segunda-feira, 17 de maio de 2021

Guiné 61/74 - P22209: In Memoriam (395): António Pinto Rebolo (1944-2021), ex-fur mil amanuense, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69), advogado do Porto, meu vizinho e meu amigo (Virgílio Teixeira)


Guiné > Região de Cacheu > Susana > Maio de 1968 > Perdidos no rio... Algures numa aldeia felupe... Havia um indígena morto... Em cina viatura um dos meus furriéis amanuenses, o António Pinto Rebolo, falecido em 15 de maio de 2021... (O outro furriel mil amanuense do Conselho Administrativo da CCS/BCAÇ 1933,  era o Riquito.)

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do Virgílio Teixeira, com data de 16/05/2021, 18h05


Boa tarde Luís. Acabou por falecer o meu amigo, António Pinto Rebolo. ex-furriel mil de administração  militar. Foi amanuense no meu conselho administrativo, um amigo, antes, durante e depois de acabar a guerra. Foi advogado, estava reformado, e dependente de hemodiálise diariamente.

Morava bem perto da minha casa no Porto. Pode ver-se a notificação no Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar.

A foto militar está em muitas das minhas fotos, especialmente quando fomos dados como desaparecidos, vindos de Susana (*). Ele reconhece se pelo seu elevado volume.

Se puderes colocar um poste agradecia. Era pessoa sempre presente nos nossos encontros anuais.

Bom amigo dos amigos. Paz à sua alma. Não posso dar mais informações, são as mesmas que as minhas

Estou no Porto e só amanhã consigo mais dados

O funeral deve ser [estou à espera de confirmação] no cemitério de Paranhos (**). Desculpa incomodar numa tarde de descanso em Candoz. 

Virgílio Teixeira,
ex-alf mil SAM, chefe do conselho administrativo, 
CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); 
economista e gestor, reformado; 
natural do Porto,vive em Vila do Conde.

__________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgíio: lamento mais esta morte de um camarada nosso e teu amigo, quando aind está fresca a notícia da morte do teu mano...

Aqui tens a notícia que me pediste. Estou em Candoz com Net limitada... Confirma a idade do António Rebolo, bem como a data eo local do funeral. Transmite, em nome da Tabanca Grande, os nossos votos de pesar à família. LG

Anónimo disse...

Boa noite Luis e obrigado pela noticia publicada.
Infelizmente nem eu conseguir ir ao funeral.
Quem me deu a noticia, o Ermesinde, ex-soldado condutor do nosso batalhão, por telefone, e pedi para me dar mais elementos, pois não tinha nenhum contacto da família. Tinha apenas o telefone do meu amigo, ainda tive a lembrança e o empenho de fazer a ligação, sem resultados. Deixei mensagem para a eventualidade de alguém a ler e me informar.
Deixei ainda à noite um sms ao Ermesinde para me informar dos pormenores. Às 11 horas manda-me um sms a informar que a cerimónia estava em curso, nem de Heli lá chegava a tempo. Lamento o sucedido, ainda vou pedir que me expliquem porque não deram a informação a tempo. Precisamente uma semana depois do meu irmão.
Não tenho fotos civis, excepto essa que foi publicada nos veteranos de guerra.
Já recebi agora de tarde 2 outros colegas a informarem que viram no Facebook a noticia, mas já era tarde.
Não sei ao certo qual a idade dele, brincamos juntos em miúdos, mas consultando a HU e o seu NIM - 04958265, é da Inspecção de 1964, logo nascido em 1944, um ano depois de mim. Teria então, depende do mês, 77 anos.
Não sou especialista em fazer elogios a mortos, mas sim aos vivos. Mas era um bom amigo, de bom trato, passou pelo antigo Instituto Comercial do Porto, e era conhecido e ele próprio fazia questão de o dizer em jeito de graça, que era o 'Conde Redondo'.

Trabalhou sempre na Propaganda Médica, mesmo após passar a exercer como advogado.

Vou tentar transmitir à família os nosso votos de condolências.

Abraço, Virgilio