sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21770: Tabanca da Diáspora Lusófona (13): O meu muito obrigado, com muitas saudades e esperança de melhores dias para todos (João Crisóstomo, Nova Iorque)






Nova Iorque > Queens > Janeiro de 2021 > O minijardim zoológico dos Crisóstomos...

Fotos (e legenda)n: © João Crisóstomo (2021) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





João e Vilma (2014)
1. Mensagem do nosso amigo luso-americano João Crisóstomo, e nosso camarada da diáspora (EUA, Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), casado com a eslovena Vilma, e destacado ativista social, que liderou campanhas bem sucedidas como a defesa das gravuras rupestres de Foz Coa, a reabilitação da memória de Aristides Sousa Mendes ou o apoio à autodeterminação de Timor Leste.

Data - sábado, 9/01, 21:48
Assunto - O meu "muito obrigado"!



Caro Luís Graça,

Não preciso de te dizer que apesar de contínua luta, estes últimos tempos não têm sido fáceis para mim. 

 No meio desta pandemia e do ambiente caótico em que todos vivemos, além da perca das minhas queridas manas,  houve outras perdas que também me abalaram. 

Uma destas foi o Francisco Ferreira da Silva, da Ponte do Rol, Torres Vedras.  Não sei se o conhecias e te lembras dele; eu falei-te dele e do António Vieira Abreu, ( P. 20258) (*) Ele foi mesmo a uma reunião da CCaç 1439, mas creio que não estiveste nesse encontro. 

Cheguei a convidá-lo para se sentar na nossa Tabanca, mas ele não respondeu e eu achei melhor não insistir. Ele foi meu colega em Montariol e Leiria e mais tarde esteve na Guiné e Angola. 

Depois foi piloto da TAP. Eu apenas o conhecia pelo nome de Antunes, seu nome no Seminário; mas depois de ter saido ninguém o conhecia como tal; reencontrei-o depois de muitos anos e recomeçamos a nossa amizade. Já há tempos que não sabia dele e agora em resposta a um E mail que lhe enviei recentemente a esposa Carmen respondeu, que o Francisco Antunes Ferreira da Silva faleceu em 29 de Agosto passado dum ataque cardíaco fulminante. Puxa vida, que "quando chove logo troveja”… Que reste na Paz do Senhor.


Gostaria de agradecer e dizer o meu sentido muito obrigado a todos os que de alguma maneira estiveram comigo neste difícil momento. Aqueles que por telefone e E mail me contactaram não deixarei de reciprocar da mesma maneira. 

No caso dos nossos amigos "camaradas da Guiné”: Não quero estar a fazer algo que não esteja dentro das normas que regem este blogue, mas como não achaste impertinente dar a conhecer neste teu/nosso blogue a passagem das minhas manas Maria Augusta e Emília, ambas falecidas em Leiria no mesmo dia 30 de Dezembro passado, creio que não acharás abuso da minha parte usar este meio para manifestar a minha gratidão e apreço pelas mensagens de apoio e solidariedade recebidas. A todos o meu grande abraço de amizade e gratidão.

Disse-te há tempos que muito me tem ajudado e valido o meu “intercâmbio" com os pássaros, esquilos e outros “irmãos nossos” no dizer do Francisco de Assis. E sugeriste que te enviasse uma foto do telhado do alpendre sobre o qual, na falta de espaço mais apropriado eu lhes providenciei um pequeno “‘bosque”, agora melhorado com meia dúzia de árvores de Natal que eu e a Vilma andamos de porta em porta a recolher , antes de serem levadas pelo carros da limpeza das ruas. 

 Aqui estão. Em boa hora o fiz pois quase sem podermos sair de casa, devido às condições impostas pelo covid 19, estes nossos pequenos irmãos regalam-nos todos os dias , sobretudo nas horas de rancho com um show , para nós mais gratificante do que muitos shows que temos visto em Carnegie Hall e Lincoln Center em Nova Iorque.

Com saudades e esperança de melhores dias para todos nós, (**)

João Crisóstomo, Nova Iorque




2. Nova mensagem, com data  de 10 de janeiro de 2021, 15h23

Caro Luís Graça,

A Vilma, ao ver o E mail que te enviei,  ficou desapontada com as fotos … e sugeriu que te enviasse pelo menos esta foto que ela tirou com o I phone dela e que realmente mostra muito melhor o teto do alpendre com o "bosque frankestein” que eu fiz para a bicharada, e mostra ainda parte do nosso patiosito atrás da nossa casa. 

 Francamente eu não creio que os nossos colegas camaradas estejam muito interessados nisto. Só enviei a foto porque tu me sugeriste que o fizesse. E para nós pessoalmente isto é realmente algo de muito valor e estima pessoal pelo que representara nós pois muito nos ajuda a esquecer, a pensar menos e aguentar estes tempos difíceis que estamos a passar. Mas isso isso não quer dizer que tenha o mesmo valor para outros. Mas ela insistiu que te enviasse esta foto para substituir a que te enviei e não quero que ela pense que não ligo às suas sugestões. Aqui está portanto, para tua consideração, para o caso de achares que vale a pena mudar a foto.

Um grande abraço, João e Vilma

___________


2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João e Vilma, é uma boa terapia, no contexto desta pandemia maldita e do desassosego em que vive hoje a América, ver e ouvir os passarinhos, e dar-lhes de comer e falar com eles...

God Bless America!...Os piores pesadelos passaram-me pela cabeça ao ver há dias as terríveis imagens que nos chegavam, pela CNN e outros canais...A invasão do Capitólio mostra-nos como todas as democracias são frágeis, mesmo a grande democracia americana...

Obrigado pelo teu poste que traz notícias tristes, a da morte do Antunes (que eu não cheguei a conhecer mas de quem acho que recebi um mail), obrigado também pela tua/vossa grande capacidade de resiliência...

Fiquem ben, queridos manos, um melhor Ano Novo de 2021 do que o "Annus Horribilis" de 2020 que nos tocou a todos...E que possamos respirar, a partir de 20 de janeiro, um novo ar da liberdade e de justiça... Um abracelo (abraço com cotovelo).. Luís

Anónimo disse...

João Crisóstomo,
O desabafo não te ficou mal. Também fiz o mesmo e encontrei um abraço de compreensão.
Em frente companheiro!
Abraço do
José Câmara