quinta-feira, 11 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19969: Notas de leitura (1196): "SE SENTES NÃO HESITES", por Manuel Clemente; alma dos livros, 2019 (Mário Migueis da Silva)

 


1. Em mensagem datada de 9 de Julho de 2019, o nosso camarada Mário Migueis da Silva (ex-Fur Mil Rec Inf, Bissau, Bambadinca e Saltinho, 1970/72), fala-nos do livro "SE SENTES NÃO HESITES", da autoria de Manuel Clemente, filho do Coronel Carlos Clemente, ex-Capitão, Comandante da CCAÇ 2701 que esteve no Saltinho.



"SE SENTES NÃO HESITES" é o novo livro de Manuel Clemente, lançado pela “alma dos livros” em Maio passado.

Convidando-nos a refletir sobre como encarar e viver a vida de uma forma diferente, mais consentânea com a felicidade que tanto almejamos e, sem dúvida, merecemos, tem estado no top de vendas da Bertrand e da FNAC, entre outras, e caminha já a passos largos para a sua 3.ª Edição (1.ª em Maio/2019 e 2.ª em Junho/2019), ou não tivesse sido considerado entretanto pela crítica competente O LIVRO REVELAÇÃO DO ANO.

Ainda assim, na perspetiva dos colaboradores e seguidores do nossos estimado blog, especialmente voltado, e muito bem, para temas relacionados com a Guerra Colonial/do Ultramar, poderia parecer despropositada, neste espaço tão específico, a alusão a uma obra e a um autor que se vão debruçando sobre assuntos bem diversos. Acontece que o jovem autor não é apenas mais um excelente autor que acaba de escrever mais um interessantíssimo livro, mas alguém que, desde os bancos da faculdade, vem revelando uma simpatia muito especial pelos povos daquela África que nos haveria de marcar para sempre. Formado em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE-IUL, interrompeu, a dada altura, a sua atividade profissional para fazer voluntariado de longa duração (cerca de oito anos) em Cabo Verde, dando, assim, livre curso, àquilo que seriam os impulsos dos seu coração. Atualmente, escreve igualmente crónicas de opinião para o jornal Público (suplemento P3) e integra uma organização (PARA ONDE) que apoia projetos de voluntários para todo o mundo.

Dizer, por fim, que o jovem e conceituado escritor é filho do Coronel Carlos Clemente, que acompanhou na sua recente visita ao Saltinho, conforme fotos anexas (Carlos Clemente comandou, em 1970 e 1971, a CCAÇ 2701*, cuja malta muito justamente o haveria de homenagear, um ano atrás, durante o penúltimo convívio da Unidade, realizado no Sameiro, em Braga).

E SENTES curiosidade, NÃO HESITES e adquire o título recomendado para os teus (e/ou dos teus) momentos de reflexão e sossego.

E, já agora, um bom Verão para todos.
Mário Migueis
____________

*Unidade a que pertenceram os nossos camarigos Martins Julião e Fernando Mota (então, alferes milicianos), e onde esteve adido, com o seu Pel Caç Nat 53, o intrépido Paulo Santiago (igualmente ex-alferes miliciano), que tão bem conhecemos.

Pela parte que me toca, tive a felicidade de ter privado com todos eles até ao seu regresso definitivo à metrópole nos princípios de 1972.
____________

Em Bissau, um ano atrás. Na primeira linha, o coronel Carlos Clemente, o filho, Manuel Clemente, e dois parentes do Sado, que aparece de pé, junto a um amigo do coronel, que também não quis deixar de o acompanhar nesta visita de cortesia à Guiné-Bissau. As restantes três pessoas são também amigos muito próximos do Sado (a ele se referiu já várias no blog o Paulo Santiago), que, como ele, residem em Bissau.

Carlos Clemente e Suleimane Baldé, régulo de Contabane – Saltinho/2018

Carlos Clemente no Saltinho, ladeado pelo amigo que o acompanhou à Guiné-Bissau e pelo atual régulo de Contabane, Suleimane Baldé. Também de pé, o Sado Baldé, quadro superior da Guarda Fiscal, que o capitão Clemente, no final da comissão, trouxe consigo – o Sado era ainda um miúdo – para Bissau, assegurando-lhe condições de estadia e ingresso imediato no liceu.

Carlos Clemente, amigo e filho, ladeados por um numeroso grupo de moradores do Saltinho - 2018
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19962: Notas de leitura (1195): "Crónicas de um tenente", de Fernando Penim Redondo, Lisboa, edições Colibri, 2019, 188 pp. Prefácio de Mário de Carvalho (A. Marques Lopes)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mário, fico feliz pelas notícias que trazes... Há 50 anos que nos vemos, desde Bambadinca!... Mas estamos pelas "geografias emocionais" da Guiné... E depois não esqueço o modo como tu, talentoso cartunista, nos te, (re)tratado, aos editores, e a alguns cmaaradas que te são mais próximos como o Paulo Santiago...

Como sabes, uma das nossas máximas é "Os Filhos dos Nossos Camaradas, Nossos Filhos São"... E a sua história de vida, o que ando por esse mundo a fazer, interessa-nos e inspira-nos. Dá um grande ao pai e ao filho, e dizes-lhes que fazem falta aqui, na nossa Tabanca Grande, temos um lugar à sua (deles) espera à sombra do nosso polião mágfico e fraterno...

O Manuel Clemente que nos mande um "cheirinho" da obra, um excerto, além da ficha bibliográfica.. Também vou procurar. Um grande abraço, Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

folgo em ver e reconhecer, na penúltima foto, o Sado Baldé, hioje coronel da gurada fiscal. Vivo e de boa saúde.

Conheci pessoalmente o major Sado Baldé, da Guarda Fiscal, no dia 29 de fevereiro de 2008, à chegada ao Aeroporto Osvaldo Vieira... Era (é) um grande amigo do Paulo Santiago, do Carlos Santos e do Julião. Levava-lhe, na altura, preciosos medicamentos, a pedido do Paulo Santiago e do Carlos Santos, e que entreguei em em mão.

E escrevi então: O Sado Baldé merece, há muito, figurar na lista dos membros da nossa Tabanca Grande. Foi através dele que chegámos ao conhecimento do paradeiro do Paulo Malú, que comandou, em 17 de Abril de 1972, a terrível emboscada do Quirafo… O filho do antigo régulo Suleimane, do Saltinho, é uma de gentileza e afabilidade inexcedíveis, que me fez logo lembrar os soldados fulas da minha companhia de caçadores, a CCAÇ 12, e os tempos de instrução que passei em Contuboel.

Paulo, temos que tratar deste assunto. Precisamos de mais gente para fazer a pomnte com a Guiné-Bissau... Preciso apenas de meia dúzia de linhas para a sua apresentação à Tabanca Grande, 11 anos depois...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2008/03/guin-6374-p2618-uma-semana-inolvidvel.html

paulo santiago disse...

Luís
O Clemente pai,muito dificilmente aparecerá por aqui,um info-excluído militante.Já tentei dar-lhe a volta,não consegui.Não tenho a certeza,mas tempos atrás,foi aqui publicado um comentário do Carlos Clemente,ou do filho Manuel.O José Dinis,foi instruendo do Clemente nas Caldas,e parece-me que foi o único oficial do QP que lhe deixou boa impressão,e sobre isso escreveu um post que deu origem ao tal comentário.
Já tenho o livro do Manuel Clemente,mas ainda não iniciei a leitura.Tenho acompanhado as crónicas que tem escrito no P3 do Público "sentimenos".
O amigo do Clemente que aparece nas fotos é o Superintendente Isaís Teles,do mesmo curso da AM,e fez uma comissão em Aldeia Formosa.
O Suleimane,1ºCabo no 53,actual régulo de Contabane,não do Saltinho,é filho do Sambel Baldé.Suleimane está com 83 anos,mais doze que eu.
O Sado,esteve cá em Janeiro,falo com ele,algumas vezes,através do MSG,vou falar-lhe na tua proposta.

Abraço