segunda-feira, 5 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22343: Memória dos lugares (423): Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, que visitei em 2011, numa festa de família (Manuel Caldeira Coelho, ex-fur mil trms, CCAÇ 1589/BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68; natural de Reguengos de Monsaraz, vive em Paço d'Arcos, Oeiras)













Bombarral > Carvalhal > Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal > 2011 >


Fotos (e legendas): © Manuel Caldeira Coelho (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Mensagem do Manuel Caldeira Coelho (ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1589/BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68), alentejano de Reguengos de Monsaraz, com mais de 4 dezenas de referências no nosso blogue, vive em Paço d' Arcos, Oeiras:

Data - quinta, 1/07/2021, 14:11


Assunto -  Achega ao Santuário Senhor Jesus do Carvalhal
 

Caro Luís, estive em 2011 neste local mas não em peregrinação. Aconteceu um encontro de familiares com mais de 40 pessoas, e obtive estas fotos (, 11, que te envio emanexo). (*)
.
Estes painéis de azulejos foram feitos por "Oficina Brito" de Caldas da Raínha, aparentemente ainda em laboração, mas não tenho as datas. (**)

Abraço


2. Comentário do editor LG:

Obrigado Manuel Coelho, pelas tuas achegas. Selecionei algumas das tuas fotos, que  vêm completar a reportagem. Limitado em termos de mobilidade, agarrado a dois canadinas e a máquina fotográfica a tiracolo, eu nem sequer entrei no santuário, onde estava a decorrer uma cerimónia (, era dia de São Pedro e São Paulo). E a reportagem que fiz, foi a possível. O meu interesse centrou-se no núcleo museológico e nos painés de azulejo do altar campal.

Vejo que vieste do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, para um convívio familiar aqui, no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal. É de facto também um belo sítio para se realizar um encontro de familiares, amigos e até antigos combatentes. Tem um parque de merendasd, frondoso e com bastantes meses. Achei-o um pouco mais degradado ou mal cuidado, talvez por efeito da pandemia de Covid-19. 

A aldeia de Carvalhal merece, e não é pelo facto de a série da RTP, "Bem-Vindos a Beirais", lá ter sido gravada. Tem hisória e património que merecem ser comnhecidos, com destaque para a Capela do Santíssimo Sacramento, a magnífica Quinta dos Loridos e o espantoso o Budda Edhen, e ainda a Torre do Carvalhal (ou Torre dos Lafetás).

Carvalhal é sede de freguesia que outrora pertenceu a Óbidos, a opulenta "casa das Rainhas". O concelho do Bombarral só foi criado em 1914, com a República.

Obrigado, Manuel Coelho, pela informação sobre a Oficina Brito, que eu desconhecia.

 ___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 1 de julho de 2021 > Guiné 61/74 - P22331: Tabanca do Atira-te ao Mar (5): O "círio" ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal - Parte III: Os painéis de azulejos com os nomes dos círios

1 comentário:

Anónimo disse...


Manuel Coelho (by email)
5 jul 2021 17:07

Caro Luís
Eu gosto muito da minha terra, Reguengos de Monsaraz,
mas a minha residência é em Paço de Arcos concelho de Oeiras
não sei se consta aí do meu curriculum.
abraço e bom tempo de férias