domingo, 14 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21900: In Memoriam (394): João Domingues da Rocha Cupido, ex-Cap Mil Art, CMDT da CCAÇ 2753 - "Os Barões do K3" (Guiné, 1970/72) (José Carvalho, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2753)

IN MEMORIAM

Ex-Cap Mil Art João Domingues da Rocha Cupido
CMDT da CCAÇ 2753/BII 17/CTIG 1970/72



1. Mensagem do nosso camarada José Carvalho, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2753 (Brá, Bironque, Madina Fula, Saliquinhedim e Mansabá, 1970/72), com data de 10 de Fevereiro de 2021 com a notícia do falecimento do ex-Cap Mil Art João Domingues da Rocha Cupido, Comandante d'Os Barões do K3.

Caro camarada e Amigo Luís,

Hoje, é com tristeza que venho informar, todos os que privaram ou que conheceram, o João da Domingues da Rocha Cupido, ex-Cap Mil Art, Comandante dos Barões do K3, que nos deixou para sempre, muito recentemente, nos últimos dias de Janeiro.

Mantendo contactos com o João Cupido, conhecia a existência de alguns problema de saúde que enfrentava, tendo-me informado em meados de Janeiro, que estava no Centro de Reabilitação da Tocha, por necessitar de cuidados de fisioterapia.

Sempre que falávamos e uma vez mais neste último telefonema, manifestava o enorme desejo de concretizarmos a realização de mais um almoço, com alguns ”Barões”, na sua Mira, que se adiava desde o inicio da pandemia, também pelos frequentes internamentos no Hospital de Coimbra, durante o ultimo ano. Lamentavelmente jamais se realizará!

O João Cupido foi o grande Comandante, que fazia por passar despercebidas essas funções, sendo tão-somente o camarada mais velho, mais experiente e com todas as responsabilidades, naquela fantástica companhia de jovens.

Respeitado e admirado por todos os seus subordinados, jamais presenciei qualquer posicionamento de autoritarismo, sendo um excelente dialogante e contemporizador nas mais difíceis situações.

À Família e amigos apresento as minhas sentidas condolências.

Envio em anexo duas fotografias, onde o João Cupido está, tiradas em Angra do Heroísmo, poucas semanas depois da sua chegada, para tomar conta da CCAÇ 2753.

Muita força para os tempos actuais e muita saúde, é o que eu desejo para todos.

Abraço do
José Carvalho


********************

Angra do Heroísmo, berço da CCAÇ 2753

Em Abril de 1970, em Angra de Heroísmo, no campo de futebol da cidade, uma equipa de oficiais mobilizados do BII17.

Na foto, doze oficiais milicianos (dois Capitães e dez Aspirantes) e um oficial do quadro.
Em pé a partir do lado esquerdo: Carlos Oliveira, Fernandes, Cap. Mil. Cav. Calvão Silva, Cap. de Inf. Sérgio Crespo, Cândido Pereira, Cap. Mil. Art. João Cupido, Santos, Vítor Junqueira. À frente: Costa, José Carvalho, ?, Sousa Pinto, Jorge França. Este último seria mais tarde meu colega na Escola Superior de Medicina Veterinária – Lisboa – onde também se licenciou.


Em Janeiro de 1970, naquela unidade foram incorporados os recrutas, que deram origem a três Companhias Independentes de Caçadores, tendo duas como destino a Guiné (CCaç  2753 e 2754) e uma Moçambique, CCaç 2755.

Nesse inicio de ano chegou ao BII 17 uma dúzia de Aspirantes a Oficiais Milicianos, que tinham saído de Mafra, duas semanas antes e que enquadraram as referidas companhias.


Os oficiais que inicialmente enquadraram a CCAÇ 2753, junto de uma peça de artilharia, na Fortaleza de São João Batista, também referida como a fortaleza do Monte Brasil. Construída no século XVI, pelo Rei Filipe I de Portugal, Filipe II de Espanha.

Em Março de 1970, os Aspirantes a Oficiais Milicianos, Vítor Junqueira, José Carvalho, Cândido Pereira e Sebastião Sousa Pinto. Ao centro Cap. Mil. Art. João Domingos da Rocha Cupido

********************

2. Nota do editor:

Em nome da tertúlia e dos editores deste Blogue, deixámos à família do nosso camarada João Domingues da Rocha Cupido, os mais sentidos votos de pesar, entensivos à "família" dos Barões do K3.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21888: In Memoriam (393): Marcelino da Mata (1940 -2021), ingloriamente morto por tiro traiçoeiro da Covid-19 (Ramiro Jesus, ex-fur mil 'comando', 35ª CCmds, Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73; Manuel Resende, régulo de A Magnífica Tabanca da Linha)

9 comentários:

Anónimo disse...

Tempos cada vez mais difíceis.

Do meu CPC, companheiros de viagem aos fins de semana, deixando-o na sua Mira e recolhendo-o ao domingo à noite, no regresso a Mafra.
Fiz-lhe a segurança até Mansabá, quando a CCAÇ 2753, me apareceu em Mansoa e nunca mais o encontrei na Guiné, apesar de até ter estado, cerca de 3 meses em Mansabá, onde conheci, o Victor Junqueiro, numa pausa da segurança aos trabalhos da estrada, junto ao cais da travessia para Farim.
Consegui estar com ele por duas vezes em Mira, porque o "embosquei", mas esquivou-se a todas as tentativas para futuros encontros.
Fui sabendo dele, por um seu vizinho, que se deslocava diariamente para trabalhar em Ílhavo, mas que faleceu no final do ano e por ele ia sabendo das ultimas dificuldades.

Até qualquer dia, camarada Cupido.

JPicado

Hélder Valério disse...

Caros amigos

A "lista" aumenta a cada dia.
É inevitável, todos sermos "contemplados", é sabido, é inerente à "lei da Vida".
Mas lá que custa saber destes desfechos, isso nem se discute.

Que descanse em paz, é o meu voto.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Pois, Luís, ou Carlos Vinhal, não sei quem postou, mas vem a dar ao mesmo!
- Eu já sabia, via José Carvalho, aliás fiz um comentário no último post dele, José Carvalho, no princípio deste ano. Morreu o João Cupido, meu comandante de Compª., meu amigo, meu camarada, homem "grande" de coração de menino, amigo só um pouco mais velho do que a maioria da gente, mas pouco, (o mais velho mesmo, era o 1º. Sarg. Leão, outro que também já partiu,) mas que se adaptou perfeitamente, ao nosso convívio, digamos, pouco convencional, no sentido militar/forense/draconiano. Sempre pronto para uma "jogatana" de futebol, ou uma "Voleibolada", isto mais com o Vítor Junqueira, que de futebol, só uma espécie de "Rugby", e até para um petisquinho na messe conjunta de Sarg. e Oficiais, (até nisso era singular a n/C.Caç. 2753),lembro-me uma vez que preparou um leitão à bairrada, ou à sua Praia de Mira natal, como gostava de acentuar, que deu brado no K.3.
Enfim, partiu o "Barão nº.1 do K3, meu comandante, meu camarada, meu amigo.
Até um dia João, descansa em paz.

Francisco Godinho
Ex-Fur.Milº. da C.Caç.2753 (Os Barões do K3).

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Aos "barões do K3", Vitor Junqueira, Francisco Godinho e José Carvalho e demais camarasas da CCAÇ 2753, bem como à família e amigos mais próximos do ex-cap mil art João Domingos da Rocha Cupido a nossa solidariedade na dor, em nome da Tabanca Grande. LG

Unknown disse...

Tive a honra de ser comandado pelo cap. Cupido,na ccac 2753, de abril de 1971 até ao regresso da companhia. Não tive a oportunidade de tornar a vê-lo, mas consegui saber dele através de uma amiga do filho.
Envio as minhas sentidas condolências à família.
António José Larguinho Ramires, ex alf mil ccac 2753 e destacamento de Cutia.
ramant@sapo.pt.

Anónimo disse...

Olha o Ramires, então o que é feito de ti? - Há 50 anos que não nos vimos, ou quase... tudo de bem contigo? - Soube, já há uma eternidade, que estavas (andavas pelo Algarve, Albufeira se não me engano), em termos de saúde (tua e familiares)vai tudo bem? - Deixa passar isto da pandemia, e depois falamos. (agora vou falar com o Luís Graça, e com o José Júlio Carvalho, para ver se te convencem a "alistares-te" na Tabanca Grande, pois também mereces sentar-te à sombra do n/grande "poilão".
Agora Luís (O José Carvalho também ajuda, e se for preciso, "complementa com fotos"), o António José Ramires, alentejano de Aljustrel, também foi "Barão do K3", embora não de primeira fornada, pois foi substituir o ex. alf.Milº. de OE, Sebastião Sousa Pinto, evacuado para a Metrópole,por ferimentos de estilhaços no "resort de férias" do Bironque (o Carvalho precisará datas e mais detalhes, pois é muito mais "organizado" - já deu para ver - do que eu). Pois o Ramires, também com o "crachá" de OE, apareceu-nos no K3, para tomar conta do 1º. Grupo de combate, e saiu-se bem sim senhora, "encaixou-se perfeitamente" no nosso seio, e passou a ser mais um de nós de corpo e alma, como sói dizer-se. Eu, pessoalmente, como sou também alentejano

Anónimo disse...

(continuação do comentário)
de Moura, como sabes, tinha uma idéia do Ramires através do futebol, pois ele é de Aljustrel e jogou no Mineiro Aljustrelense, e eu (modestamente) joguei no clube da minha terra, o Atlético de Moura, e a cara dele não me era estranha, e ele a mesma coisa, de modo que, "tás a ver", a integração, até por aí, pelas jogatanas de futebol, (coitado até o João Cupido participava)se processou em pleno. Depois no final da comissão, já em Mansabá, onde substituímos por 3/4 meses, a CArtª. 2732 - do Vinhal - em Junho/72 regressámos à Metrópole, e o Ramires como lhe faltava ainda um tempinho para terminar a dele, ficou a comandar um Pel. Caç. Nativos (penso eu, ele ou o Carvalho poderão confirmar,) no Destacamento de Cutia (ficava, como saberás entre Mansoa e Mansabá). E pronto, o mundo é pequeno e a n/Tabanca é grande, mais uma vez se confirma. Luis, e José Carvalho, "agarrem-no", ao Ramires, para o nosso "poilão". Bem abração aos três ,Luis Carvalho e Ramires, e vamos em frente.

Anónimo disse...

PS - Eh! pá, com isto de postar como anónimo, não me deixa editar o texto, e com isto tudo fiquei mesmo "anónimo"!
- Mas, claro que não sou, sou eu o

Francisco Godinho
Ex. Fur. Milº da C.Caç. 2753 "Os Barões do K.3.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Francisco, também há "séculos" que também não aparecias pro aqui... E a última vez que nos vimos foi na época pré-covid na Casa do Alentejo, por ocasião do lançamento do último livro do Zé Saúde... Vamos lá a ver se a Casa se vai aguentar com os estragos todos da pandemia...

Quanto ao novo "Barão do K3",o Ramires, ele não precisa de convite formal...Já está convidado pr ti...Duas fotos, duas linhas de apresentação, e um padrinho como tu ou o Zé Carvalho ou o Vinhal de Mansabá e está feita a festa...

Espero que ele nos leia...Todos não somos muitos para ir cerzindo o puzzle das mil e uma peças da nossa memória... Luis

Mantenhas. Luís