quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23572: Notas de leitura (1484): "Aprendiz de Mágico", de António Mário Leitão: "Um romance autobiográfico surpreendente (...) Ao longo da narrativa aparecem as diferentes facetas profissionais vividas por um farmacêutico que também foi professor, analista clínico, director de um serviço hospitalar, animador cultural, aviador, patrão de alto-mar, instrutor de mergulho e chefe de expedições de aventura, até se converter em escritor compulsivo" (António Trovela)

 «1.  O António] Mário Leitão é um limiano, nascido em 1949,  que toca "sete instrumentos" e tem "muitas vidas". Além de marido, pai e avô, terno, extremoso, babado, é ou foi: 

(i)  fur mil na Farmácia Militar de Luanda, Delegação n.º 11 do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), 1971 a 1973;
 
(ii) membro da nossa Tabanca Grande, o nº 741,  desde 12/4/2017; 

(iii) tem cerca de 4 dezenas de  referências no nosso blogue; 

(iv) licenciado em farmácia pela Universidade do Porto, antigo director técnico da Farmácia Lopes, em Barroselas, Viana do Castelo, hoje  reformado, tendo leccionado também na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo ; 

(v) piloto civil (com mais de 300 horas de voo), patrão de alto-mar e instrutor de mergulho;

 (vi) autarca, cidadão empenhado, ambientalista,  dirigente associativo,  com vasta colaboração na imprensa; 

(vii) escritor, membro da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, membro da Associação Portuguesa de Escritores, autor dos seguintes livros:

  • "Aprendiz Mágico" (Lisboa,  Astrolábio, 2022, 264 pp.)
  • “Heróis Limianos da Guerra do Ultramar”(Ponta de Lima, ed. autor, 2018, 272 pp.);
  • "História do Dia do Combatente Limiano"  (Ponte de Lina, ed. autor, 2017)
  • "Biodiversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d´Arcos"  (Ponte de Lima: Lions Clube de Ponte de Lima, 2012, 295 pp. e mais de 500 fotografias).

 Participou ainda no XI volume da obra "Guerra Colonial - a História na primeira pessoa" (QUIDNOVI, 2011 a pág. 18 a 28), com o artigo "A farmácia militar".

Sexta-feira, dia 2/9/2022, às 20h00, vai estar presente na Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII, pavilhões D44, D46, D48, D50, D52, para autografar o seu último livro   "Aprendiz de Mágico",  editada pela Astrolábio / Grupo Editorial Atântico (Prefácio do jornalista e diretor de comunicação Carlos Enes.  Preço de capa: 12 euros | ebook: 5 euros) (*)


2. Texto do poeta limiano António Trovela:

Aprendiz de Mágico,

 por António Trovela

Como diz Carlos Enes no prefácio, a vida do Autor, contada, não se acredita: da escuridão do fundo do mar à claridade celestial que pastoreia as nuvens, o protagonista enfrenta a morte com escandalosa insistência e arrebatador desprendimento.  João Barbosa, escritor limiano, comparou os relatos do “Aprendiz de Mágico” com as aventuras de Dan Brown, mas realçou uma diferença importante: a autobiografia de A. Mário Leitão é verídica!

Não é todos os dias que aparece uma obra a contar as “excentricidades” de alguém que sobreviveu a um grave choque anafilático na infância, que foi salvo de afogamento na adolescência, que foi libertado da forca in extremis, que escapou a um assombroso assalto de indígenas em terra africana, que esteve a morrer por paludismo, enfim… que pertence ao restrito clube dos pilotos sobreviventes de desastres aéreos!

Muitos leitores referem a sua experiência de terem lido o livro de uma assentada, e têm razões para isso: a pequena extensão de cada um dos 44 capítulos e cativação que a leitura provoca. De facto, em determinados momentos surge no leitor a interrogação sobre o que é que virá a seguir!

Esta é uma peça literária que junta a aventura com o humor, ambos polvilhados com adequada dose de lirismo. No prefácio, o livro é descrito como um parque de diversões de géneros literários, onde cabem a biografia, a crónica, o romance fantástico e até qualquer coisa de novela de cavalaria. Não poderá haver melhor definição para este “Aprendiz de Mágico”.

Contudo, há três capítulos verdadeiramente desconcertantes no que respeita ao que é permitido a um ser humano viver na sua passagem por este mundo.

Um deles relata a experiência do furriel miliciano que foi convidado para a mesa do General Luz Cunha, comandante-chefe das Forças Armadas de Angola, meticulosamente relatada.

Outro descreve, segundo a segundo, o disparo de uma espingarda submarina de pressão-de-ar, cujo arpão de 330 gramas beijou a face do autor e atravessou a sua máscara de mergulho, algures na praia de Vila Chã, em Vila do Conde.

O terceiro testemunho é um hino à vida, pois o Autor deixa escapar o orgulho que sente por ter impedido a consumação de três abortos. Por via disso, confessa jubilosamente, considera-se uma espécie de “pai espiritual” de três seres humanos, concretamente um médico, um professor e um advogado.

Ao longo da narrativa aparecem as diferentes facetas profissionais vividas por um farmacêutico que também foi professor, analista clínico, director de um serviço hospitalar, animador cultural, aviador, patrão de alto-mar, instrutor de mergulho e chefe de expedições de aventura, até se converter em escritor compulsivo.

É plausível que este livro venha a ser objecto de larga divulgação, quiçá global, pois é um romance autobiográfico surpreendente. (**)
________________

Notas do editor:

(*)  Vd. poste de 5 de maio de  2022 > Guiné 61/74 - P23232: Agenda cultural (809): "Aprendiz de Mágico" (Lisboa, Astrolábio, 2022, 264 pp.), de António Mário Leitão: sessão de lançamento, sábado, 7 de maio, 17h30, auditório da CM Ponte de Lima


(**) Último poste da série > 30 de agosto de 2022 > Guiné 61/74 - P23568: Notas de leitura (1482): "Panteras à solta", de Manuel Andrezo (pseudónimo literário do ten gen ref Aurélio Manuel Trindade): o diário de bordo do último comandante da 4ª CCAÇ e primeiro comandante da CCAÇ 6 (Bedanda, 1965/67): aventuras e desventuras do cap Cristo (Luís Graça) - Parte IV: as circunstâncias da morte do 2º sargento mecânico auto Rodolfo Valentim Oliveira, em 11/8/1965...

Sem comentários: