terça-feira, 6 de setembro de 2022

Guiné 61/74 - P23593: (In)citações (218): Reflexão (muito básica) (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

© ADÃO CRUZ


REFLEXÃO (muito básica)

adão cruz

Há dias, num café perto de minha casa, uma mulher entrou e perguntou quanto custava um rissol. Um euro, responderam do balcão. A mulher encolheu os ombros e ia a sair, quando eu disse que lhe pagava o rissol e uma bebida. Agradeceu muito, comeu o rissol e tomou um café.

Lembrei-me então do que se havia passado numa pequena tasca do Porto, que já não existe, onde se comiam as melhores papas de sarrabulho. Deliciava-me eu com uma tigelinha das ditas, quando um dos dois homens que estavam de pé ao fundo do balcão, bebericando cada um o seu copito de vinho tinto, ao ver as minhas papas fumegantes, perguntou ao dono do restaurante quanto custava uma malga de papas. Dois euros, respondeu o patrão. Tinham ar de pobres e sem cheta e por isso ficaram-se pela pergunta. Claro que eu tinha todo o gosto em pagar-lhes a malga de papas. Ainda esbocei um gesto, mas contive-me. Tive receio de que se sentissem humilhados perante as outras pessoas. Fiquei triste e arrependido de não lhes ter oferecido a porra das papas.

No fim da refeição, na pausa do café, peguei no jornal, e logo numa das primeiras páginas deparei com o anúncio de que estava para sair a nova bomba da Mercedes, que custava à volta de duzentos mil euros. Parei um pouco, retirei os olhos do jornal, espetei-os na porta da retrete ao fundo da sala e perguntei a mim mesmo que merda de mundo é este. E concluí que, sendo o Homem uma estrutura tão complexa e interessante, foi muito mal acabado. Eu sou um amante das Neurociências e quanto mais leio mais deslumbrado fico com as maravilhas do nosso cérebro. Mas, na prática, confesso sentir que toda a engrenagem está desconjuntada e enferrujada. Na verdade, tudo no homem deveria funcionar de maneira a que a nossa vida nunca rompesse a órbita do equilíbrio. Assim como é impossível que a chuva seja de sangue, como é impossível que o sangue seja de água, como é impossível expirar para dentro e inspirar para fora, deveria ser impossível haver quem tenha um carro de duzentos mil euros e quem não tenha dois euros para comer umas papas de sarrabulho.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 DE SETEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23576: (In)citações (217): Reflexão (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

3 comentários:

Unknown disse...

Pois é Dr. Adão Cruz!!
A porra da riqueza do mundo está muito mal distribuída e quem não tem nada ou muito pouco que se......lixe.
Como Ramos Rosa dizia... " Até quando? "
Abraço
Eduardo Estrela

José Botelho Colaço disse...

Quadras populares do meu conterrãneo João Duarte (Não passaram na comissão de censura) Mote:
Encotra-se em Portugal.
A conta mal dividida,
Uns trabalham sem comer,
E outros comem á boa vida.

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Um homem de 80 anos que ainda consegue sonhar e desenvolver reflexoes tao romanticas, para nao dizer utopicas, é caso para dizer: Coraçao jovem num corpo velho.

Antes da minha ida a URSS em 1985, também era "guerreiro" humanitario e passava o tempo a ruminar a melhor forma de salvar o mundo, em especial a Africa, das contradiçoes e irracionalidades em que se encontrava. Em 1990 voltei de la, convencido que devia cuidar mais da minha vida e deixar o mundo rolar ao sabor da sua velha e insanavel estupidez humana. Paradoxalmente, hoje vivo mais solto e feliz, livre do peso, inutil e desnecessario, de querer salvar o mundo a que pertenço mas que nao me pertence.

O homem que pensa é um homem perigoso, diz a Maryse Condé, escritora da ilha Caribenha de Guadalupe que viveu muitos anos em Africa.

«... Rien n´est plus dangereux qu´un homme qui essaie de comprendre»
(Page 170).

Maryse Condé

In Traversé de la mangrove
Ed. Mercure de France, 1989


Abraços,

Cherno Baldé