Grupo de mulheres [do PAIGC] em visita à República Popular da China, junto à Grande Muralha.
[Do chamado bloco comunista, a China foi um dos mais activos apoiantes do PAIGC, durante da 'luta de libertação', logo desde o início... Apoio militar, ideológico, sanitário, político, diplomático, financeiro... Mas, para nós, tugas, é difícil esquecer as temíveis granadas de RPG2 e RPG7, com caracteres chineses, que mataram muitos dos nossos camaradas... Os militantes do PAIGC dirão o mesmo das armas e munições, da NATO, que usámos contra eles... LG]
Fotos (e legendas): Fotografias Amílcar Cabral / Fundação Amílcar Cabral (2003) (Com a devida vénia...)
1. Mensagem do nosso camarada Mário Fitas (ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 763, Os Lassas, Cufar, 1965/66, e alentejano de múltiplos talentos e saberes) (*)
Assunto - Da Guiné à China
Luís, como este evento se vai efectuar no Centro onde dou Pirogravura, envio notícia para os tertulianos aqui da zona do Estoril... Se quiserem estar presentes, podem fazê-lo, basta informar-me para para o meu e-mail mariofitas@gmail.com (por questões de logística, de sala e estacionamento).
Um AB
Mário Fitas
Palestra: A China de Ontem e de Hoje, por António Graça de Abreu
Programa:
Dia 13 de Outubro de 2009
às 15h00
no Centro Eng. Álvaro de Sousa
Estoril (**)
2. Informação do Mário Fitas:
O Centro Engenheiro Álvaro de Sousa está situado na R Engenheiro Álvaro de Sousa nº 51, Estoril. (Denominado quinta e edifício Monserrate). É a segunda rua paralela ao Casino, do lado poente.
O edifício foi legado pelo Banqueiro Álvaro de Sousa para utilização dp pessoal bancário através da Fundação dos Sousas. Foi intervencionada pela Segurança Social. É pois uma complicação de detentores porque, sendo propriedade da Fundação dos Sousas, é intervencionada pela Segurança social e o edíficio classificado pelo IPAR.
Em funcionamento neste momento, é um género de IPSS com associados, pagando as suas quotas, conforme o valor do seu IRS.
Pode ser sócio do Centro qualquer pessoa com mais de 18 anos.
O Centro funciona com 33 ou 34 (de momento não posso precisar) ateliês e actividades culturais que vão desde a pintura a óleo e porcelana, desenho e cerâmica à pirogravura, arraiolos e estanho.
Em termos culturais, temos: (i) Línguas: Inglês, francês, italiano e espanhol, em diferentes graus; (ii) Grupo etnográfico, grupo vocal e instrumental Monserrate; (iii) Tem ginástica, yoga; (iv) Estudo das Religiões, estudo da Bíblia...
É tanta coisa que já me perdi! Ah!, e ainda tem um grupo de danças palacianas...
Luís, desculpa ir uma explicação um pouco esfarrapada, mas de momento é o que me ocorre.
Um AB,
Mário Fitas
P.S. - Como pertenço à comissão de sócios, falei com a Directora do Centro, e cravei o António Graça de Abreu [, aqui na foto, à esquerda, com a esposa, médica, chinesa, numa das suas frequentes viagens à República Popular da China, e ] que foi extraordinário em se disponibilizar, em voluntariado, para este evento.
É que nós, quando conseguimos apanhar conferencistas (quem sabe se Saúde Pública não dava também, será que se pode ir pensando no assunto?) lançamos a escada e geralmente temos sorte.
_____________
Notas de L.G.:
(*) Vd. poste de 19 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4834: Parabéns a você (19): Mário Vicente Fitas Ralheta, ex-Fur Mil Op Especiais da CCAÇ 763 (Os Editores)
(**) Vd. último poste de 9 de Outubro de 2009> Guiné 63/74 - P5081: Agenda Cultural (30): Apresentação do livro Um Amor Em Tempos de Guerra, de Júlio Magalhães (Beja Santos)
Sem comentários:
Enviar um comentário