quinta-feira, 18 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19987: Manuscrito(s) (Luís Graça (157): Andamos à volta com os fantasmas de sempre, que, desde meninos, nos ensombram, uns, ou nos encantam, outros... Para o Jaime, ao km 73 dos passos em volta...



Lourinhã > Seixal > 17 de julho de 2019 > Festinha de anos do nosso amigo e camarada Jaime Bonifácio Marques da Silva... que foi alf mil paraquedista em Angola (BCP 21, 1970/72). O bolinho feito pela mana Esmeralda e o quadro que lhe traz, à memória, os fantasmas da guerra no leste de Angola.

Fotos (e legenda): © Luís Graça (2019). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Herberto Hleder Oliveira
(Funchal, 1930 . Cascais, 2015)

“Os passos em volta”, de Herberto Hélder, escrito  1963 (Lisboa: Portugália Editora)… Vai agora, ao fim de mais de meio século, na 12ª edição (Porto Editora, 2019). Pensei que era uma boa prenda de aniversário, para ti, Jaime, meu amigo, vizinho e camarada. 

Quando fez esta incursão pela prosa, com vinte e tal “short stories”, o autor estaria longe de pensar que tinha escrito um dos mais  belos textos poéticos, publicados em Portugal no séc. XX.  Foi apresentado,  na altura, como um dos "novos contistas portugueses". Como era difícil de prever, para quem o leu, como eu, nessa altura, que estávamos perante um dos grandes poetas da nossa língua.

Iamgem da capa, de João Câmara
Leme. Lisboa, Portugália Editora,
1963

Sempre  li e reli este texto  como poesia... Foi dos livros, de culto,  que levei para a Guiné, em 1969, juntamente com o "Livro Sexto", de Sophia... Os passos em volta. Andamos à volta de nós mesmos. E dos outros. Saímos do lugar onde nascemos para mais tarde voltar. É o eterno retorno. Saímos da terra e à terra voltamos, definitivamente, quando morrermos. Afinal, é "na morte de um poeta que se principia a ver que o mundo é eterno".

Andamos por aí, do Seixal a Fafe, de Santarém a Almada, dos Olivais a Luanda, de Lisboa à Guiné,  da Lourinhã a Paris... Andamos por aí, na guerra e na paz. A nossa condição terrestre é andar à volta à procura de um sentido para o puro existir e o puro respirar… Os passos em volta...  Melhor do que os teólogos, os filósofos ou os cientistas, são os poetas que nos ajudam a encontrar o elo perdido dos nossos circuitos interiores e as peugadas das nossas deambulações na volta ao mundo, numa existência que é sempre imanente e inevitavelmente curta.

Andamos à volta com os fantasmas de sempre,  que, desde meninos, nos ensombram, uns, ou nos encantam, outros. A poesia, em prosa ou em verso, é a magia da(s) palavra(s). E este texto deve ser lida em voz alta, num exercício de puro exorcismo e encantamento, conforme as ocasiões e os  lugares.

A poesia sobre os nossos passos em volta não nos salvam, mas ajudam-nos a tonificar o músculo do coração que bate aos 73 anos. Como eu gosto de dizer os meus amigos e camaradas, ex-combatentes de uma estúpida e inútil guerra (como todas as guerras o são…),  Jaime, boa continuação pela caminhada da vida, ao quilómetro 73. Cuidado apenas com... as m(en)inas & armadilhas…

Se chegares aos 100 anos, é porque és santo, e a gente, se lá chegar contigo, irá, em romaria,  pôr-te uma vela no altar. Por isso a gente, os teus amigos, manas e cunhados, aqui reunidos à volta de um singelo bolo de aniversário, e de meia garrafa de aguardente da Lourinhã, te diz: “Muita saúde e longa vida, porque tu mereces tudo”…

Um xicoração fraterno, meu, da Alice e da malta toda.

Seixal, Lourinhã, 17 de julho de 2019
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de junho de 2019 > Guiné 61/74 - P19914: Manuscrito(s) (Luís Graça) (156): Quando eu morrer vou ter saudades da... Tabanca de Candoz

4 comentários:

Manuel Resende disse...

Parabéns amigo Jaime. Um abraço.
Junto aqui os comentários de amigos da Magnífica Tabanca da Linha que te deram os parabéns. Se este link não funcionar, é a 1ª vez que faço, vai directamente ao nosso grupo.
https://www.facebook.com/groups/1541868166066935/?sorting_setting=CHRONOLOGICAL

Abraço
Manuel Resende

Manuel Resende disse...

Já testei e funciona com copiar/colar

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Manuel Resende‎ para A MAGNIFICA TABANCA DA LINHA 17 julho 2019 18 h: Hoje 17 de Julho, está de parabéns o nosso Magnífico Jaime Bonifacio da Silva. Caro amigo, em meu nome e de todos os outros Magníficos, que certamente estão comigo, te desejamos felicidades e muitos parabéns. Um grande abraço e votos de um dia feliz.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

...Manel, tem que se ir diretamente à página dw A Mganífica Tabanca da Linha...

A Mangn+ifica Tabanca da Linha