quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5073: Tabanca Grande (178): O ex-Cap Art Gualberto Passos Marques, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72

Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca, > CCS/BART 2917 (1970/72) > "Eu, o Furriel Durães e mais pessoal da CCS do BART 2917 em acção psicológica junto das populações"...

O Benjamim acrescenta (e corrige): "O ex-Capitão Passos Marques e alguns militares do PEL REC (1º Cabo Rodrigues, já falecido, o 1º Cabo Ribas e o 1º Cabo Fonseca que era o barbeiro, e mais dois militares, que eram sapadores mas não consigo identificar. O Durães nessa foto não está)"... Não é indicado nem o lugar nem a data... (LG)

Foto: © Gualberto Magno Passos Marques (2009). Direitos reservados


1. Mensagem do Gualberto M. P. Marques, com data de hoje (*):

Caro amigos:

Foi com imenso prazer que vos digo que aproveitei a oportunidade de estar com o Benjamim Durães, após a comissão na Guiné.

Passaram quase 40 anos de maneira que é tempo mais que suficiente para modificar a nossa fisionomia...e por vezes fazer-nos passar uns pelos outros sem que nos reconheçamos.

O camarada Luis Graça foi muito amavél no comentário que fez à minha pessoa e ao convidar-me a participar no Blog, que tão eficientemente dirige.

É muito provável que em Bambadinca tivéssemos conversado e tocado opiniões, como camaradas que se encontravam em serviço na mesma zona. Sou franco em admitir que já não me recordo bem das feições dos muitos amigos e camaradas que naquela altura convivíamos com idênticos problemas e preocupações.

Não quero deixar de aproveitar a oportunidade para saudar todos os amigos, camaradas e colegas que acedem ao Blog Tabanca Grande e expressar o meu agradecimento por tudo que fazem em prol do espírito de fraternidade, camaradagem e convívio.

Aos colegas,amigos e camaradas do BArt 2917, desde já envio um abraço e desejos de saúde e muito sucesso nas suas vidas.

Para terminar envio ao Benjamim Durães e ao Luís Graça um grande abraço e um Bem Haja... por tudo o que fazer por altruísmo tendo em vista a manutenção dos laços de amizade e fraternidade de todos aqueles que caminharam pelas picadas e bolanhas da Guiné.


SAUDAÇÃO

À Tabanca Grande saúdo, com emoção,
Ao recordar os camaradas e amigos
Que, em momentos de perigo e aflição,
Nunca deixaram de permanecer unidos.

Maduros e serenos, nossos corações,
Vamos continuar a apertar as mãos,
Evocando amigos e boas recordações
Numa vida de dor, saudade e solidão.

Éramos filhos e hoje somos avós,
No entanto nunca estivemos sós,
Em qualquer outra contingência.

Agora vamos brindar, a uma só voz,
Conscientes que permanecem em nós
Os que infelizmente marcam ausência.


Um abraço

Faro, 7 de Outubro de 2009
G.M.

[Fixação / revisão de texto: L.G.]

2. Saudação do Jorge Cabral:

Um Grande Abraço para o Passos Marques!

Já o conhecia de Vendas Novas e sempre o considerei um Amigo. Há tempos encontrei o Agordela, capitão de Mansambo. Fico feliz quando constato que os rapazes do meu tempo continuam em forma...Qualquer dia mandarei um estória com estas duas personagens...

Jorge Cabral



3. Comentário de L.G.:

Caríssimo Gualberto... Não sei como tratar-te, de acordo com as regras da civilidade romana em vigor no nosso blogue... Gualberto, Magno ou Passos Marques ? Ou só Gualberto Marques ? Logo o dirás, na volta do correio.

E agora vamos agradecer a tua caloroso e brilhante saudação em forma de soneto. Não te conhecia esta faceta. Como te agadeço as fotos, com legenda, que tiveste a gentileza de nos enviar, através do camarada Durães. Faltam, agora, as pequenas/grandes histórias do nosso tempo em que vivemos juntos, como bons vizinhos, em Bambadinca, desde pelo menos Maio de 1970 a Março de 1971 (eu, tu, a tua CCS e a nossa CCÇ 12)... Eu depois regressei a penates, e tu ficaste lá no planalto, a gerir a tua CCS, com uma incursão pelo Xime (que hás-de um dia explicar, se para tanto tiveres engenho, arte e sobretudo motivação)...

Abreviando, é uma honra, um privilégio e sobretudo um prazer ter-te aqui, nesta caserna virtual, ao nosso lado. Hoje, como no passado... Fica bem, acomoda-te, arranja aí um cantinho, tão confortável, no mínimo, como aquele que tinhas no nosso hotel de Bambadinca... Espero dar-me um Alfa Bravo no próximo encontro, o quinto, da nossa Tabanca Grande, em 2010. Luís Graça

_____________

Notas de L.G.:

(*) 5 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5055: Tabanca Grande (177): Carlos Cordeiro, ex-Fur Mil At Inf (Centro de Instrução de Comandos - Angola, 1969/71)

(**) Vd. postes de:

6 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5060: Memória dos lugares (45): Bambadinca, BART 2917, 1970/72, ex-Cap Art Passos Marques (Benjamim Durães)

7 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5070: Memória dos lugares (46): Bambadinca, ao tempo da CCS / BART 2917: O Arsénio Puim e o Abel Rodrigues (Passos Marques)

7 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5071: Memória dos lugares (47): Bambadinca, a bela Helena no meio de Oficiais & Cavalheiros (Passos Marques)

1 comentário:

MANUEL MAIA disse...

CARO GUALBERTO,

OS MEUS PARABÉNS PELO SONETO EVOCADOR.ESTÁ SOBERBO!
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA