neiva, todos em fraternal convívio; eu, à esquerda, de óculos, conservava a farda militar, para lembrar que estávamos de serviço.

Nas fotos C8, C7 e C4, os régulos e demais chefes eram amigos e facilitavam (e incentivaram mesmo o uso da suas vestes... Creio que o facto de pormos a indumentária especial deles nesse dia era para eles uma amostra de consideração da nossa parte) (Foto nº C1).


Fotos C2 e C3: depois dum “assalto” [do PAIGC], muito bem coordenado e com muito sucesso durante a noite, fomos dar o nosso suporte moral… e passadas uma ou duas horas tinhamos de registar para a posteridade...

Foto nº C6: eu, à civil, com um alferes mil médico

Nao me lembro do nome dele, mas sei que era o médico do batalhão que estava em Bafatá (e do qual a CCAÇ 1439 fazia parte ou a que estava agregada.)

O médico anterior a ele tinha sido uma das vítimas duma mina com emboscada; O comandante do Batalhão de Bafatá fazia parte dessa coluna, mas não estava a comandar. O capitão Pires [, cmdt da CCAÇ 1439,] tinha-nos dito expressamente que ele não estava como comandante e pertencia-nos a nós "protegê-lo e entregá-lo”.

Este (o médico anterior) era um indivíduo mais baixo, também com óculos, cara redonda… Partiu as pernas e foi evacuado na mesma altura para Bissau e nunca mais ouvi falar dele; também não me lembro do nome dele.

Vou ver se o Figueiredo se lembra;( se me não engano o Figueiredo era o contudor do Unimog que sofreu a mina; eu ia ao lado dele, fomos os dois projectados cada um para seu lado, mas ,com sorte, sem nada quebrado; recordo-me bem de ter sido projectado, e ao aterrar no solo ter encontrado ao meu lado a minha G3 de cano metido na terra; nem de propósito teria sido tão bem “enfiada“ no chão...)

Eu devia lembrar melhor, mas… tenho pena. Oxalá haja mais alguém capaz de completar esta informação com mais detalhes.

(Continua)
__________

Noat do editor:

3 comentários:

Anónimo disse...

Henrique Matos

terça, 21/05, 22:58

Luís e João

Também não é o Freitas nem o Sousa [, alferes da CCAÇ 1439]. E não é o médico que conheci e que esteve de passagem no Enxalé, já foi a um dos nossos encontros.

Esta foto não terá sido tirada em Porto Gole? Abr. Henrique

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Se a foto tiver sido tirada em Porto Gole, como sugere o Henrique Matos, o alferes que está ao lado do João, pode ser o Maldonado...

Temos uma foto, do álbum do Jorge Rosales, com a seguinte legenda:

Guiné > Bissau > Praça do Império > Novembro de 1965 > O Jorge Rosales mais o Maldonado, junto ao monumento "Ao Esforço da Raça" ... "O alf mil Maldonado, meu camarada desde Mafra e meu substitulo em Porto Gole, (...) faleceu em março de 1966, em consequência do rebentamento de uma morteirada IN que o atingiu em cheio, no aquartelamento de Porto Gole". De seu nome completo, António Aníbal M. C. Maldonado, morreu no dia 4/3/1966.

(...) No seu tempo (Março de 1966), morreu em Porto Gole o alf mil António Maldonado, que o veio substituir. O Maldonado, de Coimbra, estava em Bolama. Eram amigos, tinham estado em Mafra. Tinham combinado revezar-se ao fim de um ano. O Maldonado vinha para Porto Gole e o Jorge ia para Bolama… No meio disto, há um coronel que vem dificultar o acordo de cavalheiros. Enfim, uma história que é preciso contar com tempo e vagar.

O Maldonado é morto num ataque violentíssimo a Porto Gole, depois de as NT terem feito um ronco nas áreas controladas pelo PAIGC… Ferido, aguardou em vão o heli que só podia vir de manhã. A mãe do Jorge foi ao enterro, em Coimbra. O cadáver foi rapidamente trasladado, contrariamente ao que acontecia na época. Esta morte de um camarada e amigo abalou-o. (...)

Vd. poste de

22 DE FEVEREIRO DE 2019
Guiné 61/74 - P19517: In Memoriam (340): Até sempre, 'comandante' Jorge Rosales (1939-2019)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Nome completo do Maldonado:

António Aníbal Maia de Carvalho Maldonado, alf mil, 1ª CCAÇ / BCAÇ 697. Era natural da freguesia da Sé Nova, Coimbra. Foi inumado no cemitério da Conchada.

http://ultramar.terraweb.biz/03Mortos%20na%20Guerra%20do%20Ultramar/LetraC/MEC_079n.pdf