quinta-feira, 3 de junho de 2021

Guiné 61/74 - P22251: O nosso livro de visitas (210): "Não fazem ideia da alegria que me deram, ao reconhecer camaradas da minha companhia!... Peço para aderir à Tabanca Grande!" (Alfredo Fernandes, ex-1º cabo aux enf, CCAV 678, 1964/66, enfermeiro reformado do SNS, natural de Valença, a residir em Viana do Castelo)


Foto nº 1 > Rio Douro > Maio de 2021 > O Alfredo Fernandes, que pertenceu à CCAV 678 (1964/66), era 1º cabo aux enf.

Foto (e legenda): © Alfredo Fernandes (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Foto nº 2 > Cabo Verde > Ilha do Sal > CCAV  678 > Saída do Sal, para a Guiné no Contratorpedeiro Lima, em 17 de julho de 1964 


Foto nº 3 > Guiné > Região de Bafatá > Bambadinca > Fá Mandinga > CCAV 678 (1964/66)
Da esquerda para a direita: Furrieis [Manuel] Bastos [Soares], [Eduardo]Ablu, [Jorge] Ferreira (pai do Rui Ferreira), Primeiro Sargento Alberto Mendes, Furrieis Frazão, Matos e Guimarães.

Fotos (e legendas): © Eduardo Ablu (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



1. Mensagem do nosso camarada Alfredo Lopes Fernandes  

Data - quarta, 2/6/2021, 22:52
Assunto - Obrigado! Não fazem ideai da alegria que me deram


Boa tarde, Luís Graça, como um fiel e assíduo leitor do vosso Blogue

Um pouco da minha pessoa! (Foto à esquerda, vd. foto nº 1)

Gostaria de aderir à Tabanca Grande.

Eu sou o Alfredo Lopes Fernandes, natural de Valença do Minho, a residir em Viana do Castelo, fiz a recruta em 1963, em Braga, no  RI 8.

Passei pela Escola de Saúde em Coimbra, o RI 12

Fiz o Estágio no Hospital Principal em Lisboa, Cirurgia Praças. Terminei a minha formação em 1964 de como 1º Cabo Auxiliar de Enfermagem.

Fui integrado na Companhia de Cavalaria 678, Navio Uige, Guiné, descarga,  e destino Cabo Verde Ilha do Sal

Dois meses após a chegada, embarquei na Lancha (L344), com destino a Bissau. (Foto nº 2)

A minha Companhia,a  CCAV  678, ficou em Bambadica, mas eu fui reforçar uma Companhia para o Enxale. Mais tarde passei pelo Xime, Ponta do Inglês,, Cacheu e outras localidades.

Regressei a Bambadinca para embarcar.

E é com muita emoção! Ao digitar o nome da minha Companhia,   identifico algo do meu passado.
Das pessoas que consigo identificar na fotografia publicada pelo camarada, o ex-fur mil Eduardo Ablu, lembro o Furriel Ferreira, um bom companheiro. (Foto nº 3)

Nunca mais tive contacto com os meus camaradas da  CCAV 678.

Eu era conhecido pelo Enfermeiro "Valença".  O meu percurso na Guiné foi quase sempre fora da Companhia.

O meu bem haja pelo magnífico trabalho que realizam.

E até que Deus me deixe, sou conhecido como Enfermeiro Alfredo Fernandes,  em Viana do Castelo.

Ao vosso inteiro dispor.

Não fazem ideia da alegria que me proporcionaram
Obrigado!

2. Comentário do editor Luís Graça:

Alfredo Fernandes, meu camarada (de armas) e colega (da saúde):

Fico muito feliz por nos teres encontrado, ao nosso blogue e ao pessoal da tua CCAV 678. O nosso blogue é para isso que serve, para partilhar as nossas memórias e emoções do tempo passado na Guiné (1961/74). 

A tua CCAV 678 tem 14 referências no nosso blogue. Vou dar conhecimento ao Eduardo Ablu, que vive em Elvas, e entrou para a nossa Tabanca Grande em 18/2/2021 (*), bem como ao Rui Ferreira, jornalista, filho do Jorge Nicociano  Ferreira, infelizmente já falecido. Vê também aqui fotos do Manuel Bastos Soares, que vive na Maia,

Terei todo o gosto em acolher-te na Tabanca Grande, sentando-te à sombra do nosso poilão no lugar nº 841 (o próximo,  disponível). Gostava, no entanto, de ter uma foto tua do tempo da tropa e da guerra. Não me mandaste a foto que dizia "eu em 1963"... Será que estás na foto nº 2, do álbum do Ablu ?

Obrigado pela tua "visita" (**). Também eu conheci, em 1969/71,  parte do calvário que tu conheceste anos antes  (Enxalé, Xime, Ponta do Inglês, etc.). Vamos falando, Aguardo que me mandes a tua foto do "antigamente" . Faz parte das normas... Um alfabravo fratermo, LG.
 ___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 18 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21914: Tabanca Grande (514): Eduardo Ablu, ex-fur mil, CCAV 678 (Ilha do Sal, Bissau, Fá Mandinga, Ponta do Inglês, Bambadinca, Xime, 1964/66): senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 836

(**) Último poste da série > 24 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22030: O nosso livro de visitas (209): Jean Soares, filho do antigo comerciante Mário Soares, de Pirada: fez o serviço militar em Portugal, em 1972/75, esteve na Trafaria e em Maquela do Zombo, Angola, foi para Paris, onde casou e teve filhos... Gostava de recuperar a nacionalidade portuguesa que perdeu e encontrar-se em Lisboa, em setembro/outubro de 2021, com conhecidos e amigos do seu pai

Sem comentários: