quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Guiné 61/74 - P23576: (In)citações (217): Reflexão (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

© ADÃO CRUZ


REFLEXÃO

adão cruz

Pela minha profissão, sempre tive na minha frente toda a espécie de pessoas, desde a mais ignorante à mais sábia. Respeito tanto os ignorantes como os sábios, os cultos e os incultos, mas não tenho o mínimo respeito pela ignorância e pela incultura. Também não sinto respeito pelo trabalho de quem quer que seja que se dedique, de uma maneira ou de outra, a cultivar a ignorância, a escamotear a verdade e a anular a razão.

Por mais que se pregue e por mais conferências que se faça, nada anula o descrédito em que caíram os donos do mundo ao pretenderem convencer-nos de que as expectativas de paz, liberdade e justiça são possíveis com as suas corrompidas doutrinas ou com as orações a Deus, as quais, pelos vistos, só são ouvidas quando saem da boca dos afortunados e não quando tomam a forma de gemidos na boca dos milhões de espezinhados que morrem às pilhas no deserto do silêncio, da fome e do sangue.

Quem não vive de luxos e excessos, quem considera a paz, a educação e a cultura uma prioridade, quem luta pela justiça social e deseja que o sol nasça para todos, quem considera o amor, a amizade e a solidariedade humana como os maiores valores da vida, quem luta contra a exploração e contra o abismo entre ricos e pobres, de forma autêntica e não através de hipócritas caridades, quem mede a liberdade dos outros pela sua própria liberdade, pode ser o que quiserem, mas nunca será um vencido.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23548: (In)citações (216): Reflexão (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Adão, como foi bom começar o dia a ler um texto como o seu, é pena não aparecerem muitos assim. Para mim, ao contrário daquilo que muita gente diz, a palavra pode ser mais importante que muitas imagens. obrigado

António Eduardo Ferreira

Unknown disse...

Ainda há verdadeiros homens, preocupados com os outros e lutando por uma sociedade mais equilibrada e justa, onde acima de tudo se respeite a dignidade Humana.
Obrigado Dr. Adão Cruz!!!
É reconfortante ler as suas belas reflexões.
Abraço
Eduardo Estrela

José Teixeira disse...

Caro Dr. Adão. Aprecio os seus poemas, como lições de vida de quem tem dedicado a vida aos outros com alma e coração. Os seus textos, seguindo a mesma linha mostram-nos também o grande pensador que é (além de pintor).
Obrigado Adão.
Fraternal abraço.