quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5064: Parabéns a você (33): Jorge Rosales, ex-Alf Mil da 1.ª CCAÇ (Porto Gole, 1964/66) (Editores)

Dia 7 de Outubro é dia de aniversário do nosso camarada Jorge Rosales, ex-Alf Mil que esteve em Porto Gole entre 1964 e 1966.

A Tertúlia deseja-lhe um dia pleno de alegria, festejando esta data com os seus familiares e amigos mais próximos.


Jorge Rosales apresentou-se à nossa Tabanca, telefonando para o nosso editor Luís Graça, dias antes do nosso IV Encontro Nacional.
Tivemos o grato prazer da sua companhia nesse dia de convívio que anualmente se renova e se sente como sendo o primeiro.

Infelizmente não temos (que descobrisse) nenhum registo fotográfico do Rosales desse dia 20 de Junho, assim como não temos as suas fotos da praxe.

Recordemos agora algumas das palavras de Luís Graça, referindo-se a Jorge Rosales: (*)

Ligou-me estar tarde, por telefone, mais um camarada, o Jorge Rosales, de 69 anos, residente em Monte Estoril / Cascais, e que esteve em Porto Gole (1964/66)...

Tem falado ao telefone com o Henrique Matos, que esteve a seguir a ele em Porto Gole (1966/68). Falei-lhe do Abel Rei (1967/68), que é mais novo, e que ele naturalmente não conhece...

O seu objectivo era, muito simplesmente, o de poder ainda inscrever-se, a tempo, no nosso IV Encontro, em Ortigosa, o que eu assegurei automaticamente. É o nosso participante n.º 96. É pai da Doutora Marta Rosales, minha colega (ISCTE e FCSH/UNL).

Aqui vai, muito sumariamente, uma primeira apresentação do nosso novo camarada, que tem muitas fotografias do seu tempo de comissão e que vai levá-las, consigo, para o IV Encontro.

Diz-me que era muito amigo do mítico Capitão de 2.ª linha, o Abna Na Onça, chefe espiritual, poderoso, da comunidade balanta da região, a quem o PAIGC havia cometido o erro fatal de “matar duas mulheres e roubar centenas de cabeças de gado”. O seu prestígio, a sua influência e e o seu carisma eram tão grandes que ele sabia tudo o que se passava numa vasta região que ia de Mansoa a Bambadinca (nomeadamente, importantes informações militares, como a passagem de homens e armas do PAIGC)
. [...]

[...] O Jorge Rosales pertencia à 1ª Companhia de Caçadores Indígena, com sede em Farim (Havia mais duas, uma Bedanda e outra em Nova Lamego, acrescenta ele). Ficou lá pouco tempo, em Farim, tavez uma semana. A Companhia estava dispersa. Foi destacado para Porto Gole, com duas Secções (da CCAÇ 556, do Enxalé) e outra Secção, sua, de africanos. Tinha um guarda-costas bijagó. Parte dos soldados eram balantas. Possuíam apenas 1 morteiro (60) e 1 bazuca. A farda ainda era amarela. Ficou 18 meses em Porto Gole. Ia a Bambadinca jogar à bola com os de Fá. Foi uma vez a Bafatá, apanhar o NordAtlas. Lembra-se da piscina. [...]

[...] Já lhe dei as boas vindas à nossa Tabanca Grande, já o inscrevi na lista de participantes no nosso IV Encontro. Vai lá ter, não leva a esposa... Já actualizei o blogue.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 9 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4488: Tabanca Grande (151): Jorge Rosales, ex-Alf Mil, Porto Gole, 1964/66, grande amigo do Cap 2ª linha Abna Na Onça

Vd. último poste da série de 4 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5049: Parabéns a você (32): Artur Conceição, ex-Soldado de TRMS da CART 730, Bissorã, Farim e Jumbembem (1965/67) (Editores)

8 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns, Jorge, que a vida te sorria, com saúde, amor, amizade, camaradagem e... algum graveto (que a gente ainda não vive do ar)...

Espero histórias tuas... Luís

José Marcelino Martins disse...

Caro Jorge Rosales

Além de camaradas da Guiné, e do blogue, tambem "somos" da mesma unidade.

Cumpri a minha comissão na CCAÇ 5, que resultou da alteração do nome da 3ª CCAÇI, que teve o seu inicio com um pelotão junto da 1ª CCACI, até se tornar autónoma e substituir a 1ª CCAÇI em Nova Lamego.

Esta introdução serve apenas, não só para recordar. mas também para te enviar um forte abraço pelo teu aniversário.

E já agora, bebe à nossa saúde, mas também de todos os africanos que conosco combateram, e sabe-se lá como é que vivem neste momento.

Num breve exercício mental, basta tentar encontrar as diferenças que existiam conosco, naqueles tempos.

Se hoje estamos mal, como estarão eles?

Um fraterno abraço e que este dia tenha que ser repetido por muitos anos.

José Martins

Amilcar Ventura, Furri.Milº. 1ª Compª. BCAV 8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ JORGE ROSALES, MAIS UM ANO.

PARABÉNS A VOCE
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO JORGE ROSALES
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO JORGE E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA NOVAMENTE CANTANDO OS TEUS PARABÉNS.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO.

Anónimo disse...

Parabéns, conta muitos.
Muita saúde paz e amor
Abraço
Artur Conceição

Anónimo disse...

Primeiro dou-te os parabéns, que é de bom tom.
Rapaz muitos e bons! Com saúde, amor e dinheiro. Tudo bom para ti e tua família!
Bebe lá uma pinga do teu que à tua saude eu bebo um copinho do Alentejo.
Agora vem o resto!
Prepara as orelhas:
Oh sr. Alferes Rosales, por onde é que tem andado (VEXA) que até a identificação no Blogue não aparece?
Deixa lá os desenfianços e vamos mas é trabalhar, é que tu és ainda dos velhotes (Dolmen amarelo) desta espécie em extinção.
Estou à espera! Já regressaste?
Vá lá a malta quer as tuas histórias OK?

Até breve e um grande abraço.

Mário Fitas

mario gualter rodrigues pinto disse...

Ao Jorge Rosales

Um abraço e Feliz Aniversário, com saúde e que para o ano estejamos a comemorar novamente


Mário Pinto

Hélder Valério disse...

Caro Rosales
Muitos parabéns e longa vida!
Até breve
Hélder S.

Anónimo disse...

Olá Rosales,
Parabéns por mais um! Desejando-te muita saúde, marco encontro para uma próxima oportunidade.
José Câmara