quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Guiné 61/74 - P21248: Historiografia da presença portuguesa em África (226): Aleixo Justiniano Sócrates da Costa - Um outro olhar sobre a Guiné em 1885 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 23 de Dezembro de 2019:

Queridos amigos,
São artigos de leitura irrecusável, e por motivos sólidos. Aleixo Justiniano Sócrates da Costa foi um médico militar goês que prestou serviço em Cabo Verde e na Guiné, documentou-se, escrevia muitíssimo bem, e neste texto até se destaca os parágrafos que ele reserva à descrição das tempestades, é do melhor naturalismo literário que se pode imaginar. Veja-se como ele consagra fronteiras, exatamente um ano antes de Portugal ter chegado a um acordo com a França. Já vários investigadores observaram que se é verdade que perdemos toda a soberania na bacia do Casamansa e recebemos a península de Cacine, um presente inesperado, o tratado deu uma configuração à presença portuguesa onde até agora essa presença não passara de uma pura ilusão. Impossível fazer-se aqui mais do que uma pura resenha aos bastos conhecimentos deste facultativo do Ultramar, veremos no próximo texto o enquadramento que ele deu à agricultura e ao comércio e às propostas que apresentava para ultrapassar o estado de profundo subdesenvolvimento em que se encontrava a colónia.

Um abraço do
Mário


Um outro olhar sobre a Guiné em 1885 (1)

Beja Santos

O seu nome é Aleixo Justiniano Sócrates da Costa, era médico militar goês, prestou serviço em Cabo Verde e na Guiné, sócio ordinário da Sociedade de Geografia de Lisboa e nos boletins da instituição, 4.ª série, n.ºs 2, 3 e 4, de 1885, lançou-se ao trabalho para descrever aos seus confrades da Sociedade de Geografia, o que era a Guiné. Há pontos que são verdadeiramente importantes, veja-se o que era para este facultativo a superfície da colónia:
“O distrito, hoje província, da Guiné Portuguesa, que devia abranger todo o litoral da costa ocidental de África e ilhas adjacentes, desde Cabo Verde até à Serra Leoa, compunha-se há pouco tempo dos concelhos de Bissau, Bolama e Cacheu, com suas dependências. Ao Concelho de Bissau pertencem o presídio de Geba, a ilha de Orango, nos Bijagós, e alguns pontos do Xime e S. Belchior no rio Geba. Fá e Ganjarra, que se acham abandonados desde 1861, estão situados no mesmo rio.
O Concelho de Bolama, hoje sede do Governo, é constituído pela ilha do mesmo nome, com a das Galinhas e com os territórios do rio Grande e do rio Tombali. O Concelho de Cacheu abrange a povoação do mesmo nome, o presídio de Farim, no rio de S. Domingos, o presídio de Zinguinchor, no rio Casamansa, as aldeias de Bolor, Jefunco e Varela, na margem direita da barra de Cacheu, e a de Mata e Putama, na esquerda”.
Definição curiosa, para quem gosta de estudar a Guiné é agora possível comparar o que se admitia ser a Guiné em 1885 e qual o território que a Convenção Luso-Francesa, de 12 de maio de 1886, veio a reconhecer à soberania portuguesa.
É um médico que estudou e percorreu várias regiões. Procura ser rigoroso quando fala da população gentílica da ilha de Bissau, e dá pormenores sobre Antula, Bandim, Intim, Bigemetá, Buim, Cumeré, Prabis, Quixete, Safim e Torre.
O seu comentário sobre Geba tem igualmente muito interesse: “É principalmente neste desgraçado presídio, quase totalmente abandonado pelo Governo, que os selvagens executam as mais escandalosas pilhagens. É sobre eles que o gentio faz recair toda a sua fúria e sanha. As guerras entre Fulas e Mandingas, e a indiferença com que o Governo olhou essas guerras, promoveram a ruína desse importantíssimo ponto da Guiné.
A povoação de Geba é aprazível pela frescura dos bosques que a revestem. Tendo de comprimento 2 milhas e de largura 1. Apesar da pequenez da sua área é de magna importância, porque pode dizer-se que é o primeiro centro comercial da Senegâmbia”.

Comentando o bombardeamento da ilha de Orango às ordens do Governador Agostinho Coelho, o autor pede a maior firmeza e severidade: “Na Guiné não há que recuar, não há que parar. Ou tudo, ou nada. O gentio ali há-de ser sempre insolente e sempre para temer enquanto não levar a lição severa e geral que lhe sirva de escarmento”.

Não é peco a dissertar sobre o que quer que seja: a instrução, a incúria na educação da mulher, o estado do catolicismo no território, a idolatria, o islamismo, o estado em que se encontram os edifícios públicos, as deploráveis condições hígio-sanitárias da vila de Bissau. Recorda-se ao leitor que já aqui se fez menção quanto à existência nos Reservados da Sociedade de Geografia de um documento de Aleixo Justiniano Sócrates da Costa sobre a vila de Bissau, é documento obrigatório para qualquer investigador ou interessado em conhecer com profundidade a Guiné antes da sua autonomização em 1879.

Este médico goês é por vezes capaz de uma muito boa prosa poética, é possuidor de um invejável vigor naturalista. A propósito da meteorologia, vale a pena reproduzir na íntegra o que ele diz sobre os temporais da Guiné:
“São majestosos os temporais na Guiné. São medonhas aquelas convulsões da natureza que, ali, grande em tudo, até nos horrores da tempestade, patenteia o seu imenso vigor e se expande em toda a sua altiva e orgulhosa beleza.
Surdo rumor das vagas revoltas, que nas costas se torcem e se revolvem convulsivas, como se as fustigasse a asa procelosa do génio das solidões, ocultos estremecimentos, rugidos que se não sabe de onde partem, preludiam o conflito dos elementos irritados, que se vão dar tremendo recontro na amplidão do espaço e dos mares.
Nuvens de densa negrura, ou de cor acobreada, reverberando baços e fulvos clarões, vão-se acastelando entre Norte e Sudeste, correndo em direcção contínua ao vento, que sibila horríssono.
Súbito, medonho ribombo anuncia que o trovão rompe a batalha. É o clarim da tempestade. Para logo os relâmpagos sulcam ininterruptos a tenebrosa densidade do caos, e o eco medonho dos trovões, percutindo o espaço, um após outro, abala a natureza inteira em tremenda convulsão.
Se é noite, o denso negrume da atmosfera não deixa divisar uma única estrela. A lua, de instante em instante encoberta pelas tétricas nuvens que se debatem no espaço, apenas envia à terra lívidos clarões.
Acalma-se em seguida o vento. As nuvens, até ali condensadas ou encapeladas em rolos sobrepostos, estendem-se pelo horizonte, e, subindo finalmente, formam um arco semelhante ao Íris. No vão deste arco fuzilam amiudados relâmpagos, acompanhando o ribombo incessante dos trovões, e do meio desta traiçoeira calma levanta-se rijíssimo Nordeste, que em seguida refresca, e salta para Este e Sudeste. Então, como derradeira manifestação da pavorosa convulsão da natureza, as nuvens rasgam o bojo lívido e prenhe de electricidade, e torrentes de aguaceiro se despenham em catarata, inundando a terra. É o parto do cataclismo. Cessam as convulsões.
Vão-se rareando as descargas eléctricas. O trovão já não abala os polos. O vento, enfraquecido pela chuva ronda ao Sul, já muito bonançoso e soprando só as bafagens; e quando chega ao quadrante Sudeste decai em calmaria. Descansam os elementos e respira a natureza.
É de uma hora a hora e meia a duração ordinária deste imponente espectáculo.”

(continua)


Carnaval de Bolama, "Grupo Cultural Bolama Nobo"
Retirado do Pinterest, rede social, com a devida vénia

Bissau, depois da tempestade Fred, em 2015
Imagem retirada de Novas da Guiné-Bissau, com a devida vénia
____________

Nota do editor

Último poste da série de 5 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21227: Historiografia da presença portuguesa em África (225): Os Banhuns da Guiné: num romance e na etno-história (Mário Beja Santos)

Sem comentários: