domingo, 27 de setembro de 2009

Guiné 63/74 – P5018: Em busca de... (93): Procuro qualquer informação sobre o pessoal da CART 3567 "Os Insaciáveis". – 1972/74, (Paula Sofia Ferreira)

1. O nosso Camarada Luís Graça recebeu uma mensagem/apelo de Paula Sofia Ferreira, filha de um Camarada-de-armas nosso, o Manuel Henrique Ferreira, da CART 3567 "Os Insaciáveis" – 1972/74, que passamos a divulgar e diz o seguinte:

APELO
CART 3567

Caro Luís Graça,

É com muito gosto que tomo conhecimento do seu blogue!

O meu pai, Manuel Henrique Ferreira, foi combatente no Ultramar. Como certamente adivinha, não passa dia nenhum que não haja uma história nova para ouvirmos... mesmo que não seja nova, o prazer de ouvir o meu pai é sempre GRANDE!

O meu pai regressou do Ultramar em 1974 e como todos os combatentes, continuou a lutar pela sua vida... no início não foi fácil; devido a algumas dificuldades tornou-se impossível o meu pai acompanhar os almoços convívio com os camaradas. Acabou por perder o contacto...

Por várias vezes tenho tentado pesquisar (net), na esperança de conseguir novidades, mas não tenho tido muita sorte.

Hoje, e ao fim de alguma insistência, conseguimos convencer o meu pai a ir à Liga dos Combatentes... porque como sabe tão bem... os anos passam mas as marcas da guerra ficam para sempre...

Chegou a casa muito motivado em voltar!

Ele referiu o facto de ter imenso gosto em partilhar com os camaradas, os convívios anuais. A dona Teresa (liga dos Combatentes) deu o seu blogue como referencia para a possível busca e encontro de novidades daquilo que procuramos: camaradas da companhia a que o meu pai pertencia.

Como calcula, adorava surpreender o meu pai com o contacto de algum camarada! Tenho como referencia: CART 3567 "Os Insaciáveis".

Conto com a sua ajuda e agradeço desde ja a disponibilidade. Se forem necessários outros dados agradecia que me comunicasse!

Atentamente,
Paula Sofia Ferreira

Emblemas de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caros Camaradas

Estou a reunir elementos da CART 3567, para enviar para o blogue.

Quero, no entanto, realçar a actitude. não a tornada pública neste post, mas a que vem sendo desenvolvida pela D. Teresa Almeida, da Liga dos Combatentes, senhora que posso afirmar, por constatacção própria, é a maior amiga dos combatentes.

Bem haja, D. TERESA!

José Martins

Anónimo disse...

Olá boa noite gente boa.
è verdade q pouco ou quase nada transmito para a nossa Tabanca, mas quando precisa de apoio e eu estou informado, logo levantio o braço.
Bom, sabemos q o Zé Martins está bem documentado para a ajudar a localizar o pessoal da 3567 (a minha era a 3566)que saiu de Penafiel e chegou ao Cumeré em 27 de Março de 72. Tenho alguns contactos, o Bateira, penso q era o furriel mec. e o Véras q era delegado da Comp. em Bissau. Vive em Valpaços mas é de Chaves.
Abraços.
Xico Allen

manuel quelhas disse...

Caros Amigos,
Gostava imenso que CART 3567 se reunisse, realmente parece que morreram todos, só uma vez participei num convivio e já foi à cerca de 30anos, nunca mais recebi nenhum convite. Bem eu sou o QUELHAS e deixo aqui umm alerta, estamos vivos mas o tempo escasseia. um bem haja à filha do henriques que nos tenta acordar do sono profundo que esta companhia mergulhou.

Um abraço a todos
Quelhas

manuel quelhas disse...

Olá camarads,
Quis o tempo que fosse a filha do camarada Henrique que viesse despoletar algo que há muito me intriga.
Tenho visto muita coisa na NETE relaçionada com Masabá, graças ao nosso camarada LUIS GRAÇA, bem Haja.
Por aquilo que tenho lido parece que a Guerra acabou depois da CART 2732 ter saído de MANSABÀ. O que é feito da Companhia 3567 que esteve em Mansabá de 72a74? será que fomos lá fazer Turismo? Será que já ninguém se lembra do Manhau, do Bironque, de Mandina Fula, de Camquebe do Morés, etc. Vejo com frequência Capitães, Alferes, Furrieis, a enviar mensagens para Nete relembrando a sua companhia enviando fotografias. Da nossa Companhia nem vê-las. É uma pena. o que é feito dos nossos Oficiais e sargentos? Estão todos zangados?
Não acham que deveríamos prestar homenagem àqueles que tombaram em combate, aos feridos com gravidade, inclusivé o Alferes Silva que comandava a coluna quando foi ferido co muita gravidade, o que é feito desses camaradas?
Não podemos esquecer as nossas bai xas:
O Bonilha - morto em combate
O Cordeiro- morto em combate
O Pessoa - morto em combate
O Furr. Sá Lopes- Morto em combate
O Furr. Costa - morto em combate
O Amaral - morto em combate
O Furr. do 3º pelotão sem uma perna
O Mourão ( condutor) sem uma perna
Um sold.do 4º pelotão,sem uma perna
O Vilar, gravemente ferido
O alferes Silva, gravemente ferido
O Furtado, gravemente ferido
e tantos camaradas que vieram evacuados para Lisboa, feridos com gravidade, já não me lembro do nome de todos, peço imensa desculpa. Afinal também temos Historial. faço aqui um apelo aos nossos Oficiais e Sargentos: reunam-se se for possível porque o tempo já não é muito.

Um abraço para todos,
1º cabo Quelhas

Email, manuelsilvaquelhas@gmail.com