segunda-feira, 9 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20717: (D)o outro lado do combate (58A): memórias do militante do PAIGC , Inácio Soares de Carvalho, cabo-verdiano, funcionário do BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, detido pela PIDE em 1962, em seguida deportado para o Tarrafal, donde regressa em 1965, sendo colocado na Ilha das Galinhas... Liberto em 1967, é de novo preso em 1972 e 1973... Regressa à sua terra natal, em finais de 1970, afastando-se da vida política ativa... Morreu em 1994 - VI ( e última) Parte (Carlos de Carvalho, Praia, Santiago, CV)





Fotogramas do filme "Tarrafal: Memórias do Campo da Morte Lenta",  produzido e realizado por Diana Andringa (Portugal, 2009, 90' ).

1. Quinta e última parte dos excertos, que temos vindo a publicar no blogue,  do manuscrito "Memórias da Luta Clandestina" (entretanto publicado, na Praia, capital de Cabo Verde,e lançado, no passado dia 30 de janeiro) (*) 

A reprodução desses excertos, no nosso blogue, foi-nos devidamente autorizada por Carlos de Carvalho, filho de Inácio Soares de Carvalho, e que aceitou o nosso convite para integrar a Tabanca Grande. Nascido na Guiné, Carlos de Carvalho é arqueólogo e historiador de profissão, vivendo na Praia, capital de Cabo Verde.

 Inácio Soares de Carvalho (1916-1994)


Nasceu na Praia em 29 de Abril de 1916. Foi em criança para a Guiné com os pais. No seu tempo haveria 1700 cabo-verdianos no território, muitos deles tendo posições de destaque na vida económica, social, cultural e político-administrativa da colónia portuguesa. Trabalhou no BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, desde 1939, até ser detido pela PIDE em 15/3/1962.

Envolveu-se na luta política, filiando-se em 1956 no MLG – Movimento para Libertação da Guiné, por influência do seu compadre e colega de Abílio Duarte.

Inácio Soares de Carvalho, que nunca viveu na clandestinidade, contrariamente ao Rafael Barbosa, será preso pela primeira vez pela PIDE, na filial do BNU em Bissau, onde trabahava há mais de duas dezenas de anos. É então deportado, para o Tarrafal (, a partir da Ilha das Galinhas), aonde chega no início de setembro de 1962, numa leva de 100 presos, guineenses. Três anos depois, em 16/10/1965 e transferido para colónia penal da ilha das Galinhas, no arquipélago dos Bijagós.

Em 7/2/1967, é solto, pela primeira vez. Em 1972 e 1973, volta a passar pela experiência da prisão, em Bissau, até conhecer a liberdade definitiva com o 25 de Abril de 1974. Há uma escassa meia dúzia de documentos no Arquivo Amílcar Cabral com o seu "nome de guerra", Nassi ou Naci ou Nacy Camará.


Pertencia à "secção de informação e controle" do PAI (sigla original do PAIGC) em Bissau, ele e o Rafael Barbosa (c. 1926-2007), reportanto diretamente a Amílcar Cabral, que vivia em Conacri. Em outubro de 1961, Rafael Barbosa, de etnia papel (, Zain Lopes, na clandestinidade), é nomeado Presidente do Comité Central do PAIGC.

Nos final dos anos setenta, Inácio Soares de Caravalho regressa à sua terra natal, Praia, Cabo Verde, e afasta-se praticamente da vida política activa. Vem a falecer em dezembro de 1994, sem ter visto publicadas as suas memórias políticas que comecçou a escrever, "após incessantes insistências dos filhos", e que deu por concluídas em 1992. "Nelas o autor narra factos novos, desconhecidos da maioria dos militantes, pois, infelizmente, poucos foram os combatentes da clandestinidade, sobretudo na Guiné, que deixaram escritos sobre essa vertente da luta protagonizada pelo PAIGC." (Informações biográficas fornecidas pelo filho, Carlos de Carvalho, nascido na Guiné, complementadas por LG.)

É possível haver um lançamento do livro em Lisboa. Em Cabo Verde, a edição é de autor e teve vários patrocínios.

2. Excertos do livro "Memórias da Luta Clandestina" - V ( e última) Parte (*)


Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, no arquipélago de Cabo Verde 


Na noite de nossa chegada [, aoTarrafal], distribuíram a cada um de nós uma esteira que serviu de cama.

No dia seguinte, de manhã cedo, mostraram-nos um sítio um pouco afastado da caserna que era destinado para casa de banho, melhor dizendo, sanita. Quando acabamos de utilizar a sanita mandaram-nos para a bicha a fim de tomarmos o pequeno-almoço que era uma caneca de café e um pão sem nada para cada um de nós.

Depois do pequeno-almoço, fizeram a distribuição de nossas “pertences” para a nossa vida diária no Campo: uma cama de ferro galvanizado e duas esteiras, que nos serviu de colchão; uma manta, como cobertor; uma caneca e uma colher de alumínio para as refeições e para beber; calções feitos pelos alfaiates do Campo; alguns eram largos demais e outros apertados.

[...] Já no Campo, permanecemos 45 dias sem tomar banho. Muitos começaram a ter doenças na pele, as sarnas.

[...] Quando chegamos, já lá estavam os nossos irmãos angolanos que foram levados para lá em Fevereiro do mesmo ano [, 1962].

O Director da Colónia Penal nessa altura era um tal [José Pedro]Queimado Pinto e os polícias eram maioritariamente europeus vindos de Angola.


[...] O “regresso” dos prisioneiros à Guiné 

2° grupo de prisioneiros libertos 

Um grupo de mulheres havia solicitado a libertação de seus maridos presos no Tarrafal. Reagindo a esse pedido, foi autorizada a libertação de mais 5 prisioneiros.

Assim, no dia 16 de outubro de 65, o segundo grupo de prisioneiros guineenses foi posto em liberdade. Desse grupo faziam parte os prisioneiros: Inácio Soares de Carvalho, Bruno Dantas Pereira, Manuel Mamadú Korca Djaló, João Lobo de Pina e Manuel Vaz Horta Santi.

Fomos conduzidos à cidade da Praia onde passamos a noite.

[...] No dia seguinte, 17, fomos embarcados no Porto da Praia, às 16 Horas da tarde, num barco grande de que já não me lembro o nome.


A primeira libertação de ISC 


No dia 7 de fevereiro de 1967, foram 3 agentes da PIDE à Ilha das Galinhas buscar nós os 4, os “regressados” da Colónia Penal do Tarrafal, a fim de nos porem em liberdade [1]. Viemos, de novo, via Bolama e só chegamos a Bissau no dia 8.

Naquele dia mesmo, no período da manhã, o inspector Miguel Cardoso chamou-nos de novo ao seu gabinete e falou outra vez muito connosco a respeito da política que era só prejuízo para nós e que ia nos pôr em liberdade e que contava com a nossa colaboração [2]. Disse-nos ainda que o mal feito já passou e para não pensarmos mais no passado. Falou muito de mim sobre a minha declaração que prestei quando fui preso em 62, e que não neguei nada do que fiz e eu era responsável por aquilo que fiz. E que assim mesmo é que um homem deve ser.

Depois de toda a conversa mandou para nos passarem uma Declaração para levarmos à Administração na qual constava que não devíamos pagar o imposto.

Como podem constatar, nós, os 4 libertos, havíamos passado quase 5 anos presos, repartidos entre as prisões de Bissau, Mansoa, Ilha das Galinhas, Colónia Penal de Tarrafal - Cabo Verde, Bissau, de novo Ilha das Galinhas, para finalmente ganharmos a liberdade, a 8 de fevereiro de 1967.


[...] ISC e Guerra Ribeiro, “Chefe” da Guiné, - o “confronto” 


Após a nossa libertação, dirigimo-nos à Administração para apresentar a Declaração passada pela PIDE e na qual constava que estávamos isentos do pagamento de imposto. Mas, naquela altura, o Administrador era o famoso Guerra Ribeiro [3].

Este, quando chegou à Guiné, começou por trabalhar numa Casa Comercial. Pouco tempo depois foi para Câmara Municipal. Esteve lá poucos anos, e então passou para o Quadro Administrativo como funcionário, ou seja, Aspirante. Depois foi nomeado como Chefe Administrativo. Passado pouco tempo, foi nomeado Secretário Administrativo. Dali teve grande sorte passou para Administrador de Concelho. Teve grande sorte no princípio de sua vida, pois, no tempo do Salazarismo o mais criminoso é que tinha acesso e foi por esta via que Guerra Ribeiro se tornou num grande criminoso na Guiné-Portuguesa.

Na época, já se dizia que quem mandava em Bissau, podia-se dizer que mandava em quase metade da Guiné, era ele, Guerra Ribeiro.

 [...] Assim, ele, ignorando a Declaração, entendeu que devemos pagar imposto daquele ano. Quando nos disse isso, eu então quis lhe mostrar que já estivemos muito tempo presos e não tínhamos condições para pagar o imposto. Ele exaltou-se contra mim proferindo palavras odiosas e incriminatórias, dizendo-me no meio de toda aquela gente que eu tinha muita sorte e estava ainda a falar. Disse que se fosse ele que me tivesse prendido, naquela altura, eu já não estava a ver sol.

A uma dada altura da conversa, ele foi chamado para ir tratar de um assunto no seu Gabinete; Adolfo Ramos, que era um funcionário da Administração, aproveitou a oportunidade para me dizer para conservar muito calado porque Guerra Ribeiro é que está a mandar em quase toda a Guiné e que Deus há-de nos ajudar a arranjar maneira de encontrar dinheiro para pagarmos o imposto.

Como resultado da conversa com Guerra Ribeiro, ele deu-nos o prazo de um mês para pagarmos imposto. Isto confirma de facto o poder que ele tinha na Guiné, pois já nem seguia ou obedecia ordens do Inspector da PIDE.

[...] O regresso à casa 


Quando chegamos às nossas casas, no dia 8 de Fevereiro de 67, as nossas famílias, homens e mulheres, claro, ficaram todas satisfeitas.

Depois de contar à minha mulher a estória com Guerra Ribeiro, ela ficou num estado que não posso explicar mesmo. Só me perguntou se não sabia quem era Guerra Ribeiro, na Guiné. E voltou para mim, e disse-me: “tu nasceste de novo felizmente...e custe o que custar, temos que pagar o imposto”.


[...] Notícia de fim da luta de libertação 


No dia 29 de abril de 1974, terminou para sempre o nosso martírio e sofrimento na Ilha das Galinhas. Efectivamente, quando era mais ou menos 1 hora, da tarde, do dia em que completei 58 anos de idade, o António Namorado estava a cortar-me cabelo e alguns companheiros vinham e gozavam comigo, a dizer-me que eu tinha que pagar qualquer coisa no «Cadjique», porque estava a tornar um rapaz novo. 

E naquela brincadeira, de repente ouvimos algumas vozes a gritarem bem alto na rua. Festa na Bissau. «Djintidi PIDE é prindidu tudu». Com aquela gritaria de contentamento, os rapazes queriam fazer manifestação logo naquele momento. Mas eu, de imediato, chamei-lhes à atenção para que esperassem ainda a confirmação do sucedido, isto porque lembrei-me logo da tentativa de golpe de Estado levado a cabo em dezembro de 61, a partir do Quartel de Beja.

[...] Mas, poucos momentos depois, apareceu um Segurança a gritar-me todo entusiasmado:

- Homi Garandi, nó ganha djá guerra, bim, bim, obi rádio de Bissau, i na fala ná bós, presos di PIDE. Nó toma dja nó tchon...Viva Amílcar Cabral, Viva PAIGC».

_____________

Notas do Carlos de Carvalho:

[1] Inácio Soares de Carvalho, Bruno Dantas Pereira, Korca Djaló e João Lobo de Pina. De lembrar que o 5° elemento dos libertos na 2ª leva do Tarrafal, Horta Santy, fora definitivamente liberto logo depois de chegados a Bissau.

Segundo ISC (documentos avulsos), Korca Djaló era 2° Chefe de Esquadra e Lobo de Pina era Funcionário da Administração.

[2] De recordar que o inspector Miguel Cardoso é o mesmo que havia falado com os « libertos do Tarrafal » aquando do regresso à Guiné.

[3] Guerra Ribeiro e sua fama ficaram imortalizados na história da Guiné pelo já citado José Carlos Schwarz e sua Banda « Cobiana Jazz »,  num dos LP gravados nos anos 70 do séc. XX.

______________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 7 de março de 2020 Guiné 61/74 - P20708: (D)o outro lado do combate (58): memórias do militante do PAIGC , Inácio Soares de Carvalho, cabo-verdiano, funcionário do BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, detido pela PIDE em 1962, em seguida deportado para o Tarrafal, donde regressa em 1965, sendo colocado na Ilha das Galinhas... Liberto em 1967, é de novo preso em 1972 e 1973... Regressa à sua terra natal, em finais de 1970, afastando-se da vida política ativa... Morreu em 1994 - Parte V (Carlos de Carvalho, Praia, Santiago, CV)

Postes anteriores:


5 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20705: (D)o outro lado do combate (57): memórias do militante do PAIGC , Inácio Soares de Carvalho, cabo-verdiano, funcionário do BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, detido pela PIDE em 1962, em seguida deportado para o Tarrafal, donde regressa em 1965, sendo colocado na Ilha das Galinhas... Liberto em 1967, é de novo preso em 1972 e 1973... Regressa à sua terra natal, em finais de 1970, afastando-se da vida política ativa... Morreu em 1994 - Parte IV (Carlos de Carvalho, Praia, Santiago, CV)

3 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20701: (D)o outro lado do combate (56): memórias do militante do PAIGC , Inácio Soares de Carvalho, cabo-verdiano, funcionário do BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, detido pela PIDE em 1962, em seguida deportado para o Tarrafal, donde regressa em 1965, sendo colocado na Ilha das Galinhas... Liberto em 1967, é de novo preso em 1972 e 1973... Regressa à sua terra natal, em finais de 1970, afastando-se da vida política ativa... Morreu em 1994 - Parte III (Carlos de Carvalho, Praia, Santiago, CV)

2 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20698: (D)o outro lado do combate (55): memórias do militante do PAIGC , Inácio Soares de Carvalho, cabo-verdiano, funcionário do BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, detido pela PIDE em 1962, em seguida deportado para o Tarrafal, donde regressa em 1965, sendo colocado na Ilha das Galinhas... Liberto em 1967, é de novo preso em 1972 e 1973... Regressa à sua terra natal, em finais de 1970, afastando-se da vida política ativa... Morreu em 1994 - Parte II (Carlos de Carvalho, Praia, Santiago, CV)

29 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20695: (D)o outro lado do combate (54): memórias do militante do PAIGC , Inácio Soares de Carvalho, cabo-verdiano, funcionário do BNU - Banco Nacional Ultramarino, em Bissau, detido pela PIDE em 1962, em seguida deportado para o Tarrafal, donde regressa em 1965, sendo colocado na Ilha das Galinhas... Liberto em 1967, é de novo preso em 1972 e 1973... Regressa à sua terra natal, em finais de 1970, afastando-se da vida política ativa... Morreu em 1994 - Parte I (Carlos de Carvalho, Praia, Santiago, CV)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Como é sabido (, antes do 25 de Abril, poucos sabiam...), a "colónia penal do Tarrafal, na ilha de Santiago, Cabo-Verde, foi criada em 1936, e ficou tristemente conhecida como "campo da morte lenta".

Era destinada a presos políticos, opositores do regime do Estado Novo... Dez por cento dos presos que por lá passaram, morreram... ou sejam, 34 de um total 340. Eram nossos concidadãos, de diferentes opções político-ideolóficas (comunistas, anarquistas, republicanos...), marinheiros, operários, artesãos, empregados de escritório e de comércio, etc., enfim "arraia-miúda", como diria o cronista Fernão Lopes, o nosso primeiro historiógrafo...

Apesar da vitória das "forças democráticas", os "Aliados", em 1945, sobre as potências do Eixo (os regimes nazifascistas da Alemanha, Itália e Japão...), o campo (de concentração) do Tarrafal só foi fechado... nove anos depois, em 1954!... Dizem que por "pressão internacional"...

Vai reabrir, todavia, na sequência da guerra colonial, que se inicia em Angola, mas com outro nome, um eufemismo "Campo de Trabalho do Chão Bom" (CTCB) (sic)... Mas havia mais campos no ultramar, e com condições de detenção bem mais duras: Missombo e São Nicolau, em Angola; Machava e Madalane, em Moçambique; ilha das Galinhas, na Guiné... No Tarrafal, ou melhor do Campo de Trabalho de Chão Bom, na 2ª fase, dita "africana (1962-1974), morreram apenas 3 homens, pro doença, incluindo 2 guineenses, com sequelas dos "maus tratos" recebidos na altura da prisão...

Já em São Nicolau, no Sul de Angola, e segundo a historiadora Dalila Mateus, terão morrido "de doença", só entre 1969 e 1972, "bem mais de uma centena de pessoas". Em 1972, em Angola, em São Nicolau havia 123 presos, enquanto no Missombo estavam 874.

Há quem diga que o Tarrafal, nesta fase, não era assim tão "mau"...

O jornalista e investigador cabo-verdiano, José Vicente Lopes, que já se cruzou connosco no nosso blogue, tem uma obra de referência sobre o Tarrafal: "Tarrafal- Chão Bom; memórias e verdades", 2 volumes, Praia, IIPC, 2010.

(Continua)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

(Continuação)


Os "deportados" foram chegando ao CTCB / Tarrafal, em várias levas, a última em 1972 (14 elementos do MPLA).

Ma primeira leva vieram angolanos, de vários movimentos, com destaque para o MPLA.... Todos eles "condenados em tribunal"... Os pobres dos guineenses, esses, vieram mesmo sem julgamento. A centena de guineenses chegou em setembro de 1962, incluindo o Inácio Soares de Carvalho... Foram depois sendo libertados, últimos 52 em 1969.

Antes de serem soltos, parece que tinham que responder a um quetsionário e fazer uma declaração de confissão de arrependimento", e emque se comprometiam a nunca mais se envolver em atividades contra a segurança do Estado.... Três deles ter-se-ao recusado a responder, incluindo Aristides Barbosa e Mário Mamadú Turé que, em janeiro de 1973, em Conacri, irão estar no grupo de dissidentes do PAIGC que estarão no complô para prender e/ou assassinar Amílcar Cabral.

Recorde-se que esses 52 fazem parte do lote dos presos que beneficiam do "gesto magnânimo" de Spíbola... A data não poderia ser melhor escolhido: 3 de agosto de 1969, 10º aniversário do "massacre de Pi(n)djiguiti".

Mas também estiveram lá, no CTCH, 20 cabo-verdianos, militantes do PAIGC... Os últimos presos foram libertados com o 25 de Abril de 1974, aliás um semana depois em 1 de Maio. Mas o PAIGC logo se apoderou do CTCH e meteu lá dentro 70 "opositores", militantes de outros movimentos (como a UDC e UPICV)... (Parece, às vezes, que a História se repete...).

Caricatas são as visitas da Cruz Vermelha Internacional, por duas vezes, em fevereiro de 1969 e em fins de 1971... Os seus delegados parece que ficam com uma boa impressão do lugar... Afinal, aquilo não era assim tão mau, os presos até tinham algumas "regalias", como idas semanais à praia,sessões de cinema, biblioteca (oferecida pela Gulbenkian), consultas no hospital da cidade da Praia, possibilidade de prosseguir os estudos e fazer exames, e até de escrever livros como o "Luuanda", do Luandino Veira...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Há 10 anos atrás, quando José Vicente Lopes escreveu o seu livro (2 volumes), "Tarrafal- Chão Bom; memórias e verdades", 85 a 90% dos guineenses "tarrafalistas" já tinham morrido. Foi o caso do Inácio Soares de Carvalho (,cabo-verdiano, nascido em 1916, mas levado em criança para a Guiné, com os seus pais): voltou para a Praia, sua terra natal, em finais de 1970, cinquenta e tal anos depois, muito provavelmente desgostoso com (e ignorado por) o seu partido; morreu em 1994.