Guiné > Zona leste > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > 21 de julho de 1969 > Efeméride: no dia que o homem chegou à Lua, eu descia o rio Geba (Bambadinca-Bissau, com passagem no célebre Mato Cão e depois na não menos temível Ponta Varela, a seguir ao Xime)... Era um barco fretado para levar material usado da tropa. Estivemos parados várias horas: primeiro por causa da maré, depois devido a avaria no motor do barco só resolvido (desenrascado) com uma peça sacada dum carro que seguia no barco para sucata. Viagem inesquecível, até ao fim da minha vida!
Guiné > Região de Bafatá > Contuboel > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > 21 de julho de 1969, dia em que o homem chegou à lua... O Valdemar vai a caminho de Bissau, num barco civil, daqueles a que chamávamos, depreciativamente, "barco turra". (*)
Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís GRaça & Camaradas da Guiné]
1. A CHEGADA DO HOMEM À LUA E A ARTE DO DESENRASCA
por Valdemar Queiroz
- Estamos tramados, partiu-se uma peça do motor. Não vamos sair daqui tão cedo
- Estou a ver que sim. Talvez se desenrasque alguma peça naquela sucata.
Diálogo entre o mestre do barco e um soldado da metrópole, depois de estarmos parados há algum tempo e já noite dentro, no meio do rio Geba, antes de passarmos no Xime, apenas interrompido pela transmissão na rádio da chegada do homem à Lua.
- É um pequeno passo para o homem e um salto de gigante para a humanidade - disse o astronauta americano Neil Armstrong ao pisar o solo lunar.
Faz hoje 50 anos. Foi nas primeiras horas dia 21 de Julho de 1969
Durante o dia 20, em Contuboel, completada a nossa CART 2479 (futura CART 11 e, mais tarde, CCAÇ 11), com os soldados africanos que tinham acabado a instrução, seguiu para Piche e eu fui destacado para ir a Bissau entregar material já usado, utilizado na instrução de recrutas africanos.
A viagem rio Geba abaixo, de Bambadinca a Bissau, foi feita num barco civil de carga/passageiros (vulgo ‘barco turra’) que rebocava, em comboio, mais dois barcos pequenos carregados de várias mercadorias, sacos de mancarra, automóveis sinistrados e passageiros civis e alguns militares em serviço, de regresso ‘à peluda’ ou de férias.
O barco parou com problemas no motor pouco tempo depois da saída de Bambadinca, na zona do Geba Estreito, parando ao cair da noite e antes de se passar no Xime. Estávamos parados, já há horas, sem ninguém se aperceber do motivo, aproveitando para ouvir na rádio a pilhas a chegada do homem à Lua.
Alguns de nós não acreditavam no que ouviam, outros davam mais importância ao local em que nos encontrávamos sem saber se alguém nos fazia segurança em terra, apenas apercebendo-.nos de estarmos próximo das margens, avistar uma luz brilhante no meio da mata e sem paciência para afugentar os mosquitos.
O nosso soldado lá conseguiu desenrascar uma peça, julgo que seria um parafuso, num dos carros sinistrados, que, talvez por ter sido sacada dum Peugeot e o motor do barco ser de marca francesa, adaptou perfeitamente para pôr o motor a trabalhar, embora continuássemos parados, aguardando a maré favorável.
E lá seguimos viagem, com a luz brilhante na mata que aparecia e desaparecia cada vez mais longe (o serpentear do percurso do rio fazia com que se avistasse o mesmo local de distância diferente), entrando no Geba largo, já ao nascer do dia, e ainda faltando algum tempo de Bissau à vista, para o desembarque.
Não me recordo bem de ter ouvido alguém falar dos avanços da Ciência com a chegada do homem à Lua ou outra conversa sobre a atribulada viagem, mas hoje, passados 50 anos, posso gabar-me de ter ouvido a chegada do homem à Lua no meio da rio Geba, na Guiné, e presenciado um momento alto da extraordinária arte do desenrasca dos portugueses.
Inesquecível. (**)
Valdemar Queiroz
2. Nota sobre a CCART 2479 / CART 11:
(i) a CART 2479 [tem mais de meia centena de referências no nosso blogue):
(ii) constituiu-se no RAL 5 em Penafiel, no ano de 1968, como subunidade do BART 2866, desmembrando-se desta unidade em fevereiro de 1969, e embarcando com destino à Guiné no dia 18, aonde chegou a 25 do mesmo mês;
(iii) o percurso operacional da CART 2479 na zona leste, foi longo, fixando a sua sede em Nova Lamego, no Quartel de Baixo em setembro de 1969;
(iii) passou por Contuboel, Bissau, Contuboel, Piche, Nova Lamego, Piche;
(iv) comandante: cap mil art Analido Aniceto Pinto (1/6/1934- 27/2/2014) (trabalhou na Galp Energia);
(v) foi extinta em 18 de janeiro de 1970, passando a companhia a designar-se CART 11 [, tem cerca de 8 dezenas de referências no nosso blogue];
(vi) em maio de 1972 a CART 11 (tem mais de 90 referências no blogue) passou a designar-se CCAÇ 11 [tem cerca de 4 dezenas de referências].
(iii) o percurso operacional da CART 2479 na zona leste, foi longo, fixando a sua sede em Nova Lamego, no Quartel de Baixo em setembro de 1969;
(iii) passou por Contuboel, Bissau, Contuboel, Piche, Nova Lamego, Piche;
(iv) comandante: cap mil art Analido Aniceto Pinto (1/6/1934- 27/2/2014) (trabalhou na Galp Energia);
(v) foi extinta em 18 de janeiro de 1970, passando a companhia a designar-se CART 11 [, tem cerca de 8 dezenas de referências no nosso blogue];
(vi) em maio de 1972 a CART 11 (tem mais de 90 referências no blogue) passou a designar-se CCAÇ 11 [tem cerca de 4 dezenas de referências].
(vii) de 12 de narço a 24 de maio de 1969, no CIMC - Centro de Instrução Militar de Contuboel fizeram a recruta os seus futuros soldados, do recruramento local, bem como os da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12);
(viii) o juramento de bandeira realizou-se em Bissau em 26/4/1969, na presença do Com-chefe, o gen Spínola;
(ix) as duas futuras companhias faziam parte da chamada "nova força africana" que estava então em formação e era muito acarinhada por Spínola;
(ix) em 18 de julho de 1969, a CART 2479 / CCART 11 foi colocada em Nova Lamego e emPiche, e a CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 em Bambadincam, finda a instrução de especialidade e a IAO - Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (,dadas no CIMC).
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Notas do editor:
(*) Vd. poste de 1 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14823: Memória dos lugares (299): O Rio Geba e o "barco turra", a caminho de Bissau, no dia em que o homem chegou à lua (20 de julho de 1969) (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 /CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)
(**) Último poste da série > 9 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19961: Efemérides (308): Homenagem aos Combatentes da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, do Concelho de Matosinhos, caídos em Campanha na Guerra do Ultramar
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Notas do editor:
(*) Vd. poste de 1 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14823: Memória dos lugares (299): O Rio Geba e o "barco turra", a caminho de Bissau, no dia em que o homem chegou à lua (20 de julho de 1969) (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 /CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)
(**) Último poste da série > 9 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19961: Efemérides (308): Homenagem aos Combatentes da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, do Concelho de Matosinhos, caídos em Campanha na Guerra do Ultramar
7 comentários:
Valdemar,
Eu de 1970, assunto importante, que me recordo mais, foi a morte do teu padrinho, o Botas de Santa Comba, e a invasão no Estádio da Luz, em que os indios, queriam dar porrada no arbitro e o Toni, não deixou.
Para mim, na altura a história do homem na Lua...era coisa de Hollywood.
Abraço
Abílio Duarte.
Valdemar, ficas a saber que, para poderes passar em segurança,no Geba Estreito, em Mato Cão, antes do Xime, tiveste o "escudo de protecção dos "djubis" que tu treinaste, em Contuboel...Imagina!... Nunca se passou isso pela cabeça, mas vou agora reproduzir aqui uns excertos da história da CCAÇ 12, referentes ao mês de julho de 1969:
(...) "A partir de 18 de julho de 1969, finda a instrução de especialidade [, no CIM de Contuboel], a CCAÇ 12 (ou melhor, a CCAÇ 2590, composta por cerca de 50 quadros metropolitanos - oficiais, sargentos e praças especialistas - e por 100 soldados do recrutamento local, oriundos do chão fula) foi dada como operacional, sendo colocada em Bambadinca (Sector L1), como unidade de intervenção, ficando pronta a actuar às ordens de qualquer um dos sectores da Zona Leste da Guiné (em especial dos Sectores L1, L3 e L5).
Durante a sua primeira comissão (1969/71), irá actuar sobretudo no Sector L1 (Bambadinca, correspondente ao triângulo Bambadinca-Xime-Xitole, mas incluindo também, a norte do Rio Geba, o regulados do Enxalé e do Cuor onde começava o famoso corredor do Morès...) (...)
Ainda nem sequer haviam sido distribuídos os camuflados às praças africanas quando a CCAÇ 12 (ou melhor, a CCAÇ 2590) fez a sua primeira saída para o mato. A 21 de Julho, três Gr Comb (2º, 3º e 4º) seguiram, de Bambadinca, em farda nº 3, para Madina Xaquili a fim de reforçar temporariamente o subsector de Galomaro, a sul de Bafatá. (...)
Entretanto, o 1º Gr Comb (comandado pelo Alf Mil Op Esp Francisco Moreira) efectuaria à tarde uma patrulha de segurança ao Mato Cão, no chamado Rio Geba Estreito, tendo detectado vestígios muito recentes do IN que fizera uma tentativa de sabotagam da ponte sobre o Rio Gambana, provavelmente na altura do último ataque a Missirá (a 15 desse mês).
Este afluente do Rio Geba, o Gambana, estava referenciado como um ponto de cambança ou de travessia do IN. Depois de se ter mostrado particularmente activo, durante o mês anterior na zona oeste do Sector L1 (triângulo Xime-Bambadinca-Xitole), o IN procurava agora abrir uma nova frente a leste, utilizando as linhas de infiltração do Boé [Madina do Boé tinha sido abandonada pelas NT em 6 de fevereiro último, no decurso da Op Mabecos Bravios] e visando especialmente as tabancas dos regulados de Cossé, Cabomba e Binafa.
Dias antes, o IN tinha atacado três tabancas do regulado de Cossé, donde era oriunda a maior parte das nossas praças africanas, e reagido a uma emboscada das NT. (...)
7 DE JULHO DE 2010
Guiné 63/74 - P6686: A minha CCAÇ 12 (5): Baptismo de fogo em farda nº 3, em Madina Xaquili, e os primeiros feridos graves: Sori Jau, Braima Bá, Uri Baldé... (Julho de 1969) (Luís Graça)
Valdemar, aqui tens alguns que te protegeram as costas no da 21 de julho de 1969, o dia em que o homem chegou à Lua, e tu ias de Bambadinca a Bissau, num "barco turra", levar sucata... Alguns destes homens, os guineenses, foram teus recrutas... (Entre parênteses, as iniciais da etnia de pertença: F= Fula, FF= Futa-fula, M= Mandinga):
(...) Companhia de Caçadores 12. 1971. Capítulo I).
1º Gr Comb
Comandante Alf Mil Op Esp 00928568 Francisco Magalhães Moreira
1ª secção
1º Cabo 8490968 José Manuel P Quadrado (Ap dilagrama)
Soldado Arvorado 82107469 Abibo Jau (F) [, dado como fuzilado depois da independência]
Soldado 82105869 Demba Jau (F)
Sold 82107769 Braima Jaló (Ap LGFog 8,9) (FF)
Sold 82106069 Sajo Baldé (Mun LGFog 8,9) (FF)
Sold 82106869 Suleimane Djopo (Ap Dilagrama) (FF)
Sold 82105469 Baiel Buaró (F)
Sold 82106269 Mamadu Será (FF)
2ª Secção
Fur Mil 04757168 Joaquim João dos Santos Pina [, natural de Silves, onde ainda hoje vive; será mais tarde, uns meses depois, o início de 1970, ferido em combate]
1º Cabo 17765068 Manuel Monteiro Valente (Ap Dilagrama)
Soldado Arvorado 82106369 Vitor Santos Sampaio (Mancanhe)
Soldado 82106469 Mamadu Au (Ap Metr Lig HK 21)
Sold 82105969 Samba Camará (Mun Metr Lig HK 21) (FF)
Sold 82105269 Sherifo Baldé
Sold 82106669 Mussa Bari (FF)
Sold 82106969 Mamadu Jau (F)
Sold 82105369 Mamadu Silá (Ap LGFog 3,7) (F)
Sold 82107669 Ussumane Sisse (Mun LGFog 3,7) (M)
3ª Secção
Fur Mil 19904168 António Manuel Martins Branquinho [, reformado da Segurança Social, Évora, já falecido]
1º Cabo 18998168 Abílio Soares [, morada actual desconhecida];
Soldado Arvorado 82107169 Mamadu Baló (F)
Soldado 82106569 Mustafá Colubalii (Ap Mort 60) )(FF)
Sold 82106169 Sana Camará (Mun Mort 60) (FF)
Sold 82105669 Amadu Baldé (FF) [, mais tarde da CCAÇ 21, poderá ter sido fuzilado após a independência]
Sold 82106169 Saico Seide(F)
Sold 82107569 Gale Jaló (FF)
Sold 82105569 Sana Baldé (Ap Dilagrama) (F)
Olá Duarte
Atenção ao bioxene… ah!ah!ah!
A morte do teu tio Botas foi em 1970.
E o homem na Lua foi em 1969.
Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz
Caros amigos
É muito frequente ouvir, da voz de antigos combatentes metropolitanos, queixas sobre sua situação de abandono e de alguma precariedade social. Mas, não há nada que se compare aos seus companheiros de armas guineenses, Retirados das suas aldeias remotas onde a única actividade económica era a agricultura, sem formação e muito menos profissão, com o fim da guerra ficaram ao Deus dará. Alguns, muito poucos, conseguiram readaptar-se a vida civil nas suas Tabancas, outros ficaram nas cidades de Bafatá e Gabu sobrevivendo de biscaites e de actividades de contrabando inclusive de natureza criminosa como roubo de gado entre outros.
Entre 1975/79, em Bafata, ainda, convivi com alguns ex-soldados da CCAC 12 como o Baiel Buarô (falecido nos anos 90) que era o que se podia dizer " sem eira nem beira" e o gigante Curael Jau que, pelo menos, as suas habilidades de condutor auto conseguidas na tropa permitiam-lhe uma profissão de condutor de pesados.
Todavia, o pior de tudo foram as perseguições politicas a que foram alvo, antes do golpe de 1980.
Se a geração dos portugueses da mesma época considera-se sacrificada, então a sua congenere guineense, particularmente da etnia fula, esses foram simplesmente desgraçados. Como costumo dizer, foram "Voluntários na sua própria desgraça".
Um abraço amigo,
Cherno Baldé
Luís
Extraordinário.
Não fazia ideia que essa rapaziada poderia estar a fazer a segurança aos barcos
no rio Geba, naquele dia e noite de 20/21-07-1969.
Muito provavelmente, algum deles teria sido do meu Pelotão de Instrução.
Não houve duvidas que tivemos as costas bem guardadas.
Quando voltar a contar o acontecimento da chegada do homem à Lua, já posso acrescentar mais este facto.
Ab.
Valdemar Queiroz
Cherno Baldé
'Voluntários na sua própria desgraça' é arrepiante.
Coitados… é o ter estado no lado errado da história.
Estou comovido.
Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz Embaló
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