sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21768: Da Suécia com Saudade (88): Tudo sobre as renas, as suas adaptações fisiológicas ao meio ambiente, etc.... mas renas só há umas, as do Joseph Belo e mais nenhumas! (... Por favor, não lhe perguntem quantas tem, porque é uma indelicadeza)






Tabanca da Lapónia > As renas são mais do que um simples postal ilustrado que o régulo manda, pelo Natal, aos seus amigo de todo o mundo...

Fotos (e legenda): © José Belo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



José Belo, ex-alf mil, CCAÇ 2381 (Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampaté e Empada, 1968/70); cap inf ref, jurista, autor da série "Da Suécia com Saudade; vive na Suécia há mais de 4 décadas; régulo da Tabanca da Lapónia; tem cerca de 190 referências no nosso blogue: membro da nossa Tabanca Grande desde 8 de março de 2009]


1. Mensagem, de 14 do corrente, de José Belo, régulo da Lapónia, que só agora, por motivos óbvios, é que volta a pisar as terras do Tio Sam...

Caro Luís

Espero que aí tenham chegado os E-mails sobre as renas e fotos ambientais. Talvez sirvam de "intermezzo" entre textos mais sérios e isolamentos "virais" desgastantes.

Em 2021 vou estar bastante afastado da Lapónia e dos seus infindáveis "tempos de pausa". Muito a fazer nos States à volta de negócios familiares irá tornar os tempos recreacionais no computador bastante mais limitados.

Reformado? O que quer isso dizer?

Abraço, J. Belo
 

As renas e as adaptações fisiológicas 
ao meio ambiente 

por José Belo

 
As renas são o único animal da família dos cervídeos que tem todo o corpo coberto de pêlo, incluindo o nariz (!).

O pêlo mais próximo da carne é como que cerzido entre si, e a segunda camada (exterior) é formada por pêlos com um tubo interior cheio de ar. Este ar aumenta o isolamento ao mesmo tempo que faz o animal flutuar mais facilmente, de grande utilidade nas muitas travessias de rios, lagos e braços de mar locais.
Ao passar-se a mão pelo lombo de uma rena que acaba de atravessar um rio fica-se sempre surpreendido pelo mesmo dar a impressão de não estar minimamente molhado.

Os cascos estão separados em duas partes e têm diferente consistência ao longo do ano, dependendo do período em que há, ou não, neve no solo.

No período sem neve os cascos estão mais moles, proporcionando uma melhor tracção.

Um tendão na perna, imediatamente acima dos cascos, provoca pequenos estalidos quase "plásticos", quando a rena se desloca. Estes pequenos estalidos servem para manter os animais juntos nas manadas aquando das travessias das escuras e densas florestas, ou nevões e neblinas que aqui tiram totalmente a visibilidade para além de um escasso meio metro.

Tendo as pernas quase continuamente enterradas na neve, o sangue venoso local é aquecido pelo sangue arterial em vasos sanguíneos especiais, fazendo-o chegar ao coração à mesma temperatura que este órgão.

Dispõe também de inúmeros vasos sanguíneos no interior das narinas que fazem com que o ar frio respirado chegue aos pulmões à temperatura normal do animal. Muito importante quando as temperaturas envolventes podem atingir os quarenta e tal graus negativos. (No caso humano torna-se perigoso para os pulmões o esquiar com temperaturas inferiores a vinte graus negativos.)

Quanto aos olhos, têm uma visão que abrange a luz ultravioleta, o que lhes é muito útil para distinguir à distância animais de pelagem branca como os lobos árcticos, entre outros.

Este tipo de visão permite-lhes também observar as marcas de urina colocadas na neve como marcação por parte de outros predadores como linces, e os muito abundantes ursos.

É o único animal da família dos cervídeos em que tanto o macho como a fêmea  têm cornos, e estes são iguais em forma e tamanho, variando unicamente com a idade. Os machos mudam de cornos no Inverno e Primavera, enquanto as fêmeas o fazem no Verão.

A razão desta discrepância tem a ver com o nascimento dos vitelos na Primavera, altura em que os machos estão extremamente agressivos. As fêmeas, mantendo os seus cornos neste período, podem mais facilmente defender as suas crias da agressividade dos machos adultos, então sem cornos.

Estes animais têm também um olfacto muito desenvolvido que lhes é útil na busca de alimento sob profundas camadas de neve.

Outra característica única destes animais é o facto de a fêmea, se atacada e perseguida por um predador quando grávida, poder em última instância provocar um aborto imediato, distraindo deste modo o atacante, tendo tempo para se afastar.

As renas têm uma média de vida de vinte anos. Têm entre 90 centímetros a metro e meio de altura, 1,20 a 2,3 metros de comprimento, e 60 a 170 quilos de peso.

Os seus maiores inimigos são os lobos, ursos, linces, e volvorinos. (Estes últimos só existem no extremo norte da Euro-Ásia e América. Assemelha-se a um pequeno urso com uma dentição e agressividade incríveis.) A águia real, também abundante, ataca adultos doentes ou enfraquecidos, e concentra-se na Primavera no ataque às crias das renas.

Sapmi, a Lapónia (que integra 4 países:
Noruega,Suécia, Finlândia e Rússia)
Segundo cálculos actuais existem na Escandinávia 800.000 renas "domesticadas" e cerca de um milhão em estado selvagem.

Existem dois sub-tipos escandinavos:
 (i) Renas florestais (de menor tamanho que as "domesticadas");
(ii) Renas das montanhas
 (mais ou menos do tamanho do Caribu/rena Americana).
 
Renas "domesticadas" säo os animais que vivem a maioria do ano em total liberdade, sendo reagrupadas na Primavera para contagem de adultos e vitelos, marcação dos vitelos, escolha dos animais a serem abatidos para consumo.




A marcação tradicional feita pelos proprietários dos animais é constituída por 
diferentes pequenos cortes nas orelhas destes. 

Por muito incrível que possa parecer não existem duas marcações idênticas, e os donos reconhecem os seus animais, mesmo que misturados em vastas manadas em movimento.

Como estes animais passam cerca de nove meses em total liberdade só nos reagrupamentos na Primavera se pode saber quantos animais morreram por doença ou vítimas dos predadores.

O Estado paga uma boa soma por cada animal morto por predadores perante a apresentação de carcaças quando possível. Em princípio confia nos números que lhe são apresentados. Existem estatísticas desde há muitos decénios que permitem estabelecer médias aceitáveis por ambas as partes.

Para mais, e importante, paga-se imposto por cada uma das renas da manada. (Felizmente que, andando elas à solta por florestas, estepes e montanhas, torna-se muitas das vezes impossível uma contagem "exacta" das mesmas !!!)

Perguntar ao criador lapão, como o fazem todos os turistas, qual o número das renas da manada... não é recomendável! Responde, em geral,  que... nada perguntou quanto à conta bancária do turista!

A carne de rena é extremamente saudável por ser a carne de consumo com menor teor de gordura. (O que é mais uma característica interessante deste animal, contrariamente à maioria dos animais que sobrevivem a climas extremamente frios.)

Carne  consumida e paga (nas cidades) a quantias elevadas por quilo, ou exportada para a Alemanha em grandes quantidades ainda a preço mais elevado.

Como sucede com os porcos lá para o Sul, tudo na rena é aproveitado para consumo: carne, enchidos, fumados, peles, ossos e cornos para artesanato.

Um "chico-esperto" local resolveu, há um bom par de anos, moer cornos de rena em fino pó branco e vendê-lo aos turistas em bonitos frascos de cristal ou em pequenos sacos de pele de rena bordados a prata. Invoca (falsamente!) tradições locais "milenárias" dos efeitos deste pó quanto à potência sexual masculina. O pó vende-se em quantidades elevadas e a preços ainda mais elevados! Curiosamente está também a ser exportado para o Japão.

Mas... Renas, só há umas!
As do J. Belo e mais nenhumas!
_________

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, que te corra bem o ano e a vida em 2021. Tudo de bom para ti e família.

É bom estares ocupado. Vamos falando. Vai dando notícias, que eu nunca sei onde estás...

Como vês, aproveitei o material que me mandaste.

2021 vai ser um ano para eu tratar das minhas mazelas... Vou ver se fico "recauchutado". Um abraço fraterno. Luis

PS - Estamos confinamento geral, desde as zero horas de hoje... até pelo menos ao fim do mês.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, quantas pessoas é que cabem no teu iglô ? Não tenho patas de renas, mas gostava de ter para poder ainda conhecer os trilhos que levam à tua Tabanca... Um gajo precisa de ter planos, projectos, sonhos, agenda, esperancase (e não apenas saudades), antes de dar o peido mestre e entregar a imperfeita carcaça ao divino criador...

God Bessa América... E os teus filhos e netos, grande português das sete partidas e das mil e uma chegadas. Abraço fraterno, Luís

Anónimo disse...

As casas säo sólidas,grandes,e...... isoladas.

Näo é em toda a parte na Lusitänia que se tem o vizinho mais próximo a 297 quilómetros da porta!
Ou, se esqueceres restos de comida "lá fora" podes observar um simpático urso comendo regaladamente em frente da tua janela.

Um outro José escreveu (e cantou) um dia...."Traz outro Amigo também!"

Um casal amigo ,(da Tabanca do Centro),por aqui andou há já uns bons anos e...gostou!
Prometeram voltar.
Infelizmente o Camarada já faleceu.

Um abraco do J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

God Bless America... of course!

Peço desculpa pela gralha...E obrigado pela hospitalidade futura...É sempre bom sonhar...Hei de ter umas patas novas... LG

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.