quinta-feira, 12 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20727: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca...é Grande (115): A Sorte Protege os Audazes, mas não... do novo coronavírus COVID-19.


Infografia: Cortesia da  Direção-Geral de Saúde.


1. Mensagem  que deixei hoje na página da Magnífica Tabanca da Linha cujo régulo estava com intenção de manter, até ao fim da manhã, a convocação, para a próxima 5ª feira, do  48º almoço-convívio... e já tinha quase meia centena de inscrições.

O régulo Manuel Resende ouviu os "magníficos", sobretudo as razões dos que aconselhavam o cancelamento, por causa da atual pandemia, ponderou e decidiu... cancelar.

Mas a minha mensagem não perde oportunidade, atualidade e relevância, tendo em conta a anunciada realização de muitos outros convívios de antigos combatentes, nas próximas semanas.

Amigos e camaradas: trabalhei na saúde pública durante quatro décadas, sou doutorado nesta área (. não sendo médico, sou sociólogo...), estive empenhado no grupo de investigação e ação da Escola Nacional de Saúde Pública / NOVA, em 2009, aquando da gripe pandémica do H1N1...Sou contra o alarmismo, a paranoia e o medo que se está gerar e a instalar (nas redes sociais, nas escolas, nos transportes, nos hipermercados...).

Sou a favor do alinhamento com as autoridades de saúde pública deste paìs; fui militar como vocês, valorizo muito, em situações-limite como a guerra ou uma pandemia, a existência de (e a obediência a) uma única linha de comando-controlo...

O vírus, o novo coronavírus COVI-19, já entrou na comunidade...o que significa que não já podemos saber, como até agora, quem infecta quem... A OMS, com a autoridade, o saber, a experiência e o prestígío e a idade que tem (, é da nossa idade...), já declarou a situação como pandemia... É a segunda pandemia do séc. XXI... Dizem que há 3 por século... Se sim, temos que nos safar desta e esperar já não apanhar a terceira...

A partir daí, reuniões de grandes grupos (50 ou mais), em espaços fechados, começam a tornar-se um risco... Aprendamos com os erros dos outros países... Recordem-se do que nos ensinaram na tropa: "mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto"... Foi um conselho valioso para quem andou e penou na Guiné. E não brinquemos, por favor, " com a sorte que protege os audazes": esta é outra guerra, e já temos vinte anos, nem o sistema imunitário de há 50 anos atrás...

Há camaradas nossos a subestimar a gravidade da situação... E até a fazer humor negro. Os epediemiologistas e infecciologistas dizem-nos que  pior está para vir (, no que diz respeito, por exemplo, ao nosso país)... Os "machos latinos" também se abatem... Oxalá nenhum de nós seja infectado: na nossa faixa etária, o risco de morrer, em caso de infeção pelo COVID-19, é elevado, provavelmente muito mais do que o de "lerpar" na Guiné, há 50 anos atrás... 

De resto, não há anticorpos para este "bicho"... Este novo coronavírus é muito agressivo para as pessoas da nossa idade...Somos muitos mais vulneráveis do que os nossos netos... e o risco de sermos infetados é grande. E a taxa de letalidade, elevada.  

Poupem-se!... Tranquem-se em casa... Nada de beijinhos, cichorações, abraços... Nem beijos íntímos... Ponderem, inclusive, a hipótese de dormir em camas separadas... Agora já não faz tanto frio  à noite...em-se!...

Adoecer nesta altura é uma carga de trabalhos e de aflições para nós e para aqueles que nos amam, sem esquecer os que nos têm de tratar, e que nesta altura são uns heróis (pessoal do INEM, médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, farmacèuticos, pessoal da Linha Saúde 24, bombeiros, e demais pessoal da proteção civil, etc. ), sem esquecer os que mantêm, todos os dias, as atividades essenciais à nossa vida, segurança e bem-estar...

Outras tabancas (Matosinhos e Melros, por ex,) também estão a tomar as devidas precauções. Não sejamos nós a dar o mau exemplo de irresponsabilidade social e quebra de solidariedade comunitária e nacional... Obrigado à Marta Rosales, filha do Jorge Rosales, pela sua oportuna e lúcida tomada de posição, ontem na página do Facebook da Tabanca da Linha. Disse escreveu ela ao Manuel Resende, o régulo que sucedeu ao seu pai:

"Caro Manuel, penso que é a primeira vez que escrevo sobre qualquer actividade da Tabanca, mas vou seguindo os seus posts com atenção. 
"Como sabe sou cientista e professora na ULisboa. Dado o perfil dos membros da Tabanca, pedia-lhe que reconsiderassem esta decisão.

"Sei que o quanto estes convívios são importantes (o pai gostava muito deles). Mas também sei o que é acompanhar uma infecção de alguém aparentemente saudável até à morte.

"O vírus é agressivo para o vosso grupo etário. Peço-vos que ponderem. Pelo menos até termos reunida mais informação. acredite que não sou dada a alarmes. Um grande beijinho para si."


Eu também acho que os "magnificos" terão mais e melhores oportunidades de marcar presença na Tabanca da Linha...

Como dizia o meu velhote (, que esteve como expedicionário em Cabo Verde, no RI 23, em 1941/43), "mais vale andar neste mundo de muletas do que no outro em carretas"... Melhores dias hão de vir... Eu sei que custa ficar sozinho em casa... Mas é nestas alturas que temos de pôr a imaginação e a criatividade a trabalhar... Hoje a minha neta, a primeira e única que tenho até agora, faz 4 meses... Com muita pena não vou poder estar com ela, para jantarmos todos em conjunto, mas já lhe fiz uma quadra festiva:

"Abaixo a pandemia, / Que a Clarinha está em festa,/ Hoje é dia de alegria, / Mesm' sem beijinhos na testa" (Assinam os avós, do Continente e da Madeira, "em quarentena", no dia em que a sua netinha faz 4 mesinhos de vida...).

Em suma, camaradas e amigos, a nossa geração tem uma responsabilidade acrescida, a de proteger e promover a nossa saúde, a da nossa família, dos nossos amigos, camaradas e demais concidadãos. Sigam e cumpram, com inteligêmcia, bom senso e ponderação,   as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

 (E já agora, que têm mais tempo, vejam ou revejam a  "grande entrevista" dada à RTP 3, ontem pelo dr. Filipe Froes, pneumologista e intensivista do Hospital Polido Valente, de resto, pessoa que muito estimo e admiro desde que foi meu aluno do curso de doutoramento em saúde pública, na ENSP/NOVA há uns anos atrás.)

Luís Graça

PS - Por estas e demais razões, temos, de ponderar, muito seriamente, nos próximos dias a decisão de cancelar ou adiar (para o próximo outono, por exemplo) o nosso XV Encontro Nacional da Tabanca Grande, já marcado para o dia de 2 de maio de 2020, em Monte Real.

Recordo que em 2009, tivemos sorte: o IV Encontro Nacional da Tabanca Grande realizou-se, com 132 participantes, em 20 de junho de 2009, na Ortigosa, Monte Real,  já no inicio da gripe pandémica do H1N1 (, em Portugal, o primeiro doente infetado foi registado em 4/5/2009 e a primeira morte em 23/9/2009).

Em 1 de fevereiro de 2020, eu já estava receoso do que poderia vir a acontecer, defendo a realização do encontro em setembro o outubro: 

(...) "Estamos a tentar arranjar uma data para voltarmos a encontrarmo-nos, este ano, no nosso convívio anual... Será o XV Encontro Nacional da Tabanca Grande. Muito provavelmente no fim do verão, em 26 de setembro de 2020. Em Monte Real, se o atual surto de pneumonia por novo Coronavírus (2019-nCoV ou SARS-CoV-2) nos deixar, isto é, se não se transformar numa pandemia... Daremos notícias em breve. (...)"...  

7 comentários:

Anónimo disse...

CAUTELA E PONDERAÇÃO

Caro Luis disseste quase tudo,apenas quero realçar que neste momento se sabe pouco sobre esta estirpe de coronavirus.

Ainda é muito prematuro falar sobre este assunto mas já se sabe que é mais letal para as pessoas idosas sobretudo para aquelas que têm patologias do foro cardio-respiratório e com imunidade diminuída,(tratamentos para doenças oncológicas,diabetes não controlada etc.)
A percentagem de letalidade é na ordem dos 3%.

O que é inadmissível é o que se passa com alguma comunicação social que só desinforma e cria histeria colectiva.
Esgotarem bens essências nos supermercados e pasme-se até o papel higiénico revela bem até onde vai esta irracionalidade ...pode-se morrer mas com o "cú limpinho"

AGUARDAM-SE NOVIDADES
AB

C.Martins

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caaro C. Martins:

Tu que estiveste na Guiné, na guerra, e que agora és médico, e lidas com a população mais envelhida e frágil do interior do páis, bem podes falar de "cátedra", sobre esta pandemia que se abateu sobre nós, começou na China em dezembro passad e já está em (quase) todo o lado...

Temos que deixar bem clara esta mensagem aos nossos camaradas que tendem, nalguns casos, a subestimar o perigo real que estamos a correr...(e há também aqueles qe são vítimas da desinformação e do terrorismo verbal de gente malévola nas redes sociais, as "ratazanas", especialistas em espalhar o pânico e a mentira.)

Temos de nos proteger (e proteger os que nos estão próximos), e desta vez não confiar na sorte... A Sorte Protegia os Audazes, na guerra... Mas a guerra agora é outra... O malvado do vírus anda à velocidade supersónica (de um espirro) tal como uma bala, ...e tem uma especial preferência pela "rapaziada nova" da nossa idade...

Os nossos netos estão melhor protegidos do que nós... e até podem ser "portadores do vírus", assintomáticos... No nosso caso, se formos infectados, pode ser "tiro e queda"... E ainda por cima o nosso país só tem (, cito o meu amigo e especialista Filipe Froes...) 500 a 600 ventiladores...E entre o avô e o neto, os médicos podem ter que escolher o mais novo... Sempre foi assim. E está a acontecer agora na Itália...

Ainda não temos mortos, porque o número de casos ainda é pequeno, não chegou à centena... Um gajo fica "acagaçado" quando lê que na Itália, que tanto amamos e onde temos tantos amigos, a barreira dos mil mortos já foi ultrapassada...

Um alfabravo, Luís Graça

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional da Tabanca Grane (Carlos Vinhal, Joaquim Mexia Alves, Luís Graça e Miguel Pessoa) decidiu adiar "sine die" o evento, que estava previsto para o 2 de maio de 2020, em Monte Real.

Aliás, esperemos que todos os próximos convívios de ex-combatentes (bem como os encontros regulares das nossas Tabancas...) sejam adiados, pelo menos até à Páscoa (, cenário mais favorável).

Em boa verdade, não temos cenários (B, C, D...), temos mesmo que cancelar "sine die" o nosso XV Encontro Nacional: os restaurantes vão só poder funcionar com um 1/3 da lotação máxima. O risco de contágio é real (15 minutos de interação a menos de 2 metros de distância com pessoas infectadas, utilização de casas de banho públicas, elevadores, piscinas, quartos de hotel, escadas rolantes, corrimões, centros comerciais, aviões, etc.).

Estamos todos de acordo, os quatro da Comissão Organizadora. Esperemos por melhores dias. Os próximos tempos não vão ser fáceis para os portugueses... Vamos manter a calma, a serenidade e a presença de espírito, como nos bons velhos tempos da Guiné... Um alfabravo. Luís

PS - Quem tem o WhatsApp pode fazer videochamadas à borla, mas receio que a Net vá entupir...

Antº Rosinha disse...

Quando foi da SIDA, já se morria na América inglaterra e França, e cá em Portugal era um descanso, nada nem sinal.

Quando pusemos os pés no chão, já Portugal em percentagem ultrapassava tudo e todos na Europa.

Será que as noticias actualmente estarão actualizadas em Portugal?

É sempre de desconfiar.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camaradas e amigos, tabanqueiros: cuidem-se, descansem, fiquem em casa, não entrem em paranoia, tenham esperança, agora é a hora de ficarmos de guarda, como há 50 anos (, quantas noites, emboscados!), a velar, a zelar, a rezar por nós e pelos outros que nos são/estão próximos...

Que o raio do COVID-19 é pior que um gato assanhado... E nós somos uns apetecíveis e vulneráveis ratinhos!... É a hora de não nos expormos gratuitamente e darmos o exemplo de serenidade, responsabilidade, solidariedade... e de "compliance" (adesão) às recomendações das autoridades de saúde...

Entre o oito e o oitenta, tenho pena que haja gente, a começar por alguns senhores professores catedráticos de saúde pública até aos burocratas-sindicalistas, a fazer "contas de sumir" e a discutir o sexo dos anjos... Há uma grande tendência neste país para as pessoas perderem o foco, multiplicando com isso os pequenos e grandes desastres de "Alcácer Quibir"... Há gente, afinal muito pequena, que tem uma absoluta, compulsiva, necessidade de se pôr em bicos de pés para poderem falar, em pouco mais alto do que os outros...

Fundamental, nesta que já é a maior pandemia do século, é a perfeita unidade de comando-controlo... E cuidado com as "ratazanas" e "toupeiras" do costume, que minam as redes sociais, lançando atoardas, provocações, meias-verdades, meias-mentiras, insinuações torpes!...

É vergonhoso como alguns portugueses (?) tratam, nesta hora difícil, pessoas de uma grande, excecional dedicação à saúde pública e a Portugal como a minha amiga e colega dra. Graça Freitas, diretora-geral de saúde!...

Aproveitemos, amigos e camaradas, para blogar, talvez um pouco mais do que o costume, já que nem beijinhos podemos dar... Enfim, esperemos que a pandemia não se transforme em pandemónio...Também está nas nossas mãos travar o medo, o nosso e o dos outros. Haveremos de ganhar esta batalha, que parte da guerra do futuro...

O sacana do meu médico trancou-me em casa... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Esconjurar o medo é preciso!...Cantar e gritar faz bem á nossa saúde mental... Dentro de dias, vamos também de sair às varandas para cantar e gritar a plenos pulmões!


https://www.rtp.pt/noticias/covid-19/covid-19-a-situacao-do-novo-coronavirus-ao-minuto-no-pais-e-no-mundo_e1211704

Tabanca Grande Luís Graça disse...

"Fechados em casa perante o pavor da contaminação, foi nas janelas e nas varandas que os italianos recuperaram o ânimo para enfrentar uma das piores ameaças de que nos lembramos."


Esconjurar o medo é preciso!...

Cantar e gritar faz bem á nossa saúde física e mental... Um belo exemplo de resistência, resiliência e sentido de esperança!...

Dentro de dias, vamos também nós, aqui, em Portugal, ter de sair às varandas para cantar e gritar a plenos pulmões!


https://www.rtp.pt/noticias/covid-19/covid-19-a-situacao-do-novo-coronavirus-ao-minuto-no-pais-e-no-mundo_e1211704