domingo, 30 de maio de 2021

Guiné 61/74 - P22238: Manuscrito(s) (Luís Graça) (202): Parabéns, régulo da Tabanca do Atira-te ao Mar, Joaquim Pinto Carvalho, muita saúde e longa vida porque tu mereces tudo!


Peso da Régua > Miradouro de São Leonardo da Galafura > 21 de maio de 2021 > O Joaquim Pinto de Carvalho e a Maria do Céu Pinteus a 566 metros de altitude, com o rio Douro ao fundo  (menos 100 que a sua não menos bela e amada Serra de Montejunto)... Pela primeira vez aqui, hóspedes da Tabanca de Candoz e sentindo-se felizes, como o capitão São Leonardo, na voz do grande poeta Miguel Torga... Hoje, 30 de maio,  faz anos o Joaquim e,  parafraseando o poema, também  dele (e de todos nós) se pode dizer que (...) "vai sulcando / As ondas / Da eternidade, / Sem pressa de chegar ao seu destino. /Ancorado e feliz no cais humano, / É num antecipado desengano / Que ruma em direcção ao cais divino." 



Cinfães > Portas de Montemuor > 21 de maio de 2021 > A mais de 1200 metros de altitude, num dos sítos mais altos da Serra de Montemuro (vísível da Tabanca de Candoz)  num soberbo ponto de observação, no limite dos concelhos de Castro Daire e Cinfâes... O Joaquim Pinto Carvalho no seu melhor ... É aqui que nasce o rio Bestança...

Fotos (e legendas): © Luís Graça  (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Saúde e longa vida, meu caro régulo,

Ao km 73 da tua picada da vida,

Porque tu mereces tudo!

 

Meu grande companheiro desta pandemia,

Lá na Tabanca do Atira-te ao Mar,

Deixa-me hoje os bons momentos recordar,

Num ano e tal em que o pior se temia.

 

Com as nossas companheiras nós partilhámos

O mais belo pôr do sol sobre o Mar do Cerro

E o que poderia ter sido um desterro

Na alegria do convívio nós transformámos.

 

Obrigado p’la tua voz e bandolim,

Sem esquecer os pequenos prazeres da mesa,

Obrigado, a vocês, Céu e Joaquim.

 

Hoje fazes anos, já septuagenário,

E eu (e os demais tabanqueiros, com certeza!)

Não poderia esquecer o teu aniversário!


Luís (e Alice)

Tabanca de Candoz, 30 de maio de 2021

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 24 de abril de  2021 > Guiné 61/74 - P22134: Manuscrito(s) (Luís Graça) (201): Soneto em louvor do galo do IPO - Lisboa

3 comentários:

Anónimo disse...

Rogerio Ferreira (by email)
30 mai 2021 15:49


Olá amiga(o)s

Primeiramente renovo o abraço de parabéns ao Joaquim Pinto Carvalho.
Depois, e a propósito da poesia do Luís Graça, faço notar que as mulheres queixam-se sempre das dores do parto como o ápice da dor, mas nem de perto se assemelham às dores das picadas das colónias!
Fiquem bem
Abraços
Rogério

Anónimo disse...


João Vinagre (by email)
31 mai 2021 00:02


PARABÉNS, Joaquim..., apesar de chegar 2 minutos atrasado!

Valdemar Silva disse...

Parabéns ao Joaquim Carvalho, e para o ano há mais.

Rui Ferreira, essa nunca tinha ouvido.
Diz o meu conterrâneo Quim Barreiros numa das suas canções '...foi picada de enfermeiro' mas trata-se duma brejeirice, agora com esta tua 'dores das picadas das colónias' é uma citação/constatação muito séria.
Dores das picadas das colónias!
A exclamação pode não ser, propriamente, sobre as dores sentidas dos ferimentos em emboscadas nas picadas, antes julgo tratar-se daquela dor estranha como que duma picada de insecto que em vez de nos adormecer faz-nos lembrar constantemente os momentos passados na guerra da Guiné.
Esta é do caraças.

Abraços e saúde da boa
Valdemar Queiroz