sexta-feira, 13 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20728: Em busca de... (302): instruendos do CISMI, Tavira, a tirar a especialidade de atiradores de infantaria, 6º Pelotão / 3ª Companhia, outubro de 1968: "Eu, o Torres, o Joaquim Fernandes, o Loureiro e o Saramago fomos todos para o CTIG...mas dos outros gostava de saber do paradeiro"... (Eduardo Francisco Estrela, ex-fur mil at inf, CCAÇ 14, Cuntima, 1969/71; vive em Cacela)




Tavira > CISMI > Parada > Outubro de 1968 > Atiradores de infantaria  > 6º Pelotão, 3ª Companhia > Da esquerda para a direita, de pé:

(i) Estrela (1), Fonseca (2), Pereira (3), João (4), Torres (5), Chichorro (6) e Joaquim Fernandes (7)

(ii) Santos (1a), Chora (2a), Salas (3a), Paulo (4a), Loureiro (5a), Saramago (6a)

Foto (e legenda): © Eduardo Francisco Estrela  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do Eduardo Estrela [ ex-Fur Mil da CCAÇ 14, Cuntima, 1969/71]


Data: 9 mar 2020 21h42
Assunto:  Por onde andam eles ?

Meu caro Luís!
Junto fotografia tirada na parada do CISMI, Tavira,  em outubro de 1968. São os "galardoados " com a especialidade de atirador de infantaria que tinham acabado a recruta integrados no 6º Pelotão da 3ª Companhia.

Sempre a contar da esquerda, o 1º  de pé sou eu,  o Torres é o 5º  e o Joaquim Fernandes, o último. Em baixo o Loureiro é o 5º,  e o Saramago o último. 

Todos fomos para a Guiné e sabemos do paradeiro uns dos outros.

O Salas, o  3º [a]. em baixo, vive em Vila Real de  Sto. Antônio e foi para Angola. 

Gostava de saber do paradeiro dos outros que são a contar, da esquerda  e de pé,   o Fonseca (2), o Pereira (3),  o João (4),  e  o Chichorro (6) e Joaquim Fernandes (7); e em baixo   o Santos (1a), o Chora (2a) e o Paulo (4a).

Publica no blogue por favor, pode ser que algum camarada saiba por onde eles andam. 

Abraço fraterno. Eduardo Estrela.

2. Comentário do editor:

Há dias, à procura do João Barrote, ex-alf mil, da CCAÇ 16 (Bachile, 1971/72), troquei mensagens e telefonemas com o Eduardo Francisco Estrela, um "rapaz do meu tempo" (de Tavira e da Guiné), eu da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71) e ele da CCAÇ 14 (Cuntima, 1969/71). Fomos no mesmo navio, o T/T Niassa, em 24 de maio de 1969.

Estivemos no CMS,  no CISMI, em Tavira, a tirar a a especialidade, no último trimestre de 1968, antes de nos mandarem para a Guiné. Ele era atirador de infantaria, eu de armas pesadas de infantaria, nunca cheguei a perceber a diferença, porque lá na guerra deram-nos, a cada um de nós, uma G3.

Reencontrámo-nos através do blogue, comprovando aquilo que gostamos de dizer, que o  Mundo, afinal, é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. (Os CISMI tem cerca de meia centena de referências no nosso blogue.)
Fiquei a saber que o Eduardo Estrela, natural de Cacela (, tendo feito a sua vida escolar e profissional em Faro,) concelho de Tavira, a escassos quilómetros do João Barrote (que vive em Tavira, há 40 e tal anos, embora seja de Olhão). Trocámos coordenadas e disse-lhe, ao telefone, que "adorava Cacela, a ria, Tavira (locais deslumbrantes, mágicos, do nosso Portugal, não os deixes estragar!)".
E ele respondeu-me, por email, nestes termos, começando por citar um dos muitos poemas que foram dedicados a Cacela (, sendo este da sua autoria):

Cacela tem aroma de mulher
e a elegância perfumada de um arbusto.
Seus olhos da cor da lua
bailam ao som da música do mar.
Cacela é sonho luz poema.
É vontade de não partir
e de sempre voltar.


E ele aproveitou para acrescentar algo mais sobre o que tem feito na vida:

(...) "Dividi a minha actividade profissional entre uma empresa de venda de automóveis durante 20 anos e como profissional de seguros na área da regularização de sinistros no resto do tempo, até atingir a idade da reforma.

"Desde 1965 sou amador de teatro, integrado no Grupo de Teatro Lethes, que é um dos grupos mais antigos do país. Actualmente temos apresentado a "Relíquia", do Eça de Queiroz [, adaptação teatral de Sttau Monteiro e Artur Ramos]. O último espectáculo foi há duas semanas. O próximo estava previsto para amanhã [, dia 7 de março,], mas imponderáveis fizeram adiar o mesmo. 

"Se vieres fazer algum 'patrulhamento' cá para baixo, dá um toque. Abraço fraterno. (...)"

Voltando agora ao seu pedido, confesso que só reconheço o Joaquim A. M. Fernandes, meu camarada de armas da CCAÇ 12, e que depois trabalhou, profissionalmente, na Quimigal, Barreiro, como engenheiro técnico. Já não nos vemos há uns largos anos. Temos aqui no blogue algumas referências a ele (e fotos).


Castro Daire > Freguesia de Monteiras > Zona Industrial da Ouvida > Restaurante P/P > 30 de Maio de 2009 > 15º Convívio do pessoal de Bambadinca, 1968/71, CCS do BCAÇ 2852, CCAÇ 12 e outras subunidades adidas

Três camaradas da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Junho 69/ Março 71): da esquerda para a direita; (i) o ex-Fur Mil Joaquim Fernandes, (ii) o ex-1º Cabo Aux Enf Fernando Sousa;  e (iii)  o ex-Fur Mil António Marques... 
O Fernandes e o Marques foram vítimas de explosão de minas A/C, à saída do reordenamento de Nhabijões, a 13 de Janeiro de 1971, com vinte meses de comissão... O Marques, que teve às portas da morte (se não fora a evacuação Y para o Hospital de Bissau), "ganhou" mais "dois anos de comissão" (desta vez, no "estaleiro")...
Foto (e legenda): © Luis Graça (2009). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
________________

Nota do editor:

Último poste da série > 24 de fevereiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20682: Em busca de... (301): Raul Fernandes Coelho, natural de Braga, piloto de Heli AL III e de caça-bombardeiro T 6, do meu tempo (Francisco José Rato Mendonça, ex-1º cabo esp MARME, BA 12, Bissalanca, 1972/74)

10 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Eduardo:

Põe esta rapaziada a escrever para o blogue, a partilhar connosco fotos, histórias e outras memórias do CISMI, Tavira, do nosso tempo, e da Guiné...

Sobretudo agora que vamos ter de estar "trancados" em casa... Esta pandemia que nos atingiu (, e a procissão só agora vai no adro...), é um caso muito sério. Não lerpámos na Guiné, podemos lerpar agora... É que somos septuagenários...

O meu filho, que é médico no IPO de Lisboa, proibiu-me terminantemente de sair de casa, a mim e à mãe...Podemos ir, de carro, para a Lourinhã, mas trancamo-nos na outra casa... Nem para ir às compras!... A "paranoia" chegou aos médicos, mas ele conhecem a malvadez do vírus, sobretudo para a malta da nossa idade...

Cuida-te. Luís

PS - O mail do João Barrote continua a não funcionar, as mensagens são devolvidas, parece que está enguiçado... Já falei ao telefone, mas não tive tempo de verificar de novo o endereço de email.

Ele não se lembra da Elisabeth, mandava e recebia muitos aerogramas (e nomeadamente a e de jovens raparigas ), como muita malta naquele tempo, justamente para "matar o tempo"...

Falei-lhe do interesse genuino da Elisabeth em contatá-lo e sobretudo saber se ele tinha sobrevivido e se estava bem... Disse-me que estava OK, com as primeiras mazelas da idade... Ele está disponível para ser contactado. É de Olhão, vive há 40 e tal anos em Tavira e conhece outros amigos meus, da Lourinhã, ligados à Caixa de Crédito Agrícola da Lourinhã... Como vês, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Convidei-o para "dar a cara" e "integrar a nossa tertúlia"... Disse-me que sim... Vou voltar à carga...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

1. Diz Jose Leitão, na página do Facebook da Tabanca Grande, com data de hoje:

O Torres foi da minha companhia na Guiné e meu amigo. O Chichorro era meu amigo de estudos de Portalegre, infelizmente já falecido.

2. Respondi-lhe nestes termos:

Camarada Leitão: a tua companhia era a CCAÇ 2571 (Pirada, 1969/71) ? Se sim, fazes cá falta, no Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Só temos referências à CCAÇ 2571 e um único representante, o Orlando Figueiredo... Tens, por certo, histórias e fotos para partilhar. E já, agora, se estiveste em Pirada, conheceste pro certo o comerciante Mário Soares... Precisamos de depoimentos sobre ele. Um alfabravo, Luís Graça (CCAÇ 2590 / CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 24/5/1969 - 17/3/1971).

3. O José Leitão é não é membro do nosso blogue, só amigo do Facebook.

É alentejano do Crato, distrito de Portalegre, vive em Setúbal.Página no Facebook:

https://www.facebook.com/joseleitao72

Não parece ter um grande álbum da Guiné.


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Do nosso tempo, mas da 3ª Companhia, também atiradores de infantaria, eram os meus camaradas da CCAÇ 2590/ CCAÇ 12, António Levezinho, da Amadora (a viver agora em Sagres) e o António Manuel Martins Branquinho, de Évora, infelizmente já falecido. Lembras-te deles... Fomos todos no T/T Niassa, em 24 de maio de 1969...


25 DE JUNHO DE 2014
Guiné 63/74 - P13330: In Memoriam (191): António Manuel Martins Branquinho, natural de Évora (1947-2013), ex-fur mil at inf, CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)... Para que a sua memória não fique na "vala comum do esquecimento"

Anónimo disse...


eduardo francisco
sexta-feira, 13 março 12:12 (


Caro Luís Graça!

Obrigado por teres publicado o meu pedido no blogue. Vamos aguardar que surjam notícias daquela malta. Aproveito para rectificar o local onde nasci. Apesar de ter feito toda a minha vida em Faro (escolar e profissional), nasci em Cacela e tenho muito orgulho nesse facto. O poema é de minha autoria. " De poeta e de louco todos temos um pouco" e às vezes tenho crises!!

Abraço fraterno

Anónimo disse...

eduardo francisco
13 mar 2020 12:30

Luís!

" O rei manda marchar mas não manda chover " era a citação que o Ten. Esteves Pinto [, comandante da 2ª companhia,] fazia com frequência e mais exactamente a propósito do temporal que apanhámos nas marchas finais junto ao Certo da Cabeça em Moncarapacho.

O 1º Cabo Mil Faustino da 2ª Comp do CISMI é do Bombarral e foi pela certa teu instrutor, pois era de Armas Pesadas de Inf.

Abraço.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sobre o CISMI, Tavira, do nosso tempo, há aqui uns valiosos postes que merecem ser revisitados... O César Dias foi parar a Mansoa, era sapador. LG

____________________


22 de fevereiro de 2014 >

Guiné 63/74 - P12759: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (4) : Parte IV (pp. 16-18): Regime disciplinar; Pretensões, dispensas e licenças

21 de fevereiro de 2014 >

Guiné 63/74 - P12750: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhidi por Fernando Hipólito o digitalizado por César Dias) (3) : Parte III (pp. 13-16)


12 de fevereiro de 2014 >

Guiné 63/74 - P12708: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (2) : Parte II (pp. 7-12)

10 de fevereiro de 2014 >

Guiné 63/74 - P12703: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (1) : Parte I (1-6 pp.)

Anónimo disse...

Eduardo francisco
13 mar 2020 12:51


Lamentavelmente a primeira notícia é a do falecimento do Chichorro. O Torres estudou comigo em Faro e foi meu colega na actividade seguradora. Obrigado, Luís, pela tua prestimosa ajuda.
Forte abraço e... Cuida-te tu também levando a preceito as indicações do teu filho e os teus conhecimentos na área da saúde pública.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Eduardo:

Acabei de falar ao telefone com o José Fernando Gonçalves de Almeida, nosso furriel de transmissões (da CCAÇ 2590/CCAÇ 12)... É ele que está a organizar, este ano, o 26º Convívio, do pessoal de Bambadinca, 1968/71... (Será nas Caldas da Rainha, em 23 de maio de 2020 se a pandemia nos deixar em paz...).

Lembras-te dele ? Ele esteve nove meses em Tavira, se bem percebi, ao telefone (, havia um bocado de ruído), fez a recruta, a especialidade e foi instrutor, 1º cabo miliciano, na 2ª Companhia, a do tenente Esteves Pinto (ou Tinto...), antes de, já em abril de 1969, se juntar a nós, no Campo Militar de Santa Margarida, onde estávamos a formar a companhia...

Vou-te mandar uma foto dele... Ou melhor, tens aqui ele, com o Branquinho em no Niassa e em Bambadinca::

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2014/06/guine-6374-p13330-in-memoriam-191.html


Ele esteve contigo na recruta e na especialilidade... Esteve também comigo e outros (Branquinho, Levezinho, Zaquim Fernandes...). E disse-me que no nosso tempo só havia 4 companhias... E eu só agora dei conta de um erro da legenda da foto que me mandaste: a rapaziada é do 6º pelotão da 3ª companhia, e não do 3º pelotão da 6ª companhia (que não existia)... Já corrigi...

Era o tenente Madeira, não ?, o vosso comandante...

Queres comentar ?... Mando-te o mail dele, do Fernando Almeida (que vive entre Óbidos e Caldas da Rainha). O mail do António Bartolomeu, da tua CCAÇ 14, já não está operacional... Tens outro, algum contacto recente ? Abraço, Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um típico erro de simpatia: eu queria dizer 6º pelotão, 3ª companhia, troquei os números (3º pelotão, 6ª companhia)... Em Tavira ,em 1968/69, só há 4 companhias de instrução... Peço desculpa. LG

Anónimo disse...

eduardo francisco
13 mar 2020 15:11
(c/c César Dias, e António Levezinho)

Luís! Lembro-me bem da fila para o fardamento e das trocas que depois tínhamos que fazer para acertar medidas. Consigo identificar vários camaradas de armas mas já não recordo nomes.

Do Levezinho e do Branquinho lembro-me bem. O Branquinho tinha um filho casado com uma colega duma das minhas filhas. Ambas cursaram Medicina Veterinária em Évora. Numa foto de jantar de fim de recruta, identifico o Freitas da 2547 que também esteve comigo em Cuntima. Há 2 anos estive na Vila do Bispo mas não consegui encontrar ninguém que conhecesse o António Levezinho.

Nota para o rio. Na zona da estrada para a carreira de tiro é denominado Ribeira da Asseca, depois rio Séqua e a seguir á ponte Gilão. Abraço.