Guiné > Região de Cacheu > Susana > Maio de 1968 > Perdidos no rio... Algures numa aldeia felupe... Havia um indígena morto... Em cina viatura um dos meus furriéis amanuenses, o António Pinto Rebolo, falecido em 15 de maio de 2021... (O outro furriel mil amanuense do Conselho Administrativo da CCS/BCAÇ 1933, era o Riquito.)
Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem do Virgílio Teixeira, com data de 16/05/2021, 18h05
Morava bem perto da minha casa no Porto. Pode ver-se a notificação no Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar.
Se puderes colocar um poste agradecia. Era pessoa sempre presente nos nossos encontros anuais.
Virgílio Teixeira,
Boa tarde Luís. Acabou por falecer o meu amigo, António Pinto Rebolo. ex-furriel mil de administração militar. Foi amanuense no meu conselho administrativo, um amigo, antes, durante e depois de acabar a guerra. Foi advogado, estava reformado, e dependente de hemodiálise diariamente.
Morava bem perto da minha casa no Porto. Pode ver-se a notificação no Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar.
A foto militar está em muitas das minhas fotos, especialmente quando fomos dados como desaparecidos, vindos de Susana (*). Ele reconhece se pelo seu elevado volume.
Se puderes colocar um poste agradecia. Era pessoa sempre presente nos nossos encontros anuais.
Bom amigo dos amigos. Paz à sua alma. Não posso dar mais informações, são as mesmas que as minhas
Estou no Porto e só amanhã consigo mais dados
O funeral deve ser [estou à espera de confirmação] no cemitério de Paranhos (**). Desculpa incomodar numa tarde de descanso em Candoz.
ex-alf mil SAM, chefe do conselho administrativo,
CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69);
economista e gestor, reformado;
natural do Porto,vive em Vila do Conde.
__________
Notas do editor:
(*) Vd. postes de:
(*) Vd. postes de:
5 de janeiro de 2018 Guiné 61/74 - P18178: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte VI: Perdidos no rio Cacheu, em maio de 1968 (1)
6 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18180: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte VII: Perdidos no rio Cacheu, em maio de 1968 (2)
6 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18180: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte VII: Perdidos no rio Cacheu, em maio de 1968 (2)
2 comentários:
Virgíio: lamento mais esta morte de um camarada nosso e teu amigo, quando aind está fresca a notícia da morte do teu mano...
Aqui tens a notícia que me pediste. Estou em Candoz com Net limitada... Confirma a idade do António Rebolo, bem como a data eo local do funeral. Transmite, em nome da Tabanca Grande, os nossos votos de pesar à família. LG
Boa noite Luis e obrigado pela noticia publicada.
Infelizmente nem eu conseguir ir ao funeral.
Quem me deu a noticia, o Ermesinde, ex-soldado condutor do nosso batalhão, por telefone, e pedi para me dar mais elementos, pois não tinha nenhum contacto da família. Tinha apenas o telefone do meu amigo, ainda tive a lembrança e o empenho de fazer a ligação, sem resultados. Deixei mensagem para a eventualidade de alguém a ler e me informar.
Deixei ainda à noite um sms ao Ermesinde para me informar dos pormenores. Às 11 horas manda-me um sms a informar que a cerimónia estava em curso, nem de Heli lá chegava a tempo. Lamento o sucedido, ainda vou pedir que me expliquem porque não deram a informação a tempo. Precisamente uma semana depois do meu irmão.
Não tenho fotos civis, excepto essa que foi publicada nos veteranos de guerra.
Já recebi agora de tarde 2 outros colegas a informarem que viram no Facebook a noticia, mas já era tarde.
Não sei ao certo qual a idade dele, brincamos juntos em miúdos, mas consultando a HU e o seu NIM - 04958265, é da Inspecção de 1964, logo nascido em 1944, um ano depois de mim. Teria então, depende do mês, 77 anos.
Não sou especialista em fazer elogios a mortos, mas sim aos vivos. Mas era um bom amigo, de bom trato, passou pelo antigo Instituto Comercial do Porto, e era conhecido e ele próprio fazia questão de o dizer em jeito de graça, que era o 'Conde Redondo'.
Trabalhou sempre na Propaganda Médica, mesmo após passar a exercer como advogado.
Vou tentar transmitir à família os nosso votos de condolências.
Abraço, Virgilio
Enviar um comentário