sábado, 10 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5090: Tabanca Grande (179): Fernando Manuel Oliveira Belo, ex-Soldado Condutor da 3.ª CCAV/BCAV 8323 (Pirada, 1973/74)

1. Mensagem de Fernando Manuel de Oliveira Belo, ex-Soldado Condutor da 3.ª CCAV/BCAV 8323, Pirada, 1973/74, com data de 8 de Outubro de 2009:

É com a maior das emoções, que neste momento te escrevo amigo Luís Graça.

Escrevo-te com a simplicidade de quem apenas tem a 4.ª classe, mas cá dentro tenho a alegria, se assim o desejares, de fazer parte dos camaradas da Guiné.

Luís, ainda hoje mesmo te telefonei, cá do Norte, de Esmoriz, uma cidadezinha entre Ovar e Espinho. Chamo-me Fernando Manuel de Oliveira Belo, natural do Concelho da Murtosa, Distrito de Aveiro, mas casei em Esmoriz. Dito isto vamos à Guiné.

Fui condutor da 3.ª CCAV/BCAV 8323 destacamento em Pirada, Guiné. A 1.ª Companhia foi para Bajocunda e a 3.ª para Paunca e Buruntuma. Embarcámos no Niassa a 22 de Setembro de 1973 e acabamos a comissão a 12 de Setembro de 1974.

Quanto ao que me tocou em sorte na Guiné amigo Luís, é como em tudo na vida, ouve o bom e o mau. A 13 de Dezembro de 1973, era para ir numa coluna a Bajocunda, na qual à ultima hora, foi outro condutor em meu lugar, não sei qual foi a razão! Sei apenas que passado pouco tempo depois da coluna ter saído, se ouviu uma enorme explosão em Pirada. A coluna voltou para trás, mas já com os restos mortais do sapador da CCS, o Soldado Fernando Almeida. A picada era um campo de minas, o Fernando já tinha levantado quatro minas anti-carro, à quinta, sem o saber, estava pisar uma anti-pessoal, e já sabes o que aconteceu.

A 13 de Abril de 1974 o PAIGC, atacou o nosso destacamento com mísseis lançados do Senegal, não havendo baixas. Mais ou menos quinze dias depois, precisamente a 25 de Abril, fomos outra vez brindados, com mais uns mísseis, desta vez houve baixas, mas civis. Na altura do ataque eu estava fora do arame farpado com uns pretos a descarregar um lixo qualquer. Já não entrei para dentro do destacamento, desci por uma rampa que havia ali perto e fui-me abrigar atrás de uma enorme árvore onde também tinha um bagabaga, e ali fiquei até aquela confusão passar, Já dentro do destacamento, fui buscar dois civis que tinham morrido numa enfermaria ao tentarem abrigar-se, infelizmente não conseguindo.

Quanto a coisas boas também havia, como por exemplo, eu armado em maluco, a pedido de quatro ou cinco colegas se não me falha a memoria, pegar na viatura sem dar satisfações a ninguém, meter-me pela picada fora, andar sete ou oito quilómetros pela mata, deixá-los no rio Vidigor à pesca e voltar sozinho, depois, antes de o sol se pôr, voltar novamente a fazer o mesmo percurso, mas no sentido inverso, isto durante quase um mês, agora diz-me se um tipo era maluco ou não.

Também estive numa aldeia chamada Sissaucunda, a uns 15 quilómetros de Pirada aonde ia um pelotão cada mês, manter segurança à localidade. Uma noite, já a altas horas, o tipo da AK começou a fazer fogo sem a malta saber por que razão. O que é certo é que à volta de toda a aldeia todo o mundo fazia fogo, a confusão era tanta que até o Alferes Amarante veio fazer fogo com o morteiro. Só que quando nasceu o dia, é que nos apercebemos do estrago que tínhamos feito, nada mais que vacas e ovelhas.
Também te queria dizer que o nosso comandante, já falecido, era um homem a quem eu, em nome dr todos os meus camaradas da 1.ª; 2.ª e 3.ª Companhias, e CCS, onde quer que esteja, nós o saudamos, Coronel Jorge Matias, com um Viva Portugal e também um Viva ao povo irmão da Guiné-Bissau.

Luís, se entenderes de deves fazer algumas rectificações, agradeço-te, porque como já te disse atrás, as habilitações não são muitas, mas faz-se o que se pode.
Também te envio as fotografias, a primeira é a tipo passe, a segunda é de Pirada, junto à fronteira do Senegal, a terceira onde estou baixado também é de Pirada, junto a um abrigo, se bem me lembro, era o abrigo 1, a outra em cima do beliche é no RI6 no Porto onde fui mobilizado. Formei Batalhão no RC3 em Estremoz.

Amigo Luís, despeço-me com um grande manga de ronco.

Vista aérea de Pirada, fronteira com o Senegal

Fernando Belo em Pirada, junto ao abrigo n.º 1

Fernando Belo na sua cama no RI6, Porto

Fernando Belo entre dois camaradas


2. Comentário de CV:

Caro Fernando Belo, bem-vindo à Tabanca Grande. Também pertences aos Roncos de Esmoriz? Sei que por aí levais a sério este espírito de camaradagem entre ex-combatentes da Guiné.

Fizeste bem em dirigires-te a nós para integrar esta tertúlia que, com as suas histórias, quer deixar um legado de experiências, contadas por cada um, segundo o seu ponto de vista e de acordo com a sua memória. Já lá vão muitos anos, mas estamos sempre a tempo para escrever. Uma outra inverdade, motivada pelo tempo decorrido, será sempre corrigida por alguém que viveu os mesmos momentos ou que tem acesso às diversas fontes de informação que já vai havendo.

Deixo-te um abraço de boas-vindas em nome da tertúlia, onde te deves sentir à vontade. Somos todos camaradas e amigos, e não distinguimos idades, antigos postos, instrução e posição social.

Um abraço pessoal para ti do camarada
Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da sorte de 8 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5073: Tabanca Grande (178): O ex-Cap Art Gualberto Passos Marques, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72

16 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Bem vindo Fernando Belo

Todos somos poucos para contar a nossa história naquela terra que, apesar de ter sido madrasta, nos é muito querida.

Foste daqueles que "ajudou a frechar a porta", pelo que deves ter muitas histórias para contar.

Ficamos a aguardar por elas.

Um abraço

José Martins

Amilcar Ventura disse...

AMIGO E CAMARADA FERNANDO BELO,BENVINDO HÁ NOSSA TABANCA, LEMBRO-ME BEM DE TI E ÉS MAIS UM PARA CONTARES O QUE SE PASSOU ENQUANTO TIVEMOS NA gUINÉ, EM PIRADA,BAJOCUNDA,BURUNTUMA(E NÃO PICHE COMO ALGUNS AFIRMAM).

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO DESTE TEU AMIGO AMILCAR VENTURA FURRIEL MIL.MECANICO AUTO DA 1ªCOMPANHIA DO BCAV 8323

manuel maia disse...

Caro Fernando Belo,

É bom saber que continuamos a crescer.

Um grande abraço de boas vindas.

Conheço o vosso memorial aos na feira).

Fui três ou quatro vezes ao almoço daí dos roncos,ainda no tempo da presença de Spínola.

manuel maia

Anónimo disse...

ççççççççççççççççççççççççççppppppppppppppppiioi
ççççççççççççççççççççççç

fernando belo disse...

josé martins.
cá recebi o teu comentário,não ima-
ginas a alegria com que fiquei, no
fundo é isto que continua a prevale
cer, a AMIZADE, nos bons, e nos
maus momentos,zé na proxima men-
sagem,narro-te uma das minhas
passagens pela guiné.Já diz-me onde moras,e em que zona do ultramar estives-te.
um grande abraço. resp. breve.

Amilcar Ventura, Furri.Milº. 1ª Compª. BCAV 8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE BATALHÃO FERNANDO NO MEU COMENTÁRIO ATRÁS ESQUECI-ME DE TE DIZER, É PARA TERES CUIDADO COM AS HISTÓRIAS QUE CONTAS POIS HÁ CAMARADAS NO BLOGUE QUE NÃO ACEITAM OPINIÕES CONTRÁRIAS ÁS DELES.MAIS UMA VEZ UM ABRAÇO AMIGO

Anónimo disse...

Caro Camarada Fernando Belo,
Bem-vindo ao blogue,

Sou co-Editor do blogue mas, também sou como tu um ex-Combatente da Guiné (Mansoa 1974).

É na qualidade de ex-Combatente que escrevo estas linhas, face a mais esta palermice (ou o que lhe quiserem chamar), aqui em cima “despejada” no comentário pelo Amílcar Ventura.

Diz ele para “… TERES CUIDADO COM AS HISTÓRIAS QUE CONTAS POIS HÁ CAMARADAS NO BLOGUE QUE NÃO ACEITAM OPINIÕES CONTRÁRIAS ÁS DELES.”, fim de citação.

Não é TOTALMENTE verdade. A verdade é que ele no poste P4936, confessou ter ROUBADO gasóleo ao Exército português, na qualidade de militar ao seu serviço, para ofertar ao INIMIGO (PAIGC).

Diz ele que ROUBOU bidões inteiros (200 litros de gasóleo).

ISTO QUER SE QUEIRA, QUER NÃO, É UM ACTO DE ALTA TRAIÇÃO COMETIDO EM TEMPO DE GUERRA!

AJUDAR O INIMIGO, FORMECENDO-LHE MEIOS, CONTRA NÓS PORTUGUESES!

Ele foi avisado por mim e pelo Luís Graça (ainda tenho aqui os e-mails guardados), que haveria muitos de nós que não lhe bateriam palmas por este feito, sujeitando-se às mais severas críticas, mas ele insistiu na sua publicação.

Se o Amílcar Ventura não gostou das críticas o problema é só dele. Pessoal dele!

O contraditório dentro das boas regras, educação e respeito mútuo, são normas do blogue traçados há muito pelo Luís Graça e colocadas em lugar de realce, ao lado esquerdo da primeira página do mesmo.

Quem não se sente não é filho de boa gente e eu SOU!

Agora, é simples confirmar estas verdades que aqui escrevi, lendo simplesmente o dito poste.

Recebe um abraço Amigo do,
Magalhães Ribei

fernando belo disse...

FERNANDO BELO DISSE...
Manuel Maia,para já apenas agradecerte por teres entrado em contacto comigo,também foi bom sabêr
que já estives-te, cá em esmoriz no
convivio com os RÔNCOS,um dos orga-
nizadores, é o professor Anibal
Leça, com quem trabalhei muitos
anos, na Escola, Preparatoria cá de Esmoriz, pois sou Tecnico auxi-
liar da acção educativa.
Também conheci o General António
Spinola.Sem mais um abraço,e cá
espero comentários,depois te man-
do umas historias passadas na Guine.

Hélder Valério disse...

Caro Fernando Belo

Tal como disse ao Alfredo, que também se apresentou agora à porta da Tabanca e se instalou, espero que confortavelmente, dou-te as boas vindas sublinhando o facto de vires de um local, uma zona, e uma época, a da "geração do fim", que tem trazido alguma inquietação ao pessoal do Blogue.
Assim possam as tuas memórias ajudar a montar melhor o tal "puzzle da memória" que todos pretendemos.
Um abraço
Hélder S.

fernando belo disse...

FERNANDO BELO DISSE...
Olá Ventura,estive em Piráda como
sabes,era da 3ªcomp. também te
conheci em Bajocunda, pois fui lá
duas ou três semanas,dar apoio a
uma aldeia,penso que se chamava
Amedalai,não sei se é assim que se
escreve,mas sabes onde era.
Na proxima mando-te uma historia passada em Bajocunda.
Um abraço do cond.auto do b.cav.
8323 Piráda guiné 1973/74

Juvenal Amado disse...

Amilcar

Acho que o teu segundo comentário era de todo desnecessário.
Embora eu seja dos que sempre defendi que estavamos numa guerra injusta, como injusto era a situação de Portugal amordaçado pelo fascismo, não gostei como já disse em comentário anterior da tua forma de agir, onde por muito boas intensões que tu tivesses, puseste em risco os teus camaradas.
Ainde te digo que a tua estória está muito mal contada e se era em busca de notoriedade que a contaste, prestaste um mau serviço e envergonaste quem de forma consciente quem se bateu contra o regime.
Que eu saiba a organização que tu dizes pertencer, não actuava dessa forma isso te garanto eu. Ao contrário do que tu dás a entender eram patriotas, que defendiam a justiça e igualdade para todos os Portugueses, bem com a libertação de todos os povos oprimidos.

Peço desculpa ao OLiveira Belo que recebe este comentário quando eu lhe devia desejar em primeiro lugar as boas vindas.

Um abraço
Juvenal Amado

fernando belo disse...

FERNANDO BELO DISSE...
Olá Magalhães,obrigado pela mensa-
gem, li com atenção o que nela con-
tinha,mas sou alheio a esses factos
Já escevi ao Ventura,mas como deves
calcular,não toquei nesse assunto,
eramos do mesmo batalhão, mas de
companhias diferentes,conheço essa
historia por mensagens que leio em
bloges de outros camaradas nossos.
Por tudo isso meu amigo apenas te
digo, espero que não me leves a
mal a frontalidade:quem sou eu
para julgar os outros.
Magalhães na proxima mando-te uma
historia passada comigo na Guiné.
RECEBE UM MANGA de RONCO.

fernando belo disse...

FERNANDO BELO DISSE...
Olá Helder: muito grato te fico
pela mensagem que me mandas-te,como
sabes dos fracos não reza a histo-
ria,como tal estamos cá nós ainda
para as contar.
Na proxima te mandarei uma,das varias que tenho para contar.
Um abraço.
F. BELO sol.condutor da 3ªc.de cav.
8323 Piráda Guiné 1973/74

fernando belo disse...

FERNANDO BELO DISSE...
juvenal Amado.desde é um enorme
prazer comunicar contigo,amigo
não têns nada que me pedir desculpa
pelo comentário,a,que te referias,
pois todo o sêr humano, tem todo o
direito,dentro dos bôns costumes,
morais e éticos,á livre expreção
de pensamento.
Na proxima,te contarei as minhas
historias passadas na Guiné.
Um Abraço
FERNANDO BELO

fernando belo disse...

frnando belo disse...
fui soldado condutôr da 3ªc. do b,cav.8323, em Piráda guiné entre
1973/74, era conhecido pelo (MURTOSA) DE ONDE SOU NATURAL,mas
casei em Esmoriz, uma pequena cidade, que fica entre Ovar e Espinho.
Á muito que procuro pelos condutô-
res da 3ªcomp.Passo a sitar os no-
mes.
Raul Pinto Pereira Lopes,era natural de Aguáda de Bixo, conselho
de Oliveira do Bairro.
COND.Clemente do (Cartaxo)tocava bacteria num conjunto que não melembro agora o nome.
COND.(ALENQUER)natural de lá.
COND.(caxucho) de Setubal.
COND.(Covilhã)natural de lá.
qualquer informação sobre estes
camaradas ficava muito grato.

Unknown disse...

Camrada Fernando Belo!
Também fui condutor e estive nessa zona aproximadamente, entre 10-01-74 a 16-02-74, e numa coluna em que tinha sido integrado de Pirada para Bajocunda, antes do riacho que as viaturas tinham que transpor por cima de duas pranchas, ocorreu a morte de um militar ao levantar a 3ª mina A/C.
Gostava de saber a data pelo menos aproximada dessa ocorrência.
Se algum camarada me puder ajudar nessa informação desde já agradeço, aqui fica o email - (j_b_marques@hotmail.com)
Um abraço.
José Marques.