sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23558: Agenda cultural (821): Filme a não perder: "Montado, o Bosque do Lince Ibérico", realizado pelo naturalista Joaquín Gutiérrez Acha, uma produção luso-espanhola (2020, 94 minutos). Em exibição nos cinemas.


M
ontado, o Bosque do Lince Ibérico: Um filme a não perder. Um coprodução luso-espanhola (2020, 94 minutos). Um orçamento de 4 milhões de euros.  Surge na sequência da candidatura do montado a património da humanidade da UNESCO  Estreia em Portugal no dia 11/8/2022.

Rodagem: período de 18-20 meses: locais: Alentejo (Pt), Andaluzía (Es), Estremadura (Es), Castilla-León (Es). Conclusão do filme 2020.

Ver aqui o trailer oficial:


Segundo informação da distribuidora, a Zero em Comportmento, "este filme, surge na sequência da candidatura do montado a património da humanidade da UNESCO e leva-nos, através do olhar particular de Joaquín Gutíerrez Acha, numa viagem imersiva.

" Com a narração da atriz Joana Seixas, o realizador mostra-nos um raro exemplo de boas práticas da interferência do homem no curso da natureza em voos contemplativos sobre este bosque ancestral na Peninsula Ibérica."

Em exibição em Lisboa, com sessões programadas (em setembro e outubro) também para Seia, Castelo Branco e Coimbra. Sessões do filme podem ser feitas a pedido (nomeadamente municípios), para a distribuidora, através de formulário disponível aqui.

Sobre o realizador e a ficha técnica. ver aqui.

1. Montado, o Bosque do Lince Ibérico

Documentário 94 min | 2020 | M/6 

Realizado por Joaquín Gutiérrez Acha

Elenco:  Joana Seixas


Sinopse

O montado é um ecossistema peculiar que contém em si uma enorme biodiversidade e riqueza natural, desempenha funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio, é um pilar importante da economia local e dá origem a uma paisagem particularmente bela. 

Feita de bosques abertos, de azinheiras e sobreiros que só se encontram na Península Ibérica, lembra-nos a Savana africana. 

Um lugar onde a Natureza se cruza com a actividade humana, em que nem a floresta sai prejudicada, nem a larga comunidade de predadores que nele luta pela sobrevivência.” é deste modo que a actriz Joana Seixas, a narradora, vai descrevendo as imagens captadas pelo documentarista e naturalista espanhol Joaquín Gutíerrez Acha que, para este filme, contou com um orçamento de quatro milhões de euros. 

O filme estreou em 11/8/2022, está em exibição em Lisboa, no Cinema City Alvalade, todos os dias, às 13h25, 15h25, 19h50.

Fonte: Público > CineCartaz (com a devida vémia...)

Informação mais detalhada sobre o filme: 

Wilder >  “Montado, o bosque do lince-ibérico” vai ter novas sessões, 
por  Helena Geraldes | 18.08.2022 


2. A versão original,  em castelhano, está disponível (incluindo legendas em castelhano) na rtve play (desde 11/6/2022 até 8/5/2032)

Dehesa, el bosque del lince ibérico


Duração: 01:33:25 

Sinopsis

En la Península Ibérica existe un bosque muy particular, la Dehesa; un bosque único en el mundo donde descubrimos sensaciones muy diversas. Aquí, las selvas espesas del pasado se adaptaron a la actividad del hombre creando un ecosistema de especies autóctonas en perfecto equilibrio, hasta ahora.
 
Fonte: rtve play (com a devida vénia...)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É uma pena que o filme não chegue aos écrãs das salas de cinema da província... Se calhar não passa mesmo de Lisboa e arredores. Já vi a versão em castelhano (pode ser vista aqui com legendas, em castelhano, há termos técnicos que são diferentes em português, a começar por "dehesa", "montado" na nossa língua...E s lontras são "nutrias" e as raposas são "zorros"...Mas o lince é lince é o grande protagonista da festa... Trata-se realmenet de uma festa, de uma celebração da vida, da natureza e da cultura... O montado é um ecossistema único, ibérico, e o trabalho que aqui é mostrado devem deixra-nos honrados, a todos, à equipa que o fez (dois anos, 4 milhões de euros, muita gente, muito tempo, muito dinheiro, para fazer um documentário), mas também aos homens que usufruem e tiram proveito (económico) do montado: cortiça, gado bravo, porco preto, ovelhas, abelhas, caça... Mas um ecossistema, deslumbrante, mas frágil, ameaçado não só pelas alterações climáticas mas também também pelas pragas e a sobrecarga humana e animal...

Se a reintrodução do lince ibérico foi um sucesso (chegiu a haver menos de um centenas de exemplares), ele continua a ser uma das espécies animais mais ameaçadas do planeta... Para mais esepcializou-se, para o bem e para o mal, na caça ao coelho, sua principal fonte de alimentação...

Tiro o chapéu a quem fez esta obra-prima, tanto do ponto de vista técnico.científico como estético... Tem belíssimas imagens e sequências fabulosas...

SE não puderem ir ao cinema, pelo menos vejam, de borla, a versão castelhana, integral, de 90 e tal minutos, disponível até aos ano de 2032, na RTVE Play (não se esqueçam de ver com legendas em castelhano):

https://www.rtve.es/play/videos/dehesa-el-bosque-del-lince-iberico/dehesa-el-bosque-del-lince-iberico/6623754/

E, por favor, divulguem!... Temos que salvar o montado (um ecossistema ibérico, que é 54% português e 46% espanhol)... Felizmente para a vida animal não há fronteiras...