sexta-feira, 19 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19994: Facebook...ando (52): Viva o STM - Serviço de Transmissões Militares, embora as nossas "comunicações" andem um bocado lentas... (Guilherme Morgado / Hélder Sousa)


Sintra > Praia da Aguda > c. 1980 > O Guilherme Morgado. Foto de cronologia da sua página no Facebook, com a devida vénia...


1. Afinal de contas, já tínhamos trocado "galhardetes", em 23 de junho de 2015, na nossa página do Facebook, o Guilherme Morgado (*), o editor Luís Graça e o nosso colaborador permanente Hélder Sousa... Levamos 4 anos a retomar as nossas conversas,o que na vida de um homem é muito tempo (5% da atual esperança média de vida de um português). Em boa verdade, as nossas "comunicações" andam lentas...

Aqui vai um apanhado delas, das nossas "comunicações" (**)...

(i) Guilherme Morgado  (já era então, em 2015,  nosso amigo no Facebook):

O meu nome completo é Guilherme António Resendes Morgado. Fui Furriel Miliciano nr mec. 016819/69. Estive na Guiné Bissau de Abril de 1971 a Maio de 1973, no STM de Santa Luzia no QG desta cidade. 

Conheci toda a Guiné à conta das instalações radio telefónicas dos VHF e conheci o seu blogg através do artigo que o jornal Público tem apresentado sobre um assunto sobre o qual tenho uma crítica pouco favorável. Aliás já lhes apresentei as razões da minha discordância sobre este tipo de trabalho. Enfim, jornalistas! 

Mas bastou-me saber que existe uma bela plataforma informática de antigos combatentes da Guiné (terra que muito amei, amo e onde deixei amores) para me recordar de alguns dos melhores anos da minha vida, mau grado o estado de guerra que se viveu. 

Proximamente enviarei fotos e pdf´s de alguma documentação minha para constar nos vossos files. Um grande abraço para si e para todos os camaradas que estiveram na Guiné. Realmente o mundo é pequeno, mas a nossa Tabanca é grande. Até à próxima.

2. Houve, na altura, 3 comentários, do editor da Tabanca Grande, do Hélder Sousa e do próprio Guilherme Morgado:

Guilherme, és bem vindo!.. Temos muito gosto em acolher-te!... Na Tabanca Grande todos os camaradas da Guiné cabem com tudo aquilo que os une e até com aquilo que os separa... Manda o teu material através do nosso endereço de email: O blogue é a nossa casa comum... Esta página do Facebook é apenas o "hall" de entrada... Endereço de email: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com


(iii) Hélder Valério de Sousa


Caro Guilherme, devemos ter tido algum cruzamento no tempo por lá, já que a minha comissão foi de Novembro de 1970 a Novembro de 1972. Também pertenci ao STM e por via disso fui para Piche até quase ao final de 1971 donde vim para ingressar na "Escuta"… e onde estive até ao final da comissão. 

Faz como está indicado, vai pelo endereço de mail do Blogue e conta-nos as tuas memórias. Nesse tempo, comigo na "Escuta" estavam os Fur. Mil. Eduardo Pinto, o Nelson Batalha, o Manuel Martinho, o José Fanha, todos do meu Curso,  e ainda havia o António Calmeiro. talvez também te lembres do Vítor Raposeiro. No Blogue também estão o Vasconcelos, o Belarmino Sardinha, o Manuel Dias Pinheiro Gomes, e outros que assim de repente não recordo.

(iv) Guilherme Morgado

Lembro-me bem do [Belarmino] Sardinha e seguramente estive com mais alguns. Fui a Piche quando fomos instalar o rádio telefone VHF que ligava esta povoação a Nova Lamego onde também tinha estado anteriormente a instalar o mesmo sistema.

Fiz Nova Lamego-Piche-Nova Lamego numa Chaimite. Jamais me esquecerei dessa deslocação por várias razões e uma delas bastante triste; em Piche deu-se um acidente que acabou por ser mortal a um camarada nosso atirador quando estava a limpar a arma após uma chegada de uma operação no mato. Há nomes que,  se me disseres,  já não me recordo. Vou-vos enviar algumas fotos através do Blog. Vamos contactando seguramente.

_____________

Notas do editor:

(*) Vd, poste de 19 de julho de  2019 > Guiné 61/74 - P19991: O nosso livro de visitas (201): Guilherme António Resendes Morgado, ex-fur mil mecânico rádio e radar, STM, Bissau, Santa Luzia, 1971/73

(**) Último poste da série > 19 de junho de 2019 > Guiné 61/74 - P19902: Facebook...ando (51): Altamiro Claro, ex-alf mil op esp, da CCAÇ 3548 / BCAÇ 3884 (Geba, 1972/74), atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Realmente, 4 anos para reatar as nossas conversas, é "manga de tempo"...Vamos lá reparar os "equipamentos"...Confesso que sou "mau facebook...eiro". De resto, tenho uma página pessoal onde não vou há anos... Não simpatizo com o Facebook, embora tenhamos a página Tabanca Grande Luís Grande, mantida por mim e pelo Carlos Vinhal. Ab, Luís

Anónimo disse...

Guilherme Morgado, diz-nos por onde andas, quem sabe possamos encontrar-nos e conversar um pouco.
Dizes lembrar-te de mim, é possível, estive durante muitos meses em Bissau, no Agrupamento de Transmissões. Não sei se ainda lá estavas quando foi inaugurada a messe de sargentos, não me recordo em que data foi, mas eu dava-me muito bem com o cantineiro da messe de sargentos, o Fernando Cruz.
Não estou seguro da tua cara, pelo menos na foto que enviaste em cima do carro.
Todos os anos, além do encontro proporcionado pela Tabanca Grande, há um encontro anual do pessoal do STM, este ano decorreu em S. João da Madeira, certamente neste encontro haverá pessoal teu conhecido, quem sabe o Páscoa, também ele mecânico do STM ou o Rui Vieira. Estes dois foram, após a disponibilidade, para os TLP.
O Hélder Sousa também costuma alinhar, este ano é que se baldou.
Um abraço,
BS

Hélder Valério disse...

Meus caros amigos

Estava a tentar ganhar fôlego para escrever qualquer coisa de maior substância e, já se sabe, o óptimo é inimigo do bom.
Pelo que, agora "picado" pelo Belarmino, sinto que tenho de abreviar o tempo e interagir.
Quanto a dar-te as "boas vindas" isso já foi feito antes, conforme se pode apreciar pelo pedaço que o Luís colocou e que escrevi na situação anterior, há 4 anos atrás.
Agora posso acrescentar outros nomes para ver se te lembras...
O Torres Couto, que andava lá pelas secretarias...
O António Carmo que é hoje um pintor de méritos reconhecidos e firmados....
O Gaspar, de Cantanhede, que era 1º Cabo e que também fazia turnos na "Escuta"...
O Fernando Roque, dos TLP, sempre em litígio com o "Raminhos" (melhor dizendo, o "Raminhos com ele), que já veio a um ou dois almoços da Tabanca Grande (em Monte Real) mas de quem perdi o contacto o ano passado...
O António Fernandes (o Tony) também operador mas que em função dum acidente esteve uns tempos nos serviços administrativos e depois, mais tarde, também esteve na Escuta (já me tinha vindo embora).

Como o Belarmino refere, parece que há anualmente um Encontro do pessoal do Agrupamento de Transmissões. Digo "parece" porque o Belarmino fala em pessoal do STM, sei que chegou a haver do Pelotão de Transmissões (do Pena) e tenho ideia que pensaram fazer fusões de encontros. No momento não sei como está.

Mas o que importa mesmo é que te lembres de alguns casos interessantes e que os relates para se ir completando as nossas memórias.

Abraço
Hélder Sousa