sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Guiné 61/74 - P21253: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (15): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Agosto de 2020:

Queridos amigos,
Impunha-se dar voz à paixão de Annette, como se sente Paulo Guilherme já sabemos, por entreposta pessoa, este português tem vindo a firmar raízes com gente do mesmo ofício, com quem tarimba em reuniões oficiais e também no movimento associativo de consumidores. Tudo faz, a partir de agora, sem se subtrair às obrigações que mantém e manterá em Lisboa, para encontrar abertas que justifiquem a partida para Bruxelas. O correio trocado é esfuziante, uma mescla abençoada de passado, presente e futuro, aqui temos uma declaração de amor e uma confissão de algo que aconteceu num dado momento e que tem a ver com uma fotografia, um comentário de Paulo, coisa estranhíssima, pôs a balançar o coração de Annette. Há que ler a expressão que ela utiliza, o amor tem razões que as palavras explicam, um tanto ao revés do pensamento de Blaise Pascal. A felicidade de Annette desmesura-se, é a sua vez agora de enviar uma carta falando do seu dia-a-dia de intérprete.
Para quem está a acompanhar estas jornadas escaldantes, é bom não perder o episódio seguinte.

Um abraço do
Mário


Esboços para um romance – II (Mário Beja Santos):
Rua do Eclipse (15): A funda que arremessa para o fundo da memória

Mário Beja Santos

Mon très adorable Paulo, é a primeira vez que te escrevo desde que descobri o virar da página das nossas vidas, tudo tão espontâneo, como tivesse havido um pousio, um compasso de espera e uma roda da fortuna a desandar para o nosso encontro, a descoberta de duas ilhas solitárias, a despeito dos nossos dois quotidianos em azáfama, para ganhar decentemente a nossa existência e apoiarmos os nossos filhos, na instabilidade das suas carreiras profissionais, e não descarto, no teu caso concreto, os problemas de saúde de um dos teus filhos, que tanto te aflige. Tu enches-me de felicidade, a maravilha que tu sentes, a exultação perante o meu corpo e o que tu chamas a beleza do meu caráter, estonteia-me, mas acredito plenamente em ti.

Foi através de caminhos ínvios, por veredas sem sinalização, que fomos amadurecendo, ganhando confiança, até eu ter tomado a iniciativa de te dizer, sem qualquer pejo, que te amava loucamente, na noite em que pela primeira vez dormimos juntos. Sim, caminhos ínvios, passeios acalorados, outras vezes debaixo da morrinha da chuva, metidos em cafés quando os céus desabavam águas, nesta Bruxelas, acredito piamente, que tu amas de alma e coração. Passeios em Ixelles, Saint-Gilles, Schaerbeek, percorrendo calçadas, visitando exposições, recordo neste momento, como se tivesse sido há uma hora, e eu ainda estivesse a esfregar os pés dos longos passeios no Parque Josaphat, em Laeken, onde tu querias visitar as estufas e rever o Pavilhão Chinês e a Torre Japonesa (confesso-te que para mim estes adereços não passam de meras curiosidades, de um monarca endinheirado, um Leopoldo II, que foi a uma Exposição Universal e comprou adornos exóticos para exibir nos seus territórios), aquele inesquecível almoço em Dinant, vejo-te tão prazenteiro e guloso com a descoberta do frango de estragão, a alegria do cozinheiro a dar-te a receita e a dizer que a confeção só resulta com estragão fresco, comeste a valer e remataste com uma Dame blanche, um café e um Drambuie.

Vezes sem conta, nos dias seguintes àquele benquisto encontro na Rue Froissart, eu me questionei quanto ao teu pedido de abrirmos correspondência, o pretexto para vires a escrever um romance sobre a tua experiência na guerra da Guiné, aceitei o teu argumento, já se tinham passado cerca de três décadas sobre o teu regresso, o campo ficcional era o melhor terreno para enfrentar o que a memória e os documentos que conservaste te permitiam não um mero regresso ao passado mas advertir as gerações futuras. Percebi bem, por múltiplas razões aqui também não se fala da nossa colonização do Congo e de alguns envolvimentos sórdidos, tentativas de obter uma presença neocolonial, tudo isto é muito incómodo para a minha geração, pouco se fala das nossas ingerências e das desgraças que provocámos. E agora que tu sabes do meu amor por ti, como vejo o nosso futuro tão promissor, mesmo sabendo que temos muitos anos pela frente em que não podemos abandonar as nossas profissões, independentemente de nenhum de nós saber onde vamos pôr a âncora para as nossas velhices, quero que saibas que houve um momento que transformou a mera curiosidade numa eclosão afetiva, num transbordo tão forte de uma quase entrega, tudo aconteceu quando me enviaste, sob a forma de epítome, os acontecimentos do renascimento de Missirá, a que atribuis uma quase transcendência no desenvolvimento da tua personalidade, tu mesmo escreveste que aqueles meses de abril a julho de 1969 tinham constituído um repto ímpar, a descoberta da criação, o papel do cuidado e do desvelo pelas vidas que te tinham sido confiadas e pela segurança que te cumpria acautelar, naquele espaço de um destacamento militar, onde viviam tantos civis e aquelas crianças que tanto te preocupavam, umas de barriga inchada, outras portadoras de doença visível, a tua alegria quando conseguiste professor, o protocolo estabelecido com aquelas crianças que lavavam a loiça e que tinham direito a todas as sobras.

Mas, adorable Paulo, foi a fotografia do Jobo e a descrição tão entusiástica da padaria em Missirá que me fez entrar em definitivo naquele mundo tropical que tu não viveste numa mera passagem, a pôr uma cruz nos dias do calendário. Guardei tudo quanto escreveste, e aqui reproduzo:
“Annette, não contive o meu júbilo quando vi o Jobo enfronhado a amassar a farinha com fermento, o esforço que foi encontrar aqueles tijolos, ver nascer o forno, protegê-lo com um resguardo minimamente sólido, em frente do Jobo, que estagiou na padaria de Bambadinca duas semanas, e que veio com uma espécie de certificado de boa aprovação, o olhar que ele nos lança, de triunfo, como soubesse que das suas mãos sairiam pães apetitosos para militares e civis, já que ele também quer ser empreendedor e pediu autorização para nas horas vagas corresponder às solicitações da população civil, pois bem, creio que esta imagem espelha aquilo que chamamos desenvolvimento, civilização, cultura, a interseção de vários arcos temporais, a descoberta de que um bom alimento está ao alcance das nossas mãos e que podemos viver muito melhor. Há momentos, minha inestimável Annette, quando me sinto apoucado, talvez mesmo entristecido quando as coisas não me correm de feição, que venho contemplar os olhos do Jobo, as suas mãos bem firmadas dentro de um cunhete de granadas, e então revigoro-me, aquela caixa, inicialmente portadora de sinais da morte, prepara alimentos, e o Jobo, sem pose estudada, parece dizer-nos que logo acabe aquela malfadada guerra mudará de profissão”.

Algo mudou em mim Paulo, quando li e reli esta tua mensagem sobre a vida, a tua relação com o Outro, e a partir daí clarificou-me o sentimento que eu nutria por ti. Terrível o que me disseste mais tarde, que Jobo Baldé te escrevera de uma terra chamada Galomaro, em 1991, a pedir para o trazeres para Lisboa, que vivia na miséria, e que confiava absolutamente em ti. Fora muito duro teres recebido aquela carta, sentias-te impotente, naquele período em que vivias como cooperante, na maior das expetativas e que culminou na maior das deceções, conseguiras trazer o teu guarda-costas, Cherno Suane, dado o pretexto que sofrera duplo traumatismo craniano naquele acidente da mina anticarro, que tão bem me descreveste.

Na base da sinceridade em que assenta este amor tão pujante, tão inesperado para mim, quando já me preparava, com um certo travo de resignação, em ficar uma avó prestável, tu vieste como Estrela Polar, e não te quero esconder que esta correspondência é verdadeiramente um alívio, também me cabe a responsabilidade de preparar tempos disponíveis para te ir ver a Lisboa, entrar no teu mundo. Uma última confidência: a minha filha Noémie veio visitar-me e ficou muito surpreendida com tanta fotografia e cartas espalhadas, e uma fotografia emoldurada de um desconhecido. Sorriu e disse-me, “Ainda bem que estás a reconstruir algo que mereces, fico feliz se encontraste o companheiro do futuro”. Paulo, escreve-me, parece que vens dentro de duas semanas, não é? Estou a pensar em passarmos uns dias em La Campine, muito perto de Antuérpia, andaríamos de bicicleta, passeios de barco nos canais, podíamos ir aos Países Baixos, se quiseres. Amo-te tanto! Tu fazes parte da Misericórdia de Deus, em que tanto acredito. Do meu coração para ti, Annette.

(continua)

Bóreas, Deus dos ventos do Norte, 1922, escultura do Parque Josaphat, por Joseph Van Hamme

Maison Autrique, a primeira joia do genial arquiteto Victor Horta

Casa de Magritte, em Schaerbeek, Bruxelas

A Torre Japonesa e o Pavilhão Chinês em Laeken, Bruxelas

Dinant, Bélgica

Jobo Baldé, bravo soldado e exímio padeiro de Missirá
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21231: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (14): A funda que arremessa para o fundo da memória

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Interessante o nome deste arquitecto belga ser Victor Horta, nascido em Gant.
Dizem que da cidade da Horta (Faial-Açores) deve o seu nome ao do seu fundador, o 1º. Capitão Donatário o flamengo chamado Joss van Hurtere.

Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.