terça-feira, 6 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5061: Em busca de... (94): Informações sobre a CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (António Queiroz)

APELO

1. Mensagem de António Queiroz, com data de 2 de Outubro de 2009:

Assunto: Informações sobre a CCAÇ 2616/BCAÇ 2892


Boa Noite Sr. Luis Graça,

Quero felicitá-lo pelo vosso blog, e venho através deste e-mail pedir-lhe uma ajuda. Tive um tio que faleceu na Guiné. Será que me pode ajudar a encontrar mais informações sobre o grupo onde ele esteve inserido? O que aconteceu ou até outros camaradas que tenham servido com ele?

Deixo as informações que tenho sobre o meu tio:

JOSÉ MANUEL BRANDÃO QUEIROZ
Santo Ildefonso - Porto
Alf Mil Inf Op Esp - NM 08882667
RI 16 - Évora
CCAÇ 2616/BCAÇ 2892
Faleceu vítima de ferimentos em combate em 02.03.1970

Agradeço a sua melhor compreensão

Os meus cumprimentos
António Queiroz
queirozmeister@gmail.com


2. Caro amigo António Queiroz

O Batalhão de seu tio tinha como Companhias operacionais, as CCAÇs 2614; 2615 e 2616.

Recorrendo à Página do nosso camarada Jorge Santos que tem um secção de Ponto de Encontro, encontrei um camarada da CCAÇ 2615 a pedir contacto.

É ele, o Fernandes com o telemóvel 969 750 028

Faz parte da nossa tertúlia um outro camarada da CCAÇ 2615, o ex-Fur Mil Enf Manuel Amaro.

Poderá tentar junto deles saber da hipótese de chegar a algum camarada da CCAÇ 2616, uma vez que pertencendo ao mesmo Batalhão, têm por vezes contactos ocasionais.

Vou fazer circular entre a tertúlia uma mensagem pedido informações a quem eventualmente as tiver, no sentido de lhe serem dirigidas.

Neste momento é tudo quanto podemos fazer por si. Toda e qualquer informação que chegue até nós, e lhe possa ser útil, ser-lhe-á encaminhada.
__________

Nota de CV:

Vd. ultimo poste da série de 27 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 – P5018: Em busca de... (93): Procuro qualquer informação sobre o pessoal da CART 3567 "Os Insaciáveis". – 1972/74, (Paula Sofia Ferreira)

4 comentários:

manuel amaro disse...

Caro António Queiroz,

Creio que sou o único representante do BCAÇ 2892, aqui no blogue. Por isso, e só por isso, vou tentar responder ao seu pedido, pois não tenho muita informação.
Conheci o Alf Queiroz, em Évora, aquando da formação do Batalhão. Ele era da CCAÇ 2616, que fez toda a comissão em Buba e eu da CCAÇ 2615 que fez metade em Aldeia Formosa e a outra metade em Nhala.
Portanto, quando o Alf. Queiroz faleceu, eu estava em Aldeia Formosa.
Lembro-me de estar na messe, conversando, a queimar o tempo, quando chegou um Furriel de Transmissões, com um papel na mão e com ar abatido. Pediu silêncio e transmitiu a notícia.
- O Alferes Queiroz faleceu.
O grupo não aguentou e mesmo os mais "fortes" não evitaram os soluços e as lágrimas.
Foi assim como um murro dado no estômago, sem aviso.
Depois veio a explicação.
Não foi em combate. Terá sido um acidente ou incidente, com uma mina provavelmente nossa, (aqui faltam-me os pormenores e estes casos, por vezes têm mais que uma versão).
Eu estive em Buba, de Junho a Agosto de 1970, mas nunca se falou disto.
Não tenho contactos do pessoal da CCAÇ 2616.
O meu "luto" da Guerra demorou mais de 20 anos e não tenho documentação.

Sempre disponível.

Um Abraço

Manuel Amaro
CCAÇ. 2615

Joaquim Rodrigues disse...

caro Amaro
Chamo-me Joaquim António Rodrigues fui Alf Mil da CCaç 2616. Era amigo e companheiro de quarto do Alf Queiroz. Morreu na sequência de ferimentos provocados por engenho explosivo. Foi considerada morte em combate.A sua morte foi muito sentida no Bat 2892 e em especial na CCaç 2616. O relatado aconteceu ao fim da manhã do dia 2 de Março de 1970.
Se o Amaro é o 1º representante do Bat 2892 eu passo a ser o 2º. Outros virão.
Um abraço
Joaquim Rodrigues

DeepBlue disse...

Boa noite,

Também o meu tio faleceu na Guiné, também era CCaç 2616 segundo esta lista (http://ultramar.terraweb.biz/03Mortos%20na%20Guerra%20do%20Ultramar/LetraS/MEC_240n.pdf)

Seu nome era António Joaquim Liz Alves Ferreira e segundo este documento faleceu a 02/06/1971.
Gostava de reconstituir o seu percurso militar e perceber melhor o que aconteceu neste dia para passar esta informação ao meu pai (seu irmão) ao fim de todos estes anos.

Obrigado.
tiago.a.r.ferreira@gmail.com

Carlos Vinhal disse...

Comentário do nosso camarada Francisco Batista, enviado ao Blogue para ser publicado neste poste:

Amigo Tiago
Eu estive com o teu tio, o furriel Ferreira durante pouco mais de um ano em Buba na CCaç 2616, para onde fui em março de 1970 a substituir o alferes Queiroz que também faleceu lá. O teu tio tinha a especialidade de minas e armadilhas e foi ao tentar levantar uma mina anti-carro, provavelmente armadilhada, do inimigo, que morreu. Como deves calcular, nestes casos a morte é imediata, não há hipótese de sobrevivência.
À data da sua morte eu estava em Bissau onde fui a uma consulta médica.
Fiquei muito consternado quando no regresso soube da sua morte, pois o furriel Ferreira era um óptimo camarada, simpático e integro e havia entre nós uma convivência muito agradável. Toda a companhia sentiu muito a sua morte pois ele era respeitado e estimado por todos. Se não estou em erro ele era natural da região de Aveiro. Desculpa só agora eu ter respondido à tua mensagem mas eu só recentemente comecei a explorar a internet onde encontrei este blogue de antigos camaradas da Guiné. Desculpa também este tratamento tão informal que se deve somente à amizade que tive com o teu tio e à dor que ainda sinto pela sua morte. Com muitos anos de atraso envio um abraço de condolências ao teu pai, a ti e a toda a família do António Ferreira.
Francisco Maria Magalhães Baptista ex-alferes miliciano