sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21921: Tabanca Grande (515): António Afonso de Melo Graça, ex-Fur Mil Cav do EREC 2641 (Bula, Nhamate, Mansabá e Bachile, 1970/72) que se senta no lugar 837 da nossa Tertúlia


1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano António Afonso de Melo Graça(*), ex-Fur Mil Cav do EREC 2641 (Bula, Nhamate, Mansabá e Bachile, 1970/72), com data de 13 de Fevereiro de 2021, com a sua apresentação à Tertúlia:

Boa tardw,  Camarada

Aqui vai a minha inscrição. Anexo as duas fotos.

Especialidade: Reconhecimento Panhard (EBR) na EPC, Santarém no último trimestre de 1969. 
Colocado no RC3, Estremoz, início Janeiro 1970 para o IAO, com mobilização para os Dragões de Angola.

Apresentado a 7 de Janeiro 1970 são dados 6 dias de licença a BFIE, finda a qual redireccionado para o RC7, Lisboa. Já não ia para Angola, porque a Guiné precisava de nós...

Em Fevereiro de 1970 fui "encaminhado" para a Escola Prática de Engenharia, em Tancos, para fazer um curso em Minas e Armadilhas. Regresso a Lisboa (onde residia) ao RC7 para nova especialização, agora nas AML Panhard.

Em 8 de Agosto 1970 parte o EREC 2641 (2.ªfase) no n/m "Carvalho Araújo" para a Guiné. Escala no dia 14 o Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo Verde. Chegados "quais periquitos" a Bissau no dia 17 de Agosto 1970. No mesmo dia, sediados em Bula.

Durante a comissão de serviço fiz destacamentos em Nhamate, Mansabá e no Bachile.

Regresso a Lisboa a 24 de Junho 1972, voo num 707 da Força Aérea.

Após a chegada da Guiné fiz a licenciatura em Economia no ISE (ex-ISEF). Durante 36 anos fui professor, os últimos 24 no activo a desempenhar funções de Presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária Alfredo da Silva, no Barreiro.

Actualmente estou reformado.

Saudações.
António Afonso de Melo M. F. Graça

Parada do Quartel de Bula, Setembro de 1970 > Com a Panhard distribuída

********************

2. Comentário do editor CV:

Caro Afonso de Melo, sê bem-vindo à Tertúlia.

Permite-me que seja portador de um abraço de boas-vindas para ti, da tertúlia e dos editores deste Blogue, que te desejam boa estadia entre nós.

Permite-me um apontamento pessoal porque pertenci à madeirense CART 2732, unidade de quadrícula em Mansabá entre Abril de 1970 e Fevereiro de 1972.

Devo-te portanto muito, porque muitas foram as vezes que nos fizeste segurança nas inúmeras colunas auto que fazíamos para Sul, Mansoa, e para norte, K3, principalmente durante as obras de asfaltagem do itinerário entre o Bironque e o Rio Cacheu, em frente a Farim. Acredita que para além da segurança efectiva que nos proporcionava, o EREC 2641 muito contribuiu para o nosso conforto emocional nas deslocações quase diárias que éramos obrigados a fazer.

Tenho bem na memória aquela trágica noite de 12 de Novembro de 1970, com alguns estragos dentro do aquartelamento, como a enfermaria atingida, produto das armas pesadas do PAIGC, mas com piores consequências na tabanca onde arderam algumas moranças e pereceram 14 civis.

Como tu, também fiz um Curso de Minas e Armadilhas em Tancos, o meu o XXXIII, que decorreu entre Outubro e Dezembro de 1969.

Contamos contigo para registares aqui as tuas memórias e a actividade do teu EREC, não só na minha área de acção mas também nos outros locais onde os teus préstimos foram garantidamente importantes.

Deixo-te o meu abraço
Carlos Vinhal

____________

Notas do editor:

(*) - Vd. poste de 3 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21846: O nosso livro de visitas (208): Afonso de Melo, ex-fur mil cav, EREC 2641 (Bula, 1970/72)

Último poste da série de 18 de Fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21914: Tabanca Grande (514): Eduardo Ablu, ex-fur mil, CCAV 678 (Ilha do Sal, Bissau, Fá Mandinga, Ponta do Inglês, Bambadinca, Xime, 1964/66): senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 836

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, és bem vindo... Já conheces os cantos da Tabanca Grande, as diversas moranças.... Aqui não há "homens grandes", aliás somos todos, bons e leais camaradas que sabem viver com o que os une e até com o que os pode separar... Também temos algumas camaradas, enfermeiras paarquedistas, não chegam a meia dúzia...

Conta-nos lá então alguns das tuas memórias do teu EREC 2641 e dos lugares por onde passaste... Temos as nossas cartas militares e muitas fotos publicadas...

Um alfabravo, Luís Graça.

ildeberto medeiros disse...

Pois a2753 Os Baroes pretencia a ela a que foi subestituir 2732 tambem andei em varias colunas porque era o cabo condutor da 2753 as panhardes acompanhavam as colunas para aonde iamos principalmento na constucao da estrada Manssaba K3 ate Farim

Anónimo disse...

Caro António,

0 mundo é uma aldeia e a Tabanca Grande é mesmo grande!
Iniciamos no mesmo dia o "cruzeiro"a bordo do N/M Carvalho Araújo, LX- Bissau,com escala no Mindelo! Fazia parte da C.Caç.2753, Companhia Independente formada no BII 17, maioritáriamente constituida por Açoreanos. Recordo que decorridas poucas horas de navegação naquele mal cheiroso navio, a rapaziada açoreana, em protesto atirou ao mar alguns colchões e creio que tambem uns pratos...felizmente a coisa foi controlada e abafada!
No Mindelo recordo que com mais três alferes alugamos umas motorizadas e fomos até à lindissima Baia das Gatas, aonde estava acampado um enorme grupo (misto) de jovens universitários americanos o que me roeu de inveja! Creio que um dos alferes, cujo nome não recordo, fazia parte do EREC 2641. Tenho foto desse grupo. Depois Cop 6 construção estrada Bironque -Farim e K3 (Dez 70 - Fev72)fizeram parte (uma secção), do Sub-Agrupamento B,sob a a coordenação da c. Caç 2753 durante algumas semanas! Andamos pelos mesmos buracos e 50 anos depois eatamos na Tabanca Grande. Abraço José Carvalho ex- Alf MIl Inf

pulpo969 disse...

Boa tarde a todos
Só agora,por ter vindo atrás da foto das Panhards,vim saber se era algum dos meus Furrieis;Claro que não,pois ainda que tivéssemos passado nas mesmas latas,tu António Afonso de Melo Graça,estiveste mais cedo;Mas as coincidências não acabam no mesmo Esquadrão onde estivemos,eu chegei ao Esquadrão em Outubro de 1973,depois de dois meses no COT9,em Bissorã e em Mansoa,onde fiquei depois 3 meses com a guarnição de um Pelotão de Panhards ,sendo de Bula,ficámos estacionados,em Mansoa
Mas outra coincidência nos une:Eu,como Raiano,de Alfaiates,Sabugal,fui nomeado em 1969,mordomo para servir na Capeia da minha terra,em 1970,..Acontece que as Festas da Aldeia,eram em Setembro,mas em virtude dos Emigrantes terem quase todos as Férias em Agosto,os nossos pais,mudaram as Festas,para Agosto,de 14 à noite a 16 noite Festas Religiosa,17 e 18 Festas ,da Capeia Arraiana; Logo,no dia que eu fui Mordomo da Capeia,17 de Agosto,chegaste tu à Guiné
Abraço a todos ,em Especial a ti e ao Luís Graça

Leonel Olhero disse...

Amigo e ex-camarada Furriel MELO (Esquadrão 2641- 2ª fase), a malta (fixe) do Esquadrão Panhard, de BULA, já se reuniu mais de trinta vezes em encontros anuais (grande parte deles organizados por mim). O Paulo Pinho, pelos motivos que sabes e eu há muito pouco tempo soube) nunca apareceu. Do Lobo desconhece-se o paradeiro. O Valdemar CARDOSO (Ex-bancário e meu ex-colega do Banco Borges (BPI) nunca quis aparecer. Alguns já partiram deste mundo. O último foi o Furriel MENDES. O Girante também, mas ainda veio a um encontro nosso. O Ribas da Cunha há 3 anos. O capitão Ruben (coronel) tem vindo. O tenente (coronel)Santos Silva, o tenente Aparício (coronel), o primeiro Trindade (capitão na reserva) sempre foram aparecendo. Preciso do teu contacto (e morada c/ código postal e tudo). Estou tratando do próximo encontro que já foi adiado por causa do Covid. ABRAÇO