quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21767: Álbum fotográfico de António Marreiros, ex-alf mil, CCaç 3544, "Os Roncos de Buruntuma", 1972, e CCaç 3, Bigene e Guidage, 1973/74 - Parte III: Lembro-me deles, os "Roncos", mas não dos nomes... Quem me ajuda ?

Foto nº 1


Foto nº 2

 

Foto nº 3


Foto nº 4

Foto nº 5


Guiné > Região de Gabu  > Buruntuna > CCAÇ 3544, "Os Roncos" > 1972   


Fotos (e legendas): © António Marreiros (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Mensagem do nosso camarada António Marreiros [ a viver há quase meio século no Canadá (Victoria, BC, British Columbia), ex- alferes miliciano em rendição individual na Companhia CCaç 3544, "Os Roncos", Buruntuma, 1972, e, meses depois, transferido para Bigene, CCaç 3, até Agosto 1974]:


 Data - terça, 12/01, 19:45 (há 2 dias)

Assunto - Álbum fotográfico


Olá,  camaradas,

Como não encontro entradas sobre a CCaç 3544, “os Roncos”, Buruntuma, venho mostrar estas fotos tiradas em 1972 na esperança de que alguém se reconheça ou diga alguma coisa...

Eu estou nas fotos nºs 2 e 4

Passou tanto tempo que, apesar de me lembrar bem deles, esqueci os nomes. Só estive aqui uns meses, em rendição individual e, quando estava a habituar-me ao grupo e à zona,  fui inesperadamente mandado para a Unidade Africana de Bigene, a CCAÇ 3 ... Foi muito duro para mim que ainda era relativamente um “pira” neste campo de batalha!

Um abraço

António Marreiros

_____________

Nota do editor:

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Oxalá,António,apareçam camaradas desta unidade.Mas não vai ser fácil,porque não há convívios entre ex-combatentes
... Vamos continuar a falar dos "Roncos de Buruntuma"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Marreiros, há aqui uma referência aos "Roncos de Buruntuma"...Copia o link e vê:

22 DE DEZEMBRO DE 2012
Guiné 63/74 - P10843: Tabanca Grande (375): José da Luz Rosário, ex-Fur Mil do Pel Canh S/R 2298 (Cabuca e Buruntuma, 1971/72)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2012/12/guine-6374-p10843-tabanca-grande-375.html


(...) Chamo-me José da Luz Rosário, vivo em Setúbal, conheço o vosso colaborador Hélder Sousa, sigo já faz algum tempo o Blogue "Luís Graça e Camaradas da Guiné", e também estive nessa então 'Província Portuguesa' de 26/01/71 a 18/11/72.

Pertenci ao Pelotão de Canhão S/R 10,6 - 2298/RI15, como Fur Milº e estive em Cabuca e Buruntuma .

Envio estas fotos que foram tiradas em Buruntuma no ano de 1972, na esperança de algum camarada fazer o favor de as comentar. Creio que a companhia era "Os Roncos de Buruntuma", em duas das fotos reconheço o ex-Fur Milº Enfº Soares também ele de Setúbal.

O meu pelotão esteve em reforço das companhias dos Batalhões sediados em Piche (Cabuca, Canquelifá, Ponte Caium e Buruntuma). Tenho algumas histórias para contar, que a seu tempo irei partilhando com todos vós.(...)

António Pinto Coelho disse...

Vi recentemente a mensagem do Marreiros e as fotografias publicadas. Gostaria de lhe fazer chegar estas informações e poder contactá-lo.
Entretanto tenho a dizer que estou nessas fotografias e reconheço alguns dos nelas presentes. Asssim, tenho a dizer: na foto 2, com o Marreiros do lado esquerdo, mais ou menos a meio do comprimento da mesa, estarei eu (Pinto Coelho) quase ao fundo, também do lado esquerdo, com bigode, e em frente a mim está o Assis, das Transmissões; na foto 3, estarei a meio, de bigode, à direita está o Monteiro, mas não reconheço quem está à esquerda; na foto 4, da esquerda para a direita, está o Assis, estou eu, segue-se um operador das transmissões de quem não recordo o nome e à direita está o Marreiros; nas fotos 1 e 5, não reconheço quem está.
Um abraço
António Pinto Coelho, Ex-Alferes Sapador da CCS do BCAÇ 3883