Queridos amigos,
Venho eufórico de Bath para Londres, dividido entre lautos passeios pedestres, por exemplo deambular entre Blackfriars, Catedral de S. Paulo, trago uma lista de parques, museus e galerias, mas prefiro andar ao sabor da corrente. É a primeira vez que me vou aboletar em Barnes - Richmond, mesmo a beijar o Tamisa, receção calorosa, revisão de histórias de outros encontros, a anfitriã já viveu em Brighton, lá a visitei, felizmente que ela também gosta de Lisboa, tudo conveniente para os dois. O dia seguinte está por minha conta, é exatamente na estação de Hammersmith que foi tomada a decisão de ir até à National Portrait Gallery para iniciação desta imersão londrina. O que aqui se conta, entre passear em museus e vagabundear por estes espaços urbanos opulentos, muita coisa vai acontecer, deu-me para rever os lugares por onde andei quando estagiei na BBC Rádio e TV antes de conceber e apresentar programas televisivos de defesa do consumidor; não vi tudo quanto queria e do que vi matei saudades e colhi algumas deceções.
Um abraço do
Mário
Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (188):
From Southeast to the North of England; and back to London – 7
Mário Beja Santos
Viagem de Bath para Londres, apanha-se o tube para a estação de Hammersmith, atravessa-se a ponte que está em obras, avança-se para o requintado bairro de Barnes, em Richmond, receção afetuosa, já se fala no regresso de uma querida amiga a Lisboa, é uma verdadeira andarilha, arrumada a tralha, nada como desempenar as pernas e passear numa margem do Tamisa, aproveita-se um antiquíssimo caminho, é inumerável o número de barcos de regata desde um par a múltiplos, mas o que mais me surpreende é a quantidade de barcos estacionados, daqueles que se veem nos braços do Tamisa, assim como há caravanistas, há gente disposta a passear e até a viver nestes barcos à beira-rio, irei ser confrontado com muitas destas imagens. Regresso a casa, já com as pernas moídas, dou conta que tenho o dia seguinte todo para vagabundear, tinha quatro opções possíveis em museus, apanharei metro para sair perto de Trafalgar Square e, portanto, passar umas horas na National Portrait Gallery, já fiz uma escolha do que pretendo ver. Recordo quando estagiei na BBC Rádio e TV, quando saía do edifício aí pelas 16h30 ou 17h, metia-me a caminho até Charing Cross Road, sempre a paixão dos livros, das galerias, havia para ali muitas lojas de alfarrabistas e obras em saldo. Como contarei mais tarde, grande foi a deceção. Se a arquitetura se mantém intocável, mesmo com a introdução destes gigantescos edifícios com vidros, a parte comercial alterou-se radicalmente, o declínio do livro é chocante. Aqui alinhavam imagens da belíssima ponte de Hamemrsmith, do passeio pedestre a uma margem do Tamisa e pela escolha que fiz na National Portrait Gallery, foquei-me nos Tudor e um conjunto de retratos soltos, nem todos ficam neste documento, virão no próximo.
Pormenor da Hammersmith Bridge, vista do lado de Barnes – Richmond, a seguir vou dar o passeio por este velho caminho por onde outrora os cavalos puxavam os barcos
Pormenor do Tamisa, com a elevada quantidade de barcos de residência
Um outro detalhe dos barcos que se espalham pelo Tamisa
A minha anfitriã deu-me a saber que aquele barco que se avista ao fundo é o mais antigo de Londres
Este velho caminho oferece as suas curiosidades arbustivas, não resisti a fixar esta
Fachada da National Portrait Gallery, junto a Trafalgar Square, tinha saudades de caminhar alguns quilómetros a ver retratada gente que recebeu a bênção da perenidadeMonumento à enfermeira Edith Cavell, heroína nacional, fuzilada pelos alemães em Bruxelas, em 12 de outubro de 1915
Retrato de Isabel I, 1533-1603, por Nicholas Hillard, cerca de 1575
Rainha Maria I, 1516-1558, por Hans Eworth, 1554. Este quadro terá feito parte das negociações para o seu casamento com o primo Filipe II de Espanha. Tal como a sua irmã Isabel, Maria I nunca casouRetrato de Sir Walter Raleigh, 1553-1618, este senhor fez-nos a vida negra com razias em povoações do litoral português
Retrato de Henrique VII, por artista anónimo
Retrato de Henrique VIII com Catarina de Aragão, sua primeira mulher e mãe de Maria I
Biombo feito com a técnica de découpage, ou papier machê, mostrando cenas de boxe, pertenceu a Lord Byron, obra de Henry Charles William Angelo, 1814Benjamin Franklin, 1706-90, por artista desconhecido segundo retrato de Joseph Siffred Duplessis
Capitão James Cooke, 1728-79, por John Webber
(continua)
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Notas do editor:
Vd. post de 11 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26378: Os nossos seres, saberes e lazeres (662): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (187): From Southeast to the North of England; and back to London (5) (Mário Beja Santos)
Último post da série de 16 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26397: Os nossos seres, saberes e lazeres (663): Convite para a apresentação pública do livro "Orando em Verso III", da autoria do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves, dia 24 de Janeiro de 2025, pelas 21h30, no Salão 1 da Igreja Matriz da Marinha Grande
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