segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5053: Agradecimento colectivo ao ilustre grupo de amigos do Blogue (Hélder Sousa)

1. Comentário de Hélder Sousa (*), ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72, deixado no dia 4 de Outubro de 2009 no poste 5046, a propósito do seu aniversário:

Meus caros amigos
Sendo eu um bocado sentimental não podia deixar de ficar sensibilizado com as vossas manifestações de simpatia.

Deste modo quero fazer um agradecimento colectivo a este ilustre grupo de novos amigos que o Blogue proporcionou, quer aos que aqui postaram os seus comentários, quer aos que me escreveram directamente, quer também aos que me telefonaram.

Sem dúvida que o Blogue é grande e possui o mérito em pôr em contacto toda esta enorme quantidade de gente boa.

Ao António Graça quero-lhe dizer que não precisa agradecer as referências que lhe faço. São justas e merecidas! Nem sempre estou de acordo com ele mas quem quer unanimismos? Recebo os dez mil abraços e formulo o desejo que cem mil flores desabrochem, que cem mil flores floresçam.

Ao Juvenal Amado agradeço os seus votos com a certeza que são retribuidos.

Ao incortornável alfero Jorge Cabral digo que o abração foi aceite e que se mantém de pé a intenção do almoço, apenas aguarda a melhor oportunidade.

Ao camarigo Mexia Alves não vou repetir o que já lhe tenho dito, que fico mais enriquecido por o ter conhecido, que o considero um amigo indefectível, com um coração enorme, muitas vezes ao pé da boca, é certo, mas sempre franco e leal. É verdade, também não estou sempre de acordo com ele mas são as diferenças que nos completam.

Ao Vasco, grande Vasco, amigo recente, sempre lhe digo que essa ideia de ser atraído pelo estômago é pura invenção do Carlos Vinhal, que é um criativo...

Ao Magalhães Ribeiro, homem generoso e de constante trabalho solidário, quero agradecer os votos formulados e prometer que serão retribuídos.

Ao Mário Pinto, homem também generoso e activamente solidário, agradeço as suas felicitações.

Ao Colaço, que também admiro, agradeço igualmente as felicitações.

Ao vate Manuel Maia (não é o único, aliás, em termos de poesia, o nosso Blogue está recheado de valores) sempre lhe digo que agora já sei que ele sabe que eu sei que ele sabe, mas que o que importa é agradecer os seus votos... com uma dúvida: porquê até aos cem?

Ao Manuel Moreira os meus agradecimentos com a certeza de que serão retribuídos.

Ao Amílcar Ventura os meus agradecimentos pelos parabéns cantados.

Ao José Câmara, homem que costuma emprestar ao Blogue frescura, humor, bom senso e notícias de outras paragens, agradeço a referência ao brinde da coca-cola com o whisky em homenagem aos tempos da Guiné, mas confesso que agora já só muito raramente bebo dessa água suja do imperialismo devido a recomendação médica.

Ao Luís Graça, ao também incontornável Luís Graça, responsável por esta coisa que é o nosso Blogue, quero agradecer todas as suas palavras e dizer de forma explícita de como as estimo. No entanto fazes cada pergunta! E estavas à espera de respostas, era? Querias um postzinho, não? Tem calma, amigo, ainda andam por aí muitos piratas desejoso de reescrever a história ao seu modo...

Ao António Paiva, homem do HM de quem leio sempre com grande respeito e emoção as suas histórias, quero agradecer as suas palavras.

Ao Mário Fitas, grande Mamadu, temos então mais algo em comum para além da nossa amizade... tens então uma filha a fazer anos no meu dia... pois então, agradecimentos pelos teus votos e já agora te peço que endereces os meus à tua filha.

Ao Torcato Mendonça, homem da planície, da beira-mar, das serranias, de Portugal, os meus agradecimentos pelos seus votos e pelos abraços fortes pessoais e que envolvam fraternalmente toda esta Tertúlia.

A todos e também aos que não se expressaram por este meio, os meus agradecimentos.
Hélder S.

2. OBS:
Uma pequena nota para pedir desculpa ao Hélder. Nunca julguei que interpretassem à letra a expressão: atraído pelo estômago. Foi uma brincadeira para alegrar ainda mais um dia já de si alegre.

Hoje, muito a sério, reformulo para: atraído pela oportunidade de um são convívio com camaradas da Guiné.

Esta é a verdade, para pesar de mentes maliciosas que esperam qualquer coisinha para destruirem a reputação de um homem.
Caso para dizer, caro Hélder, com amigos destes, nem precisamos de inimigos.

Agora a sério, caro Hélder e restantes camaradas.
Pela nossa parte é um prazer fazermos esta pequena homenagem no dia em que alguém faz anos. É uma oportunidade para nos conhecermos mais um pouco, trocarmos algumas palavras e reforçarmos estes laços que se querem cada vez mais fortes, a camaradagem e a amizade. Haverá algum sítio onde se utilize o adjectivo camarigo para designar alguém de que gostamos mesmo?

CV
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 3 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5046: Parabéns a você (31): Hélder Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF, Piche e Bissau (1970/72) (Editores)

3 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Ao camarigo Helder agradeço as palavras que me dirigiu e reafirmo-lhe a minha amizade.

E como tenho verdadeiramente o coração ao pé da boca, confirmo que vivo as minhas amizades, os meus companheirismos de guerra com a intensidade de um amor que me avassala o coração.

Sou assim e já não quero mudar!


Choro quando vivo as emoções do reencontro, choro quando recordo os que por lá deixámos, (sobretudo aqueles a quem fizémos acreditar que era portugueses como nós), choro de raiva quando me sinto impotente para mudar as coisas, rio quando a alegria de sentir próximos os camaradas de guerra toma conta do meu coração, rio quando percebo que há união entre nós apesar das diferenças, e irrito-me, ó se me irrito, quando somos tratados "abaixo de cão", quando somos deprezados como lepra socialmente indigna, quando somos postos de lado como velhos depositados nos lares, que mais parecem armazéns de velhos...

Vêem é por isso que gosto de aqui vir!!!

Abre-se-me o coração e deixo-o falar pela minha boca que está tão perto dele!

E hoje abraço-vos, camarigamente, não do tamanho de qualquer coisa da Guiné ou de Portugal, mas no tamanho dos nossos corações unidos, que bateram e batem nas mesmas paragens e nos mesmos sentimentos!

E a lágrima cai...porque eu sou assim!

Anónimo disse...

Calma Joaquim Mexia. A vida é muito ingrata, mas nunca senti nos seus escritos e comentários tanta revolta. Amanhã é outro dia, e a melhor forma de ultrapassar um mau dia é pensar que o dia seguinte terá de ser melhor.
Filomena

Joaquim Mexia Alves disse...

Caríssima Filomena

Nem lá perto estou irritado ou revoltado!

ou por outra estou há muito tempo mas isso é coisa com que vivo sem problemas.

EWste comentário foi um deixar sairem as palavras fazendo jus ao que o camarigo Helder disse do meu coração estar perto da boca.

Mas obrigado pela sua preocupação.

Um abraço camarigo para si.