sábado, 10 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22358: Os nossos seres, saberes e lazeres (459): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (6): A doação de José-Augusto França à cidade de Tomar (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Maio de 2021:

Queridos amigos,
Dispondo de abrigo em Tomar, visito vezes sem conta este espaço magnífico que decorre da doação que José-Augusto França fez à sua terra natal, aqui bem perto deste Núcleo de Arte Contemporânea nasceu, caminha para 99 anos, na Travessa da Saboaria, dentre as instalações que o Infante D. Henrique mandou construir no âmbito da vida socioeconómica e como administrador da Ordem de Cristo. Coleção com obras de muitíssima qualidade, o visitante tem logo no rés-do-chão desenhos de grandes mestres como Almada e Mário Eloy, ou Bernardo Marques, obras surrealistas de referência, os dois andares seguintes, incluindo as escadarias e os recantos, estão cheios de magnificências das Artes Plásticas - Joaquim Rodrigo, Noronha da Costa, Lourdes Castro, René Bertholo, Carlos Calvet, Cutileiro, Júlio Resende. A documentação distribuída e as publicações à venda em muito ajudam à compreensão deste acervo da Modernidade, veio de uma coleção particular de um historiador de Arte que conviveu com figuras representativas de todos estes movimentos e que pôde oferecer a Tomar expressões eloquentes das principais correntes estéticas que atravessaram o século XX. De visita obrigatória, de entrada gratuita todas as tardes de terça a domingo.

Um abraço do
Mário


A doação de José-Augusto França à cidade de Tomar (2)

Mário Beja Santos

O Núcleo de Arte Contemporânea José-Augusto França está instalado num prédio adaptado para o efeito com projeto do arquiteto Jorge Mascarenhas, integra uma centena de obras de arte da coleção deste escritor e historiador que nasceu em Tomar em 1922. A inauguração efetuou-se em 2004 e proporciona a quem visita tão bela coleção momentos de fruição ímpares devido à qualidade das obras e até mesmo a coerência do gosto de quem a doou. José-Augusto França cedo se começou a relacionar com artistas plásticos e a fazer crítica, que se prolongou sobretudo entre os anos 1940 e 1970.

Atingida a idade sénior maior, ele próprio justificou os termos desta doação e de outras que tem feito no encerramento de casas onde habitou. Doou livros a bibliotecas, obras-de-arte a museus. Algumas das obras que fazem parte desta doação à sua terra natal, tocam-lhe profundamente, caso da pintura de Fernando Lemos que ele durante décadas viu ao acordar na sua casa em Lisboa e que aqui se reproduz na brochura que apresenta a coleção. Aspirou sempre a que este núcleo de Arte Contemporânea ficasse associado a exposições individuais, e muitas dezenas delas aconteceram em Tomar que em sede própria puderam ver Graça Morais, Júlio, Fernando Azevedo, Vespeira, Romy Castro e tantos outros.

Vamos prosseguir esta visita. Este acervo está historicamente marcado pela eclosão do surrealismo e do abstracionismo e também da Nova-Figuração, o visitante tem também ao seu dispor obras do Modernismo anterior e do variado pós-Modernismo que vem dos anos 1970 até à atualidade recente. Não se ilude que há falta de representações de artistas ilustres, mas no rés-do-chão o visitante pode contemplar nomes consagrados como Almada Negreiros, Bernardo Marques, Mário Eloy, António Pedro, Dacosta, Fernando Azevedo e Vespeira, eles ali aparecem em comunhão com Moniz Pereira, Fernando Lemos e Vasco Costa.
Entrada do Núcleo de Arte Contemporânea, pode ser visitado entre terças e domingos durante a parte da tarde
Desenho de Mário Eloy
José-Augusto França fotografado por Fernando Lemos, final dos anos 40

José-Augusto França escreveu um texto soberbo sobre as fotografias de Lemos: “Entre o sujeito que fotografa e o objeto fotografado existe um equívoco que é a máquina fotográfica. Leis de uma rigorosa ótica dão-lhe um papel de passivo reprodutor do que enquadra. Mas aí começa o engano – e logo nas leis, cujo rigor tem complicações matemáticas que deformam as perspetivas do real. Daí que não seja passivo, mas ativo o aparelho. Ativo por uma fatalidade física que o acaso, a ela sujeito também, inesperadamente prolonga (…) Um livre acaso, uma dignidade da imaginação”.
Folheto distribuído na inauguração em 2004, tendo na capa um quadro de Fernando Lemos, que José-Augusto França tem sempre presente, estava no seu quarto em Lisboa, era a primeira coisa que ele via quando acordava
Armanda Passos, uma novidade no rés-do-chão, uma grande obra para contrastar com os modernistas
Referiu-se anteriormente que há uma escada de acesso ao primeiro andar e depois ao segundo andar, por ali andam litografias e azulejos. No primeiro andar há desenhos de gente do Porto (José Rodrigues e Ângelo de Sousa) do grupo KWY (José Escada, Lourdes Castro e Costa Pinheiro), temos pintura entre os anos de 1950 e 1970, caso de René Bertholo, Lourdes Castro e João Vieira, José Júlio, Manuel Baptista, Jorge Martins, António Sena e Palolo
O segundo andar é dedicado ao desenho, está lá Júlio Resende, mas também grandes mestres como Fernando Lenhas, Carlos Calvet, Emília Nadal e numa sala contígua o visitante tem Alícia Jorge e Luís Dourdil. Não falta João Cutileiro com a escultura de D. Sebastião e a escultura de José-Augusto França.
Muita coisa tem acontecido entre 2004 e 2021, o acervo não é estático e é bom que as obras arejem, estabelecendo novos diálogos, novos olhares. Veja-se este Manuel Amado, um artista que cuida em permanência da luminosidade em espaços exteriores e interiores. Mostram-se obras raras de Júlio Resende, de um fabuloso Noronha da Costa já falámos e a visita pode culminar frente a um severo díptico de Romy Castro datado de 1990.

Lembra-se ao visitante que há um escaparate com folhetos disponíveis e na receção podem ser adquiridas publicações e merchandising alusivos à doação José-Augusto França.

Visitar Tomar e não ficar a conhecer esta preciosa coleção de arte não é crime de lesa pátria mas ficará como dano cultural que só é sanável com nova visita a Tomar…
Díptico de Romy Castro, 1990
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 DE JULHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22338: Os nossos seres, saberes e lazeres (458): A doação de José-Augusto França à cidade de Tomar (1) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: