Capa do livro do Mário Beja Santos, Diário da Guiné 1968-1969: Na Terra dos Soncó.
Foto: Círculo de Leitores (2008). (Gentileza da Dra Isabel Mafra, da Editora Temas e Debates)
1. Mensagem do Luís Graça:
Amigos & camaradas:
Sigamos o exemplo do A. Santos, não deixem para o último dia a inscrição no almoço por ocasião do lançamento do livro do Beja Santos (que é também o nosso livro). Eu, infelizmente, não poderei estar, mas o camarada V. Briote representar-me-á a mim e ao Carlos Vinhal (que está no Porto e, infelizmente, eu não posso pagar-lhe ajudas de custo... Por enquanto, somos um blogue de tesos).
Apontem, s.f.f., na vossa agenda> Lançamento: Lisboa, 6 de Março de 2008, 18.30h, na Sociedade Portuguesa de Geografia.
Mas haverá também reunião da mini-tertúlia de Lisboa, que começará com um almoço na famosa Casa do Alentejo (uma das pessoas da direcção é a esposa do nosso camarada Fernando Calado). A Casa do Alentejo é de visita obrigatória, tal como a Sociedade de Geografia. Fica tudo pertíssimo, na Baixa lisboeta.
Entretanto, tenho a comunicar-vos que o livro já está na tipografia. Já vi a versão final (que a editora me mandou em formato pdf). Vai ficar um livro espectacular, com muitas fotos, nossas, e em especial do nosso Humberto Reis.
Estamos todos convidados para a cerimónia, independentemente do almoço da tertúlia. Todos teremos orgulho em lá estar, a começar pelo nosso Mário, que suou as estopinhas para ter tudo pronto a horas. Todos demos uma mãozinha...
Já agora fica aqui a menção dos créditos fotográficos. Em todas as fotos aparecem os nomes dos camaradas que as cederem (só para este efeito, para este livro e mais nenhum; ou seja, a editora não poderá voltar a utilizar as fotos, sem a nossa autorização expressa). As fotos foram seleccionadas de um lote de cerca de mil, que eu mandei num CD-ROM (Bissau, Xime, Xitole, Mansambo, Bambadinca, Missirá, Rio Geba, Rio Corubal, etc.). Aqui os camaradas premiados:
A. Marques Lopes, Albano Costa, Fernando Calado, Fernando Chapouto, Gabriel Gonçalves, Henrique Monteiro, Humberto Reis, J. Vacas de Carvalho, Joaquim Mexia Alves, Luís Graça, Mário Beja Santos, Sousa de Castro, Tony Levezinho, Virgínio Briote,
Estamos (o autor, a editora, o editor do blogue) muito gratos pela colaboração prestada por vocês todos, a começar por aqueles que todos os dias nos lêem, apreciam, criticam, comentam, escrevem, divulgam.
LG
2. Almoço da tertúlia: Presenças já confirmadas1. Henrique Matos
2. A. Marques Lopes
3. António Graça de Abreu
4. António Santos
5. Rui Alexandrino Ferreira
6. Delfim Rodrigues
3. Quem não pode ir mas que vai lá “estar”
Caro Beja Santos:
Não vou estar, fisicamente, na abertura oficial e solene do teu livro. Mas quero, com esta antecedência, deixar dito que estou muito grato pela força que tiveste em escrevê-lo; eu também serei beneficiário particular da parte da Historia (real ou ficcionada, ou ambas) que ali descreverás. De qualquer modo, há por lá sempre o dedo da inspiração sofrida (que o não foi) pela vivência na proximidade e envolvimento na Guerra.
A todos os que de uma forma ou de outra (não sei o mail do Henrique Monteiro) contigo deram a colaboração para a afirmação que já é real, estendo a minha capa, para que, contigo, possam caminhar em Honra merecida.
Sabes, eu sou dos velhos de 64 a quem a vida já deu muito; mas também sei que ainda existem muitos de nós, escondidos e envergonhados que bem poderiam, igualmente, contribuir para um conhecimento mais próximo da realidade do impacto, ou primeiro choque, que todos tivemos com o início da Guerra.
Acho que já estou divagando…
Mereces as maiores felicidades neste Lançamento. Isso, é o que importa agora.
Saudações amigas, do
Santos Oliveira
__________
vd artigos de:
4 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2505: Diário da Guiné, 1968-1969: Na Terra dos Soncó. O livro do Mário Beja Santos, o nosso livro (Virgínio Briote)
11 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2429: Lançamento do meu/nosso livro: 6 de Março de 2008, na Sociedade de Geografia, com Lemos Pires e Mário Carvalho (Beja Santos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Apresenta-se o 1ºCabo Comando da 38ª Companhia de Comandos, felicitando desde já este magnifico trabalho que vem sendo desenvolvido por todos estes Ex. Combatentes, que pelo que me é dado entender nunca esquecerão aquilo que nunca deveria ter acontecido, e muito menos naquelas idades.
Contem comigo.
Um abraço do Quintas
Enviar um comentário