terça-feira, 9 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19961: Efemérides (308): Homenagem aos Combatentes da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, do Concelho de Matosinhos, caídos em Campanha na Guerra do Ultramar

Realizou-se no passado dia 6 de Julho, nos cemitérios de Lavra, de Perafita e de Santa Cruz do Bispo, Concelho de Matosinhos, uma homenagem aos Combatentes da União de Freguesias mortos na Guerra do Ultramar.

As cerimónias foram promovidas pelo Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, em colaboração com a Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. 

Pelas 10H00 em Lavra, 10H45 em Perafita e às 11H30 em Santa Cruz do Bispo, tiveram lugar as cerimónias militares onde foi feita a chamada de todos os combatentes mortos na Guerra do Ultramar de cada uma das freguesias, seguindo-se a deposição de coroas de flores, os respetivos toques de homenagem aos mortos e, na altura do minuto de silêncio, foi cantado um salmo pelo Grupo Coral do Núcleo e lida por um sócio combatente a prece do Exército em Lavra e Perafita e uma oração em Santa Cruz do Bispo. 

Dando continuidade ao programa traçado, foi proferida uma mensagem alusiva ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo, Tenente Coronel Armando Costa e uma alocução pela Presidente da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Dra. Lurdes Queirós.
Por último, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes.

Em Perafita e Santa Cruz do Bispo, antes das cerimónias, foram descerradas placas com os nomes dos combatentes falecidos daquelas duas freguesias (em Lavra existe já um panteão com os nomes dos combatentes falecidos da freguesia). 

Participaram nas cerimónias membros do executivo da Junta, o Grupo Coral e o Porta Guião do Núcleo, o clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, uma Guarda de Honra de sócios combatentes, familiares dos combatentes falecidos e sócios, familiares e amigos e público em geral. 

A União de Freguesias assegurou o transporte dos participantes, de acordo com o itinerário Lavra – Perafita – Santa Cruz do Bispo e posterior regresso em sentido inverso. 

Esta atividade patriótica e de cidadania teve por objetivo homenagear todos os combatentes da União de Freguesias, honrando os que não voltaram, os que entretanto faleceram e os que ainda estão vivos.


Cemitério de Lavra - O Combatente lavrense, Rudolfo Mesquita, evoca os nomes dos Combatentes lavrenses caídos em Campanha

Panteão do Cemitério de Lavra - A Presidente da União de Freguesias, Dra. Lurdes Queirós, e o Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, Tenente Coronel Armando Costa, homenageiam os Combatentes lavrenses caídos em Campanha

Cemitério de Lavra - O Combatente lavrense Abel Santos profere a Prece do Exército

 Cemitério de Lavra - O Tenente Coronel Armando Costa na sua alocução

Cemitério de Lavra - A Dra. Lurdes Queirós falando de improviso mas com palavras sentidas. A certa altura da sua alocução disse lembrar-se de um tio seu ter partido para a guerra e a vida da família ter ficado suspensa até ao seu regresso.

Cemitério de Lavra - O Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos encerra a cerimónia em Lavra, entoando o Hino da Liga dos Combatentes

Cemitério de Perafita - Descerramento da Placa Evocativa do nome dos Combatentes perafitenses caídos em Campanha. Na foto, a viúva de um Combatente, que ficou com uma filha de 17 dias que nunca conheceu o pai.

Cemitério de Perafita - O Combatente Reinaldo Santos evoca os 4 Combatentes perafitenses caídos em Campanha: Carlos Lopes Soares, Moçambique, 1974; Carlos Soares da Silva - Guiné, 1968; Fernando Freitas Gonçalves Silva - Moçambique, 1969 e José Fernando da Silva - Angola, 1969

Cemitério de Perafita - Alocução do Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC

Cemitério de Perafita - Alocução da Presidente da União de Freguesias

Cemitério n.º 2 de Santa Cruz do Bispo - Descerramento da lápide evocativa dos nomes dos 3 santa-cruzenses caídos em Campanha.

Cemitério n.º 2 de Santa Cruz do Bispo - Placa evocativa

O camarada a quem coube evocar os nomes dos santa-cruzenses caídos em Campanha: Américo Augusto Peixoto - Angola, 1973; José Carlos Almeida Verdade - Angola, 1974 e Rui Afonso Ribeiro Pereira - Angola, 1975

Cemitério n.º 2 de Santa Cruz do Bispo - Alguns familiares dos camaradas homenageados com o Tenente Coronel Armando Costa. Cabe aqui uma ressalva para aquela senhora vestida mais informalmente. Não tinha sido previamente avisada desta cerimónia e foi vista no cemitério a tratar do jazigo de família. Com uma certa vergonha por estar assim vestida, não deixou contudo de se associar à homenagem, no caso particular, ao seu irmão falecido na Guerra do Ultramar.

Cemitério n.º 2 de Santa Cruz do Bispo - O Tenente Coronel Armando Costa durante a sua alocução

Cemitério n.º 2 de Santa Cruz do Bispo - A Presidente da União de Freguesias, Dra. Lurdes Queirós, no uso da palavra
 
Cemitério n.º 2 de Santa Cruz do Bispo - Fim das cerimónia com a intervenção do Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da LC

Texto e fotos: © Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Selecção, edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19939: Efemérides (307): 0s 600 anos da Madeira e Porto Santo

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

O Abel Santos sempre impecável.

Valdemar Queiroz