1. Mensagem de Carlos Geraldes, ex-Alf Mil da CART 676, Pirada, Bajocunda e Paúnca, 1964/66, com data de 5 de Outubro de 2009:
Caro amigo Vinhal:
Volto hoje com mais uma pequene crónica que é mais uma nota para a divulgação de um jogo que descobri em Pirada e que afinal já é velho como a Humanidade.
No entanto deve haver muito boa gente que nunca ouviu falar nele nem suspeita da sua existência o que para nós, antigos lutadores por África é uma ingratidão.
Junto duas fotos retiradas de revistas com mais de vinte anos, a primeira de 1981 e a segunda de 1973!
Um abraço do
Carlos Geraldes
O Jogo do “Ôri”
Conforme tinha prometido vou falar agora de uma curiosidade, ou melhor, de um jogo que descobri na Guiné-Bissau, na região de Bajocunda, salvo erro em Março de 1965.
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Quando o jeep entrou na tabanca deu um solavanco ao passar por cima de qualquer coisa que estava encostada junto à divisória de carentim e que àquela hora da noite o condutor não conseguiu lobrigar a tempo. Ao saltar da viatura para ver se tinha havido estragos de maior, encontrei um pedaço de madeira esculpida que me pareceu uma canoa, talvez um brinquedo infantil. Achei graça e resolvi juntá-la às minhas recordações, apesar de estar um bocado danificada num dos extremos.
Alguns dias mais tarde, um rapazito que andava sempre pela Messe, a ajudar a limpar as instalações dos oficiais e sargentos da CART 676 estacionada agora em Pirada, viu aquele pedaço de tronco pousado junto da minha cama e deu mostras de o conhecer. Atento à reacção do miúdo não deixei de lhe perguntar se sabia o que era aquilo.
- É um jogo, disse ele. É o ôri. Toda a gente joga. Muito antigo.
- E como é que se joga? Perguntei curioso.
- Ah, não está aqui tudo. Faltam as sementes. Mas melhor é falar com o régulo Sólo. Olha ele vem aí, nosso alfero.
De facto a figura alta e seca do nosso amigo Sólo Só, o régulo de Pirada, desenhava-se nesse momento na entrada do nosso quintal, virada para o caminho. Todas as tardes costumava aparecer por ali. Gostava de conversar, contar coisas do passado, velhas batalhas com os mandingas, inimigos de sempre, rir dos nossos espantos e perguntas ou simplesmente matar o tempo à toa que é o que os homens grandes da tribo adoram fazer.
- Sólo conheces isto?
Deu uma longa risada e pegando no pau escavado, perguntou logo:
- Hei, nosso alfero, querer jogar comigo?
- Talvez, mas como se joga? Eu não sei o que isso é - respondi começando a ficar cada vez mais curioso com o que já considerava um valioso achado.
- É fácil, eu ensina!
E virando-se para o rapaz disse-lhe qualquer coisa em fula. Ele saiu a correr e passado uns instantes voltou com um saca cheia de uma espécie de feijões gigantes, pretos e vermelhos, as sementes da árvore da sumaúma, segundo vim depois a saber.
O velhote apanhou meia dúzia na mão e começou a espalhá-las pelos buracos escavados no pedaço de madeira.
Aquilo que me parecia a escultura de uma canoa era apenas um tabuleiro para um jogo. Um pedaço de madeira muito dura com uma forma, mais ou menos, semi cilíndrica e com duas fiadas de seis cavidades cada, rematadas nos topos por outras duas, maiores, uma das quais tinha ficado partida pelo atropelamento do jeep naquela noite escura.
O régulo foi enchendo os buracos com quatro sementes em cada um deles. Ao todo duas dúzias de sementes mais duas dúzias no outro lado. Depois, em modo de desafio, colocou o tronco escavado atravessado entre nós e disse-me para tirar todas as sementes de um dos buracos que estavam do meu lado.
- De um qualquer?
- Sim, de um qualquer, mas do teu lado.
- Pronto, já está. E agora?
- Agora deitas uma a uma nos buracos que estão a seguir para a direita. Como se estivesses a semear.
Obedientemente fui fazendo o que ele dizia sem perceber muito bem qual a finalidade daquilo tudo. Quando acabei, o velho régulo, num ápice, fez também a mesma coisa agora do lado dele. Ficou a olhar para mim e eu para ele.
- Está bem, disse eu, e agora?
- Faz outra vez, alfero Gerárdis! Repete! Tira as sementes de outro buraco qualquer, mas só do teu lado!
- Mau, mas para que serve isto afinal? - resmunguei depois de fazer o que ele dizia.
Ele não me respondeu e com um olhar de lince, fez de novo um rápido movimento com a mão e retirou todas as sementes que estavam nos primeiros buracos do meu lado onde se encontravam agora grupinhos de duas ou três sementes soltando uma sonora gargalhada.
- Hei! Como é que foi isso? Explica-me o que quer isso dizer! Repliquei percebendo cada vez menos o que se estava a passar.
- Olha nosso alfero, eu jogo por ti, queres ver? Intrometeu-se o garoto que ainda rondava por ali.
E os dois começaram então a praticar aquele jogo, inédito para mim, numa sucessão de rápidos gestos ritmados apenas interrompidos quando no final o miúdo baixou os braços e desistiu descoroçoado, perante as gargalhadas do velho que num instante se tinha apoderado de mais de metade das sementes que circulavam pelo tabuleiro, retirando-as para uma das cavidades maiores ao seu lado direito.
Lentamente e, fazendo-lhes sempre muitas perguntas e interrupções, comecei a entender qual o propósito daquele jogo.
Afinal aquilo era mesmo um jogo a sério! E com muitas particularidades capazes de despertar a curiosidade da nossa mentalidade de gente do, supostamente, mundo civilizada.
Tratava-se na verdade de um jogo baseado em cálculos matemáticos (na base seis, curiosamente) muito simples mas que podiam atingir algumas variantes bem complicadas.
Bem, ao fim da tarde como já tinha ficado a perceber mais ou menos bem a mecânica do jogo fiquei de tal maneira entusiasmado que fui logo propagandear aquela descoberta aos outros companheiros da messe, oficiais e sargentos. Rapidamente o interesse foi-se generalizando de tal maneira que, havia já quem quisesse saber onde poderia arranjar outro tabuleiro como aquele para jogarem também.
Durante algum tempo aquela nova distracção serviu para nos entreter nas horas de ócio, distraindo-nos da tentação de nos entregarmos à solidão que em Pirada começava a roer-nos os nervos.
Quando regressámos, aquele pedaço de madeira acompanhou-me até casa, onde está exposto como um dos mais valiosos despojos de guerra.
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Muito mais tarde, em 1973, ao folhear um catálogo de livros, (do “Clube Expresso”, n.º 18 de Março desse ano, para ser mais exacto) dei com um anúncio de um livro em francês, intitulado “Le Jeu de L’Awélé” de Juliette Raabe. Na capa apresentava uma fotografia de uma escultura africana representando dois jogadores deste jogo com o respectivo tabuleiro entre eles.
Imediatamente compreendi que se tratava do mesmo jogo que anos antes eu tinha descoberto em Bajocunda, Guiné-Bissau. Fiquei então a saber que o “ôri” que eu conhecera era nem mais nem menos o “Jogo Nacional de África”. Era igualmente conhecido e praticado em todas as regiões da zona subtropical terrestre. Só na Europa era quase desconhecido.
É conhecido em toda a África pelos mais diversos nomes: Awale, Awélé, Ayo, Mancala, Oware, Wari, Chisolo e na nossa Guiné-Bissau, na região de Pirada, por “Ôri” que em dialecto fula significa o algarismo “um” ou a unidade. Chega também a ter diversas formas, havendo mesmo tabuleiros com 4 filas paralelas de cavidades, mas a ideia base é sempre a mesma, a sementeira.
Hoje é amplamente conhecido em todo o mundo e é um dos mais interessantes patrimónios da Humanidade.
O jogo de toda a Africa (Ôri, Wari, Solo, Mancala, Awélé, etc..) - Revista Jeux & Strategie, n.º 7, Fev/Mar de 1981
Clube Expresso - Março de 1973
As regras são as seguintes (versão de Pirada, 1964):
Depois de colocar 4 pedras em cada casa, um dos jogadores começa, retirando todas as pedras de uma casa qualquer, do seu lado (que se designam por Norte e Sul) e vai semeando uma a uma nas casas imediatamente a seguir, no sentido dos ponteiros do relógio ou seja da esquerda para a direita, passando para o lado do adversário se a quantidade de pedras retirada da cavidade escolhida assim o permitir. E assim sucessivamente até que um dos jogadores, ao colocar a última das suas sementes no lado do adversário encontra nessa cavidade apenas um ou duas sementes, (formando assim um grupo de duas ou três), tem o direito de as tomar, retirando-as para a sua cavidade maior (à sua direita). Igualmente pode retirar todos os outros grupos de duas ou três que formar, ainda e só no campo adversário, e que sejam imediatamente anteriores à casa onde terminou a sementeira.
Quando um dos jogadores não tiver mais nenhuma pedra ou semente do seu lado para movimentar, o adversário deverá jogar de modo a passar para o seu lado uma ou mais pedras de modo a permitir que ele possa jogar. Se tal movimento não for possível, o jogo termina, contando como suas as pedras restantes no tabuleiro.
O objectivo é comer a maior quantidade de pedras (25 no mínimo) para ganhar.
Carlos Geraldes
Viana do Castelo, Out.2009
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Nota de CV:
Vd. último poste da série de 30 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5037: Gavetas da memória (Carlos Geraldes) (9): Súmula sobre o Regulado de Gada-Cuntimbo (Gabu)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
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1 comentário:
ouri
ouri | n. m.
ou·ri
(origem duvidosa)
nome masculino
[Jogos] Jogo de origem africana, disputado entre dois jogadores num tabuleiro com duas filas de cavidades ou casas, sob um conjunto de regras variáveis que permitem acumular e capturar peças, que geralmente são pedras ou sementes.Ver imagem = MANCALA, URIL
"ouri", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ouri [consultado em 08-09-2021].
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