sábado, 20 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19998: Os nossos seres, saberes e lazeres (344): "O Saltitão", Jornal da CCAÇ 2701 (3) (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)

1. Lembremos o que nos dizia o nosso camarada Mário Migueis da Silva (ex-Fur Mil Rec Inf, Bissau, Bambadinca e Saltinho, 1970/72), na sua mensagem de 12 de Julho de 2019, onde nos falava de um projecto em que esteve envolvido no Saltinho, a criação de um jornal para a CCAÇ 2701, a que foi dado o o título de O Saltitão:

Quando, no final de Agosto/71, após as minhas primeiras férias na metrópole, regressei ao Saltinho, fui convidado pelo Capitão Carlos Trindade Clemente, Comandante da Companhia ali instalada (CCAÇ 2701), para levar avante a criação do Jornal da Unidade, que era uma coisa que ele tinha em mente há muito tempo. Só ele saberá das razões que o levaram a escolher-me para missão de tamanha responsabilidade, tanto mais que eu não fazia parte dos quadros da Unidade – estava lá em diligência desde Março/71, após estágio de informações, com a duração de cerca de três meses, em Bambadinca. Claro que logo aceitei a incumbência com o maior entusiasmo, ou não tivesse eu, sem que ele conhecesse o facto, grande experiência do antecedente naquelas coisas do jornalismo – fora, de parceria com um conterrâneo do mesmo pelotão, o grande feitor do Jornal de Parede da 5.ª Companhia no RI 5, nas Caldas da Rainha (recruta do 4.º turno de 1969 – Curso de Sargentos Milicianos), após termos afastado a indesejável concorrência à bofetada.
[...]
Esposende, 10 de Julho de 2019
Mário Migueis

********************

2. Publicação das últimas 7 páginas do primeiro número de O Saltitão









(FIM)
____________

Notas do editor:

Postes anteriores de:

18 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19989: Os nossos seres, saberes e lazeres (341): "O Saltitão", Jornal da CCAÇ 2701 (1) (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)
e
19 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19995: Os nossos seres, saberes e lazeres (342): "O Saltitão", Jornal da CCAÇ 2701 (2) (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)

Último poste da série de 20 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19997: Os nossos seres, saberes e lazeres (343): Na Bélgica, para rever e para descobrir o nunca visto (6) (Mário Beja Santos)

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Parabéns, Mário, por ao fim destes anos todos, teres posto à nossa disposição uma cópia de "O Saltitão", o jornal de caserna da CCAÇ 2701, a que estiveste adido a partir de março de 1971, na altura justamente em que eu saí de Bambadinca, para regressar a casa no "Uíge"... Ainda convivemos três meses ou mais em Bambadinca...

Parabéns pela qualidade do teu traço, as ilustrações são muito boas, reveladoras do teu talento... E parabéns pela qualidade dos textos que pude ler... Tenho penha de, em Bambadinca, nunca ter surgido a oportunidade de ter colaborado numa iniciativa semelhante... Faltou a visão e o apaio de um capitão como o Clemente... E depois Bambadinca era de batalhºão, e a missão era andar na porrada... LG

José Marcelino Martins disse...

Para os mais distraídos.
As receitas apresentadas são para doses individuais.
Basta saber se estamos numa secção, pelotão, ou companhia, e multiplicar pelo número de homens a alimentar.
Caso fosse escalão superior, telefonava-se ao Fast Food, com entrega ao domicilio, mais perto.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mário, espero que haja mais números de "O Salpicão"... LG

Hélder Valério disse...

Atenção Luís...
"Saltitão"!, é "Saltitão"!.....
onde raio te surgiu o.... "Salpicão"?
O que vale é que todos percebemos que foi "gralha" pois caso contrário o Mário podia achar que haveria por aí um apoucamento de tão meritório quanto interessante (até sob vários aspectos) trabalhos.
Vá lá, corrige o título.
Abraço
Hélder Sousa

Anónimo disse...


Hélder:
Como estamos em maré de confusão de nomes, perdoo-lhe sem lho transmitir.
Um abraço para os dois,
Mário Migueis

Hélder Valério disse...

Claro que está perdoado, Mário

Certamente naquele momento estaria a pensar no "petisco" e pronto, saiu gralha!
Mas com graça!

Olha, não fiz nenhum comentário a propósito do que vi e li, mas que achei de muito bom nível e de elevado conteúdo, além de que me parece ter sido de boa utilidade.
Mais que não fosse para manter os neurónios em funcionamento. Mas foi bem para além disso.
Abraço
Hélder Sousa