terça-feira, 6 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5059: Tabanca Grande (178): Vasco David de Sousa Santos, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 6 (Bedanda, 1972/73)

1. Mensagem de Vasco Santos, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 6, Bedanda, 1972/73, com data de 1 de Outubro de 2009:

Caro Luis,

Já desde 2007 que visito a Tabanca, tertúlia, etc., mas como não sou grande homem de letras, nunca me dirigi a vós.

Antes de mais, permita-me que me apresente:

Meu Nome: Vasco David de Sousa Santos
1.º Cabo Operador Cripto na CCaç 6/Onças Negras/Bedanda
Janeiro de 1972 a Novembro de 1973

Já tive o prazer de através do V/blogue encontrar o Dr. Mário Bravo que foi médico na minha Companhia, sob o comando do Capitão Carlos de Oliveira Ayalla Botto, em 1972.

Anexo algumas fotos para que o pessoal possa ver, assim distribuídas:

Foto N.º 2 - Uma foto minha em Bedanda e uma actualizada;

Foto N.º 3 - Natal de 1972 em Bedanda e a equipa de futebol;

Foto N.º 4 - Dr. Mario Bravo ao centro, eu do lado direito dele e, do lado esquerdo, um camarada do Pelotão de Artilharia que até hoje nunca mais o vi;

Foto N.º 5 - Uma foto da famosa Tia Djaló, uma das mulheres do Régulo das Tabancas de etnia Fula.

Caso seja possível publicar estas fotos, quem sabe, pode dar-se o caso de algum amigo as reconhecer e nos possamos encontrar, agradeço imenso.

Melhores cumprimentos,
Vasco Santos

P.S. - Vi na Tabanca um artigo dum colega meu, Carlos Azevedo, que estava no Pelotão destacado e, que conta um detalhe de uma prisão que lhe foi transmitida pelo Ismael Barros, mais conhecido pelo "BABA BOTA AXIM", pois era uma jóia de amigo - de Vila Verde da Raia/Chaves, com o qual tive o prazer de confraternizar já cá em Portugal. Gostaria de ter o contacto dele, pois sei que vive (vivia) perto de Custóias e, gostaria de entrar em contacto com ele, a fim de lhe contar a verdadeira história sobre a "prisão" do Nino em Bedanda.


2. Comentário de CV:

Caro Vasco, bem-vindo à Tabanca.

És mais um dos camaradas que vêm até nós que dizem já nos acompanharem há algum tempo.

Sabemos que muitos camaradas têm alguns problemas com a informática, o que não admira, porque somos da geração da lousa (placa de ardósia dentro de uma esquadria de madeira) onde se escrevia com uma pena do mesmo material. O Delete era uma cuspidela e a manga da camisola. E aqueles aparos, de má memória, de molhar no tinteiro? A geração actual da playstation nem acreditará que isto alguma vez aconteceu.

A evolução da técnica atropelou-nos e poucos conseguimos acompanhá-la. Já não somos novos, não é?

Nada de dramático, porque estamos entre amigos, onde os mais letrados nos compreendem e desculpam alguma coisinha.

Isto para dizer que te deves sentir completamente integrado na Tabanca, onde ganhaste novos camaradas e amigos. Aqui, desde os licenciados, até aos da 4.ª classe adiantada, como costumo dizer, estamos em plano de igualdade enquanto camaradas, porque pisamos o mesmo chão da Guiné que jamais esqueceremos.

Vou mandar-te o endereço do Carlos Azevedo, que conheço pessoalmente, porque ele costuma estar presente nos eventos do concelho de Matosinhos. Vou pedir-te é que nos contes a tua versão da prisão do Nino Vieira, porque me faz um pouco de confusão como é que se ele se apresentou livremente e fugiu sem ninguém o impedir. O Carlos contou-me isso diversas vezes, mas não entendo a história. Será verdadeira? Será lenda? Como apareceu o Nino em Bedanda? Como foi possível a sua fuga?

Aqui ficam estas interrogações, às quais vais prometer responder.

Não vou publicar as tuas fotos, porque chegaram com pouca resolução e não têm a qualidade mínima para serem publicadas. Peço-te que as reenvies, mas digitalizadas uma a uma e com mais resolução. Inclusive as tuas tipo passe, que como podes verificar, têm muito má qualidade. Vais conseguir melhor.

Em nome da tertúlia, envio-te um abraço de boas-vindas.

Pelos editores
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5055: Tabanca Grande (177): Carlos Cordeiro, ex-Fur Mil At Inf (Centro de Instrução de Comandos - Angola, 1969/71)

3 comentários:

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada
Vasco Santos

Gostaria se me for permitido dar-te
as boas vindas ao blogue.

Quanto á Estória do Nino que tú tens em memória, peço-te para a divulgares porque é um tema que nos interessa a todos os que por lá o combatemos e fizemos operações para a sua captura.


Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Camarada Vasco estou contente por Ver que continuas como sempre! Embora a tua fotografia à civil não esteja muito nítida mas deu para verificar que afinal os dias passam por todos nós .Sabes o Ismael vai ficar contente por saber que ainda existes ,ele continua em França que bom seria um dia destes encontramo-nos será possível? por mim tudo bem !Aproveito e aqui vai o numero do meu télélé..960013003 fico esperando noticias tuas com um abraço Azevedo

manuel maia disse...

Caro Vasco Santos,

Sou amigo do Carlos Azevedo,com quem me encontro amiúde, e tive oportunidade de conhecer o vosso amigo Ismael.
Embora tivêssemos falado pouco tempo,fiquei com a impressão que é um homem honesto e não iria brincar com um tema destes...

Na minha companhia também prendemos Rafael Barbosa e em Bissau mandaram-no embora...

Assim,não me espanta nada, a história do Ismael, e acho-a perfeitamente verosímil...

Fico a aguardar os teus esclarecimentos.
bem-vindo à tabanca.
Um abraço
manuel maia